VOZ EM DEFESA DA VIDA
No momento em que a sociedade teima em se dividir em relação à pandemia da Covid-19, seja resistindo às medidas restritivas, tão necessárias quanto urgentes, ou estabelecendo o debate político nocivo, surge uma voz acima de qualquer discussão em defesa da vida. O padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas, de tantas lutas e abnegação pelo bem de Mossoró e dos mossoroenses, lançou uma mensagem aflitiva, diante da grave crise sanitária, para pedir a união de todos no enfrentamento ao mal.
Sátiro escreveu em suas redes sociais:
“Deixando a minha situação, “Bananeira que deu cacho”, abraço a comunidade de Mossoró de maneira aflitiva a seguir as orientações das autoridades constituídas, Estado e Município, a favor da VIDA, para reprimir a pandemia da COVID-19, que só será atenuada pelo respeito da população às normas estabelecidas e aplicação da vacina.
Por isso, é preciso do espírito de fraternidade, união e a ausência de política negativa. Supõe a vivência da “Polis” com profundo espírito comunitário, baseado no amor e respeito ao outro. Numa retrospectiva histórica convoco meus ex-alunos e alunas:
Da Escola Normal de Mossoró, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró, UERN, Ginásio Sagrado Coração de Maria, Colégio Diocesano e Faculdade Católica do RN, com sua formação baseada na moral cívica e cristã, estarem presentes nesta luta Mossoroense e Universal.
Deus abençoe a todos.
Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.”
FRASE
Vamos adotar novas medidas, temos que conter o aumento da taxa de transmissibilidade
FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN, afirmando que medidas restritivas mais rigorosas serão adotadas
CORONAVAC
O novo lote com 40.800 doses da CoronaVac será suficiente para concluir a imunização de idosos de 80 a 84 anos no Rio Grande do Norte. Se sobrar doses, será iniciada a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos. No caso da vacina CoronaVac, são necessárias duas doses do imunizante no intervalo de 28 dias. O RN receberá novo lote na próxima semana, conforme calendário do Ministério da Saúde.
PF EM MOSSORÓ
A Delegacia da Polícia Federal de Mossoró foi instalada nesta data, em 2004, com sede no bairro Nova Betânia, zona oeste da cidade. A delegacia foi criada pela portaria 1.353, de 16 de setembro de 2003, assinada pelo então ministro da Justiça do governo do presidente Lula, Márcio Thomás Bastos. O delegado Adauto Gomes da Silva Júnior foi o primeiro delegado da cidade.
OBRIGADO, MAS...
A governadora Fátima Bezerra não se empolga com a sugestão do companheiro Fernando Haddad de que ela é um dos nomes do PT à Presidência do Brasil em 2022. A governadora sabe que Lula é a primeira opção e Haddad a segunda. No mais, Fátima está comprometida com o projeto de reeleição.
OUTRO LADO
Os vereadores Genilson Alves (Pros) e Tony Fernandes (Solidariedade) não temem a ação do MP Eleitoral que pede a cassação de seus mandatos. Eles afirmam que não cometem ilícitos nos gastos de campanha e que as suas contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.
MULHER
Candidata única à Procuradoria Geral de Justiça, a promotora Elaine Cardoso de Matos Novais será a primeira mulher a chefiar o Ministério Público Estadual do RN. A eleição consensual está marcada para o dia 23 de abril. Elaine é titular da 62ª Promotoria de Natal.
COBRANÇA
A Prefeitura de Mossoró não corrigiu o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias, que passou a ser de R$ 1.500 desde 1º de janeiro. O sindicato da categoria oficializou a cobrança no Palácio da Resistência. Espera a atualização agora em março.
É NOTÍCIA
1 - Nosso abraço de conforto e solidariedade ao jornalista Saulo Vale, que nesta quarta-feira, 3, perdeu o pai, seu Fernando Antônio Bezerra. Ele tinha 67 anos. Que descanse em paz.
2 - A saída melancólica de Benjamin Machado da presidência do Potiguar é, na verdade, mais um capítulo da falência do futebol mossoroense. Quem tentará ressuscitar, agora, é o empresário Djalma Júnior. Sua arma, única, é o amor pelo clube.
3 - Com tombo histórico de 4,1% no PIB 2020, o Brasil saiu do grupo das 10 maiores potências econômicas do mundo, caindo para 12ª colocação. São os efeitos devastadores da pandemia Covid-19.
4 - A governadora Fátima Bezerra (PT) deve anunciar novas medidas restritivas nesta sexta-feira, 5. Serão, provavelmente, mais duras do que o toque de recolher. A intenção é conter o aumento da taxa de transmissibilidade da Covid-19 em todo o RN.
5 - O governo brasileiro decidiu comprar vacinas da Pfizer e Janssen, depois que o Congresso Nacional aprovou R$ 2,5 bilhões para aquisição de vacinas extras. Vão se somar à CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. Até maio, serão 140 milhões de doses.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.