Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 13 Mar 2021 | Coluna César Santos - 13 de março de 2021

Crédito da foto: Toinho Alves/Blog do César Santos Centro comercial de Mossoró passou meses fechado em 2020

ARRASTÃO NA ECONOMIA POTIGUAR

A economia do Rio Grande do Norte foi levada às cordas pela pandemia da Covid-19, com números cada vez mais preocupantes. O setor do turismo acumula um prejuízo de R$ 1,5 bilhões. A taxa média de desocupação do estado subiu para 15,8%, maior do que a média nacional que é de 13,5%.

Nesta sexta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as vendas do comércio varejista potiguar caíram 1,1% em janeiro na comparação com o mês de dezembro de 2020. Trata-se da primeira redução no mês de janeiro desde 2016.

Os dados estão na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados pelo IBGE.

Natal apresentou um desempenho pior do que a média nacional, com uma queda no volume de vendas do varejo de -0,2%. Das 27 unidades da federação, apenas quatro tiveram resultados positivos, com Minas Gerais (8,3%) tendo o maior crescimento, enquanto que o Amazonas (- 29,7%) registrou a maior queda.

No setor que compreende material de construção, veículos, motocicletas e peças, o chamado varejo ampliado, a redução foi maior: 1,6% em janeiro. Nesse caso, ficou abaixo da retração brasileira, que foi de 2,6%. Na variação acumulada de 12 meses, a queda é de 4,4%, a quinta maior do Brasil nesta comparação.

Já o setor de serviços do RN apresentou um crescimento em janeiro de 1,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBFE. Registrou o maior crescimento entre os estados do Nordeste, empatado com Pernambuco e Paraíba. Os serviços cresceram em 12 unidades da federação.

Apesar do desempenho na comparação com o mês anterior, o acumulado de 12 meses registra queda de 16,8% no Rio Grande do Norte, uma das maiores retrações do Brasil ao lado de Alagoas (16,9%). A média nacional foi de redução de 8,3%. Apenas Amazonas (0,9%) e Rondônia (0,1%) apresentam resultados positivos na variação acumulada de 12 meses.

Os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 vão se agravar, conforme previsão do mercado. Por isso, a necessidade de os governos, nas três esferas, definir ações para atenuar os prejuízos provocados pelas medidas restritivas, como fechamento de bares, restaurantes, clubes e outros estabelecimentos.

A governadora Fátima Bezerra (PT) autorizou a Secretaria de Tributação do Estado elaborar um pacote de medidas para atender ao setor do turismo, que engloba hotéis, agências, além de bares, restaurantes, clubes. São medidas ficais como ampliação de prazos para pagamentos de impostos, prorrogação do Refis, entre outras.

Em Mossoró, a gestão municipal pouco ou nada tem feito. Uma reunião com representantes de segmentos produtivos serviu apenas para discutir pontos de medidas restritivas, sem discutir incentivos para as empresas que sofrem prejuízos e que estão demitindo em massa.

Não há perspectiva de que a gestão municipal adote medidas que venham a minimizar os prejuízos, devendo, provavelmente, se limitar a ações pontuais, de pouco efeito prático. Isso, claro, se não houver uma pressão dos segmentos organizados.

 

FRASE

“Fizemos uma articulação junto aos secretários de fazenda de todos os estados para postergar o Simples por 90 dias”

CARLOS EDUARDO XAVIER – Secretário de Tributação RN, sobre medidas para socorrer os setores produtivos

 

LEITOS DE UTI

O Governo do Estado abriu mais leitos de UTI no Hospital São Luiz para pacientes da Covid-19. Agora são 47 leitos críticos no São Luiz, que se somam a 10 no Hospital Regional Tarcísio Maia e outros 10 no Hospital Rafael Fernandes. Estavam todos ocupados nesta sexta-feira, 12. A rede pública de Mossoró atende aos pacientes locais e de municípios de toda a região Oeste potiguar.

 

CORDIALIDADE

A secretária de Educação de Mossoró, professora doutora Hubeônia Alencar, vai a apresentar todas as informações que a vereadora Marleide Cunha (PT) pediu na Câmara, mas foi impedida pela bancada governista. São informações que devem ser do conhecimento público. Hubeônia entende assim e mostra que a cordialidade também é importante na administração pública. Correto.

 

PESQUISAS

Nas últimas 48 horas, três pesquisas realizadas sobre a corrida presidencial 2022, e todas elas confirmam a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). Segue os números.

 

BIG DATA

A pesquisa CNN/Instituto Real Big Data, divulgada na quarta-feira, 10, coloca Bolsonaro com 31% da intenção de votos, e Lula com 21%. Realizada nos dias 8 e 9.

 

XP/IPESPE

Já a pesquisa realizada pela XP/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira, 12, mostra Bolsonaro com 27% e Lula com 25%. Realizada entre os dias 9 e 11.

 

EXAME/IDEIA

Também divulgada nesta sexta-feira, 12, a pesquisa Exame/Ideia revela Bolsonaro com 34% da intenção de votos e Lula com 22%. Foi realizada nos dias 10 e 11. As três pesquisas foram realizadas no intervalo de três dias e todas têm margem de erro de 3 pontos.

 

VEM MAIS POR AÍ

As próximas pesquisas serão da Datafolha, para publicação da Folha de S. Paulo e Globo, e do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), novo instituto de pesquisas da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope).

 

É NOTÍCIA

1 - Reservas hídricas potiguares acumulam 42% da sua capacidade. A barragem Armando Ribeiro, maior reservatório do RN, acumula 1.222.022.132 m², equivalentes a 51,5% da sua capacidade total.

2 - O Palácio da Resistência mandou recado para vereadores governistas que não estão cumprindo as ordens do chefe. Por lá é proibido cantarolar "eu gosto de Juazeiro, mas adoro Petrolina". Não cabe a dupla paixão dos versos de Jorge de Altinho.

3 - O deputado estadual Bernardo Amorim está trocando o Avante pelo MDB, com autorização do TRE/RN. O MDB passará a ter dois parlamentares na Assembleia Legislativa, e Avante, nenhum.

4 - A fila de espera por uma vaga de UTI tinha 100 pacientes nesta sexta-feira, 12, quase todos da região metropolitana de Natal. Foram mais 28 novos óbitos registrados, sendo cinco nas últimas 24 horas, segundo boletim da Secretaria de Saúde do RN.

5 - A Fiocruz vai entregar 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 na próxima semana. O governo brasileiro assinou contrato para 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. E os governadores anunciam acordo para compra de 39,6 milhões de doses. Esperanças.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
jornalismo
impresso
jornal
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO