SE CORRER O BICHO PEGA...
Não foi fácil para a governadora Fátima Bezerra (PT) assinar novo decreto com medidas restritivas mais duras. A pressão, de todos os lados, foi intensa. Mas, era preciso decidir, e a governadora decidiu. O tempo apresentará as consequências, positivas ou não. Não há como pegar um atalho para chegar à outra ponta do caminho sem pagar o pedágio.
A pressão tem origem em duas pontas: a luta pela vida e a luta pela sobrevivência. Não há como salvar uma, sem sacrificar a outra. Uma escolha de Sofia.
O comitê de especialistas da Secretaria de Saúde do Estado (SESAP/RN) disse à governadora que só o confinamento social radical seria capaz de inibir o avanço da pandemia da Covid-19 e, por gravidade, diminuir a pressão por leitos de UTI na rede de saúde pública, cuja taxa de ocupação está bem próxima de 100%.
Os números apresentados, de fato, são assustadores. Na região metropolitana de Natal, desde a semana passada que a fila por um leito crítico supera a casa das 100 pessoas. Na região Oeste, comandada por Mossoró, a ocupação de leitos UTI Covid é de 100% nos três hospitais: São Luiz, Tarcísio Maia e Rafael Fernandes, assim como nas unidades regionais de Assú, Apodi e Pau dos Ferros.
Pior foi o levantamento apresentado pela plataforma Regula RN, responsável pelo monitoramento dos leitos Covid: das 4.024 mortes pela doença, registradas até quarta-feira passada, 534 morreram à espera de uma internação em leito de UTI, o que representa cerca de 13% do total. Essa marca compreende desde o início da pandemia, porém, aumentou consideravelmente nos últimos dias. Apenas em março, em 17 dias, 69 pessoas morreram dessa forma - média de aproximadamente quatro por dia. Nos últimos 30 dias, apenas no dia 1º de março não houve óbito de paciente à espera de leito.
O governo tentou enfrentar a crise com medidas restritivas menos radicais, como o toque de escolher, no entanto, não surtiu efeito. O número de novos casos confirmados, de óbitos e a pressão por leitor de UTI comprovam que o isolamento social continuou frouxo. Daí, a necessidade de endurecer as medidas. A governadora disse que não havia outra saída, antes de anunciar o fechamento de todas as atividades coletivas consideradas não essenciais, a partir deste sábado, 20, e pelos próximos 14 dias.
Na outra ponta da pressão, os segmentos produtivos do RN que reclamam os enormes prejuízos para a economia do estado e a vida das pessoas que dependem do mercado de trabalho. Os setores do comércio, serviços e turismo são mais castigados, que juntos representam 75% do PIB potiguar e mais de 70% dos empregos gerados.
Os dirigentes que representam esses segmentos afirmam que as medidas restritivas mais duras vão sacrificar ainda mais os setores produtivos e, por gravidade, achatar o emprego mais do que já está. Na última pesquisa divulgada pelo IBGE, compreendendo o período da pandemia em 2020, o RN apareceu com uma taxa de desocupação de 15,85%, acima da média nacional que foi de 13,5%. Com o fechamento das atividades econômicas apontadas como não essenciais, esses números vão se agravar.
A queixa da classe empresarial reverbera na casa do cidadão mais comum, aquele que precisa trabalhar para sustentar a família. E agora, com a economia fechada, como sobreviver? É pergunta recorrente e que faz aumentar a pressão sobre o governo.
De fato, os dias da governadora Fátima Bezerra estão sendo fáceis, assim como de todos os potiguares que querem preservar a vida, mas também precisam trabalhar para sobreviverem.
FRASE
“O que está em jogo nesse momento é a vida das pessoas. Nós não temos escolhas”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN ao anunciar as medidas restritivas mais radicais para conter a pandemia da Covid-19
NOGUEIRÃO
A direção da Liga Desportiva Mossoroense (LDM) fez nesta quinta-feira, 18, a entrega oficial do Estádio Manoel Leonardo Nogueira ao município de Mossoró. Coube ao secretário de Esportes, ex-jogador Júnior Xavier, receber as chaves do Nogueirão. A partir de agora, com a municipalização oficializada, a responsabilidade é da Prefeitura. Espera-se um novo momento da praça esportiva.
VACINA
As 74.600 doses do imunizante CoronaVac, recebidas pelo RN nesta quinta-feira, 18, são suficientes para vacinar todos idosos acima de 75 anos no estado. Mossoró, que recebeu 4.210 doses vai aplicar a segunda dose em 1.281 idosos de até 84 anos; 2.272 para a primeira dose de quem tem de 75 a 79 anos, e as 657 para profissionais de saúde que não foram contemplados pelos lotes anteriores.
COVID NO SENADO
O senador Major Olímpio (PSL) teve morte cerebral confirmada nesta quinta-feira, 18, consequência da Covid-19. É o terceiro senador vítima da doença. Já haviam morrido Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em outubro de 2020, e José Maranhão (MDB-PB), aos 87, em fevereiro último.
PROTESTO
Os profissionais do entretenimento voltam hoje à calçada da Prefeitura de Mossoró. A categoria pressiona o prefeito Allyson Bezerra (SDD) a adotar um plano de socorro aos trabalhadores do segmento que estão sem trabalhar há um ano. O protesto começa às 8h e segue caminhando pelas ruas do centro comercial.
PROMESSA
Na semana passada, para esvaziar o protesto, o prefeito Allyson prometeu apoio aos cantores, cantoras, músicos, produtores e outros profissionais. Só que até aqui, nenhuma medida foi anunciada pelo gestor.
FONTE
Se Allyson quiser, ele pode usar os recursos previstos no orçamento do Cidade Junina, que não será realizado, para bancar um auxílio aos profissionais do entretenimento. Aliás, parte desse dinheiro já seria de cantores, cantoras e músicos que se apresentariam no MCJ.
É NOTÍCIA
1 - Há 40 anos, o empresário e comunicador Silvio Santos recebia as concessões de quatro canais da antiga TV Tupi, transformando no segundo maior sistema de televisão brasileira, o SBT.
2 - Hoje é o Dia de São José, celebrado pela Igreja Católica. Em Mossoró, pelo segundo ano consecutivo, não será realizada a tradicional procissão em razão da pandemia da Covid-19. Haverá apenas oração individual e uma missa transmitida pela internet, às 17h.
3 - A Câmara Municipal de Mossoró prorrogou por duas semanas a suspensão das atividades presenciais, em respeito aos decretos de isolamento social. Só retomará em 1º de abril.
4 - O toque de recolher das 20h às 6h foi prorrogado até esta sexta-feira, 19, véspera do início do decreto que fecha tudo no Rio Grande do Norte, com exceção dos serviços essenciais. Portanto, bares, restaurantes e lanchonetes fecham hoje às 20h.
5 - Nesta data, em 1976, o governador Tarcísio Maia inaugurava o prédio sede da central da Telecomunicações do RN (TELERN) de Mossoró, próximo à Catedral de Santa Luzia. Ele estava acompanhado do presidente da estatal, comandante Israel de Oliveira.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.