Domingo, 05 de maio de 2024

Postado às 10h00 | 25 Fev 2021 | Lawrence registra chapa na Fecam para desgosto do tio Bernardo

Crédito da foto: Reprodução Lawrence Amorim registrou chapa nas eleições da Fecam

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), vai mesmo disputar a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN). Ele registrou chapa, tendo como vice o vereador José de Azevedo Dantas, o “Due” (MDB), presidente da Câmara de Carnaúba dos Dantas.

Lawrence enfrentará o presidente do legislativo natalense, Paulinho Freire (PDT), nas eleições marcadas para esta sexta-feira (26).

A decisão de Lawrence agrava o “racha” na tradicional família Abel, que exerce influência política na região do Médio/Alto Oeste. O deputado Bernardo Amorim (Avante), líder do grupo e tio de Lawrence, está apoiando Paulinho Freire. O confronto tem leitura nas eleições 2022.

Bernardo Amorim e Lawrence, tio e sobrinho, quando havia união política (arquivo)

Bernardo, que patrocinou o início da carreira política de Lawrence, inclusive o elegendo e reelegendo prefeito de Almino Afonso (2008 e 2012), vê o sobrinho como uma ameaça, já que Lawrence pretende disputar as eleições estaduais, provavelmente como candidato à Assembleia Legislativa, o que concorreria direto com Bernardo (candidato à reeleição) na base político-eleitoral dos Abéis.

Daí, as eleições da Fecam ganharam importância maior para este grupo político. Uma vitória de Lawrence, enfraquecerá Bernardo. A derrota de Lawrence terá peso menor, mas com consequências que podem afetar o projeto da oligarquia Abel para 2022.

Bernardo elegeu a filha Jéssica Amorim prefeita de Almino Afonso (reprodução)

Vale ressaltar que a família Abel já se dividiu nas eleições municipais de 2020. Bernardo elegeu a filha prefeita Jéssica Amorim (MDB), confirmando a sua liderança e força política. Só que ele derrotou o próprio irmão Waldênio Amorim (PSB), que era prefeito tentou a reeleição sem sucesso. No pleito, ainda foi candidato o médico Netinho (Republicanos), que terminou em segundo lugar, e ajudou a jogar Waldênio para a terceira e última colocação.

Bernardo até tentou evitar a crise em família. Ele chegou a procurar Lawrence para ser candidato a prefeito de Almino Afonso para reunificar seu grupo familiar, mas Lawrence respondeu com um “não”, uma vez que já tinha projeto definido e encaminhado para se eleger vereador em Mossoró, como de fato aconteceu.

Com esse novo episódio e o crescimento político – considerável – de Lawrence Amorim, a família Abel está diante de um novo desafio para conseguir a reunificação, que é improvável neste momento.

Tags:

Lawrence Amorim
Fecam
Bernardo Amorim
vereador
deputado
família Abel
Waldênio Amorim

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO