Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 12 Mar 2021 | Coluna César Santos - 12 de março de 2021

Crédito da foto: Ricardo Stuckert/Instituto Ex-presidentes Lula e Michel Temer no passado recente

LULA QUER O MDB DE VOLTA

No discurso de quarta-feira, 10, após a decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do STF, anular as suas condenações na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aperitivo de como será a sua narrativa no palanque presidencial: construir a versão de que o seu adversário, atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é o algoz de vida dos brasileiros; atacar o ex-juiz Sérgio Moro e culpar a imprensa pelo cenário gradeado que ele viveu no passado recente.

Antes disso, porém, Lula precisa construir um ambiente político-eleitoral para que ele se apresente como uma alternativa a Bolsonaro. Como ele próprio anunciou, tão logo seja imunizado contra a Covid-19, percorrerá o Brasil em pré-campanha. Terá a companhia da presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e de Fernando Haddad, derrotado em 2018 por Bolsonaro.

Mais do que as entrevistas e discursos em encontros públicos, a agenda priorizará a abertura de diálogo com partidos de centro e centro-direita, como o MDB do ex-presidente Michel Temer, e o PSD do ex-ministro Gilberto Kassab, embora este partido esteja, no atual momento, como unha e carne no governo Bolsonaro. É o partido onde o potiguar Fábio Faria, ministro das Comunicações, está matriculado.

A abertura de diálogo com MDB e PSD é admitido por Gleisi Hoffmann, embora defende que o PT deve primeiro fazer diálogo com partidos do campo da esquerda e centro-esquerda. “Depois a gente vai avaliar em relação às outras forças”, disse em entrevista nesta quinta-feira, 11, ao Congresso em Foco.

Voltar a se abraçar com o MDB é a cara do pragmatismo da política. A Lula pouco importa se foi o MDB que conduziu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. Ele não faz política com o fígado. Lembra que Lula foi abraçar Paulo Maluf para ajudar a eleger Fernando Haddad em São Paulo? O importante para Lula é vencer. No momento, a prioridade é construir uma frente capaz de derrotar Bolsonaro. Em português mais claro: para voltar ao poder, vale tudo.

Vale ressaltar que as eleições para presidência da Câmara dos Deputados, ocorridas em fevereiro passado, permitiram a reaproximação do PT com legendas fora da esquerda. Os petistas apoiaram o deputado Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, contra o presidente eleito Arthur Lira (Progressistas/AL), que foi apoiado por Bolsonaro.

Na mesma entrevista ao Congresso em Foco, Gleisi afirmou que tem falado sempre com Baleia Rossi, ressaltando, porém, que esses diálogos ainda não alcançaram um projeto maior, de eleição presidencial, por exemplo. No entanto, admitiu que Lula deve procurar integrantes do MDB que são próximos a ele como o senador alagoano Renan Calheiros e o ex-senador Roberto Requião, emedebista do Paraná.

Portanto, assim que for vacinado, Lula iniciará a percorrer o Brasil na “caravana 2022”, com o seu personalismo, facilidade de oratória, pavimentando o caminho que leva à sucessão presidencial.

Bolsonaro, certamente, não o perderá de vista.

 

FRASE

“Lula deve procurar integrantes do MDB que são próximos a ele”

GLEISI HOFFMANN – Presidente nacional do PT

 

LUTO

Karlo Schneider tinha apenas 39 anos, levado nesta quinta-feira, 11, pela Covid-19. Perda irreparável. Filho dos amigos Evaristo Nogueira e Arilda Figueira, irmão de Roberta Schumara e Schumaker. Deixa viúva Alcione, com quem teve três filhos. Schneider deixou a sua marca no Thermas Resort de Mossoró, reaberto recentemente com ele na gerência. Que Deus dê o conforto a todos.

 

VIDA

Caio Vitor celebra nove anos hoje. O primeiro bebê nascido no Hospital Materno Infantil de Mossoró "Parteira Maria Correia". Filho da estudante Alany Amorim, na época com 21 anos, ele nasceu com 3,370 quilos e medindo 51 centímetros. A maternidade havia sido inaugurada três dias antes pela então governadora Rosalba Ciarlini. Em 2016, o ex-governador Robinson Faria mandou fechar.

 

SOLDADINHOS...

Com 18 dos 23 vereadores, a bancada do prefeito Allyson Bezerra (SDD) usou um simples pedido de informação para mostrar que tem maioria e força esmagadora. Não precisa. Todos sabem que 18 é bem maior, quantitativamente, do que cinco. O pedido derrubado foi da vereadores de oposição Marleide Cunha (PT). Ela queria saber apenas o número de professores efetivos, temporários e aulas excedentes.

 

...DE CHUMBO

A Câmara Municipal de Mossoró continua como sempre. De um lado, oposição minúscula; do outro, vereadores governistas a serviço do Palácio da Resistência. Foi assim nas gestões anteriores e continua assim na atual gestão. Como explica a subserviência? nos cargos da máquina pública.

 

POSSE

A Assembleia Legislativa do RN empossará  o deputado Jacó Jácome (PSD) na próxima terça-feira, 16. Ele assumirá a vaga que era de Sandro Pimentel (Psol), cassado. Jacó volta à casa que ele habitou entre os anos 2015 a 2019.

 

SUPLENTE

Terezinha Maia (PL) fica com a primeira suplência da coligação Trabalho e Superação II. Casada com o prefeito Paulinho, de São Gonçalo do Amarante, em 2018 ela recebeu 26.849 votos.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje completa um ano da primeira morte por Covid-19 no Brasil. A vítima foi uma mulher de 57 anos, em São Paulo. Na quarta-feira, 10, o País teve o maior número de óbitos em um dia: 2.349.

2 - O ministro Paulo Guedes disse que o governo vai anunciar novas ações para inibir os efeitos da pandemia na economia do País. Uma das possibilidades é a criação do "seguro-emprego". O anúncio do pacote será feito nos próximos dias pelo presidente Bolsonaro.

3 - O ex-presidente José Sarney, em apenas um dia, antes de deixar o poder, assina 45 concessões de emissoras de rádio, fazendo a festa de políticos aliados em todo o País. Nesta data, em 1990.

4 - A CHB iniciou processo de liquidação extrajudicial junto ao Banco Central. A notícia foi dada nesta quinta-feira, 11, com lamento de seus sócios: "A covid fez nova vítima", lamentaram. A CHB era a única instituição financeira privada do RN, aberta há cinco décadas.

5 - O mossoroense Nonato é mesmo um grande ídolo da torcida do Cruzeiro. Ele foi destaque no lançamento da nova camisa em comemoração aos 100 anos do clube mineiro. Nonato já foi eleito o melhor lateral-esquerdo da história do Cruzeiro.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
notícia
opinião
jornal
impresso
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO