Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 20 Fev 2021 | Coluna César Santos - 20 de fevereiro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Vida não tem preço

VIDA NÃO TEM PREÇO, PREFEITO

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró se manifestou, em nota, sobre a desativação dos serviços da “Unidade de Campanha” da Covid-19, denunciada pela população e profissionais de saúde em reportagem do JORNAL DE FATO, edição desta quinta-feira, 19. Leia na íntegra o que diz a nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação:

“COMUNICADO - A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró informa que não procede a informação veiculada em alguns veículos de comunicação acerca da retirada dos contêiners instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte que são usados para testagem da Covid-19. Os Contêiners permanecerão na devida unidade. De modo que, conforme a necessidade, a Prefeitura de Mossoró já terá à disposição os contêiners existentes. Por fim, a Prefeitura de Mossoró preza pela melhoria dos serviços da saúde pública e não diminuirá a sua atenção quanto à assistência daqueles que mais necessitam destes serviços nesta pandemia.”

Ok.

Agora, melhor que não tivesse emitido tal nota, dada a fragilidade do seu conteúdo e a completa falta de explicação – lógica – para a desativação dos serviços da “Unidade de Campanha”.

Veja:

“Alguns veículos” de comunicação não noticiaram que os contêineres haviam sido “retirados”, mas, sim, que os serviços da “Unidade de Campanha” estavam desativados, como de fato estão.

Também não é confiável que a gestão municipal “preza” pela melhoria dos serviços de saúde pública e que não diminuirá à assistência daqueles que mais necessitam, quando em plena pandemia desativa a unidade de referência no primeiro atendimento ao paciente com sintomas da Covid-19.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), ao autorizar a equivocada e absurda medida, passa a ideia de pouco ou nenhum conhecimento da importância da “Unidade de Campanha”. Sequer é razoável a justificativa de que a desativação ocorreu por contenção de despesa, haja vista a diminuição da demanda. A vida não tem preço, prefeito.

Olha, prefeito, talvez o senhor não saiba ou ainda não se deu conta: o cidadão que procura o serviço público é aquele que não tem condições de buscar o atendimento na rede privada, mas que tem no bolso um plano de saúde que é seu por direito: a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). Atendê-lo, bem, é a obrigação.

É provável, também, que o senhor não tenha a menor noção da importância da “Unidade de Campanha”, porque quando ela foi instalada, no primeiro semestre de 2020, o senhor estava no isolamento social, sem nenhuma participação no combate à pandemia, embora tivesse o mandato de deputado estadual.

Olha, prefeito, a unidade foi instalada para atender exclusivamente os pacientes da Covid-19 e, por gravidade, evitar que essas pessoas fossem colocadas na fila de pacientes de outras doenças na estrutura da UPA do Belo Horizonte. Mais do que isso: a unidade serviu para o atendimento e regulação de leitos de pacientes de mais de 60 municípios da região, sendo apontada como referência no Rio Grande do Norte.

Desativar a “Unidade de Campanha” é atentar contra a vida. Então, prefeito, ainda é tempo para recuar da decisão desastrosa. Não faz vergonha. Corrija o erro e devolva o equipamento à luta contra a Covid-19.

Evite essa nódoa, enquanto é tempo.

 

FRASE

Não é hora para recuar. Vamos adotar todas as medidas no Pacto pela Vida.

FÁTIMA BEZERRA - Governadora sobre os esforços para o enfrentamento à Covid-19

 

HARMONIZAÇÃO

Mossoró recebe neste fim semana um curso de harmonização orofacial, com o renomado professor Alan Macário. É um dos profissionais mais requisitados no Brasil na área. Ele tem títulos e estudos internacionais bem-sucedidos. O curso será realizado neste domingo, 21, no Instituto Oral Clínica. Interessados em fazer algum procedimento é só fazer seu agendamento pelo 99603-1362.

 

DELEGACIA

A deputada Isolda Dantas (PT) requereu ao Governo do Estado a instalação da Delegacia de Polícia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) em Mossoró. A parlamentar argumenta que é imprescindível para a cidade ter a delegacia especializada, uma vez que a única existente no estado é localizada em Natal. A DCA é importante para assegurar direitos e deveres.

 

LUTO

Nesta sexta-feira, 19, o Rio Grande do Norte chegou à marca de 50 trabalhadores em saúde que morreram em decorrência do novo coronavírus. Os números estão no Memorial criado pelo Sindsaúde/RN em homenagens aos profissionais que tiveram as suas vidas abreviadas.

 

TOQUE DE RECOLHER

O decreto da governadora Fátima Bezerra (PT) que recomenda o fechamento de bares e restaurantes depois das 22h, caiu no colo de prefeitos e prefeitas. Caberão aos municípios adotar a medida ou não. No vizinho Ceará, a medida entrou em vigor desde quarta-feira, 18.

 

CERTO...

O presidente Bolsonaro diz que não vai interferir na política de preço da Petrobras, mas ressaltou que o cálculo de reajuste dos combustíveis não pode ser "segredo de estado". Bolsonaro falou para a plateia que não suporta pagar tão caro pela gasolina, diesel e gás.

 

...OU ERRADO

Bolsonaro também anunciou a isenção de imposto sobre diesel e gás de cozinha por dois meses, que vai causar impacto de R$ 3 bilhões nas contas públicas. Beleza para o consumidor. Mas, o mercado não gostou. A interferência provocou temor em investidores e ações da empresa caíram 7%.

 

EM TEMPO

Bolsonaro também mexeu no comando da Petrobras. Anunciou o general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco na presidência da estatal.

 

É NOTÍCIA

1 - Enquanto o prefeito Allyson Bezerra desativa os serviços da Unidade de Campanha em Mossoró, a Grande Natal está abrindo 39 leitos de UTI. Na capital, a vida em primeiro lugar.

2 - Morreu o empresário Mayron Stênio, vítima da Covid-19. Bastante conhecido no mercado de veículos usados. Ele tinha 43 anos. A sua mãe, dona Djair, 63 anos, também foi infectada pelo vírus e está intubada na UTI do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

3 - O governo brasileiro vai distribuir mais 4,7 milhões de doses de vacinas entre o final de fevereiro e início de março. Anúncio feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

4 - O litro da gasolina em postos de Natal chegou a R$ 5,69 nesta sexta-feira, 19. É a gasolina mais cara entre as capitais brasileiras. Em Mossoró, consumidores se reúnem hoje no Largo do Aeroporto para protestar os seguidos aumentos no preço dos combustíveis.

5 - O deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (Avante) pediu à governadora Fátima Bezerra (PT) a implantação de uma central do SAMU 192 em Pau dos Ferros. Trata-se de um serviço importante para atender a mais de 40 municípios na região do Alto Oeste.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornal
impresso
jornalismo
notícia
reportagem
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO