Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 23 Mar 2021 | Coluna César Santos - 23 de março de 2021

Crédito da foto: Reprodução/PMM Vacinação de idosos entra em nova fase hoje

MOSSORÓ PRECISA SER SOCORRIDA

Chamou a atenção no primeiro fim de semana de confinamento social mais radical, a chamada de urgência para o pronunciamento do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Se era de urgência, imaginava-se que ele faria anúncio importante. Gerou expectativa nas redes sociais, por onde Allyson faria o seu discurso.

E foi um discurso mesmo.

Decepcionante, diga-se.

O prefeito de Mossoró não falou coisa com nada, além do que os mossoroenses já sabiam, tipo: a pandemia da Covid-19 é grave, vamos nos cuidar, vamos ficar em casa e blábláblá.

Poderia, o prefeito, ter pelo menos garantido que o município passará a vacinar a população nos fins de semana, coisa que ainda não fez. Allyson disse apenas que “se tiver vacinas disponíveis”, a equipe da Saúde Pública passará a vacinar aos sábados e domingos.

E ele só triscou nesse assunto porque a oposição e parte da imprensa estavam cobrando. A pressão funcionou, embora a contragosto do prefeito.
Ele ainda tentou amenizar o desgaste da falha grave de o município não vacinar nos fins de semana, afirmando que as doses de imunizantes não ficavam estocadas. Menos a verdade. As doses ficam estocadas, sim. Por (mau) exemplo: as doses que chegaram na quinta-feira, mais de 4 mil, só serão aplicadas a partir de hoje, ou seja, o lote ficou guardado durante três dias.

De resto, sobrou o espetáculo do prefeito Allyson na live de sábado à noite. Ele gosta do ambiente, é um craque nos discursos virtuais.
Bom seria que fosse verdade.

Por gravidade, temos uma gestão inapta para cuidar da saúde pública em meio à grave crise sanitária. A gestão municipal está capenga e andando a reboque de decisões estaduais e ações federais. Não mais do que isso.

Não cabe aqui, nem essa é a intenção da coluna, afirmar que o prefeito de Mossoró é incompetente. Deve-se olhar pelo ângulo da inexperiência. Jovem, sem nunca ter administrado um carrinho de pipoca, Allyson está aprendendo e tem quase quatro anos pela frente para de formar em gestão pública.

O preocupante é que o município tem urgências a resolver, principalmente na questão de saúde pública, colocada a toda prova pela grave crise sanitária. As soluções, que não chegam, eram para ontem. As pessoas estão morrendo e a lista de obituário só vai cessar quando medidas na prevenção e combate forem adotadas pelo município, o que não aconteceu até aqui de forma eficaz.

É muito preocupante. Desesperador, até.

De resto, e isso parece bem claro, o município de Mossoró, segundo maior do RN, com mais de 300 mil habitantes, cravado entre várias regiões, é bem maior do que o jovem Allyson imaginava. E é.

 

FRASE

"Quero pedir a cada família de Mossoró que vamos nos cuidar"

ALLYSON BEZERRA - Prefeito de Mossoró, na live de "urgência"

 

DOM MARIANO

O bispo da Diocese Santa Luzia de Mossoró, dom Mariano Manzana, recebe nesta terça-feira, 23, a primeira dose contra a Covid-19. O religioso tem 73 anos, faz parte do grupo prioritário que pode receber o imunizante nesta semana (73 e 74 anos). Dom Mariano será atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) "Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini", no conjunto Abolição II, às 10h.

 

MAIS VACINAS

O Ministério da Saúde determinou que todas as secretarias estaduais e municipais de Saúde utilizem as vacinas estocadas que seriam para a segunda dose. É que o País tem garantido o abastecimento de vacinas para todos os meses e até o final do ano. Dessa forma, será acelerada a imunização dos brasileiros. No RN, a Secretaria de Saúde começou a liberar ontem mais 120 mil doses.

 

DEVER DE CASA

Os bandidos que levaram as vacinas da UBS de Ponta Negra, em Natal, avisaram que vão continuar roubando os imunizantes. Recado dado. Agora, cabe ao Estado aumentar as forças de segurança nos locais de vacinação. É dever de casa.

 

TÁ AGENDADO

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, cumprirá agenda em Mossoró na sexta e sábado que vem. Além dos compromissos oficial e políticos, Marinho fará um périplo nos veículos de imprensa.

 

SEGUE

Rogério Marinho vai ampliar as suas caminhadas pelas veredas potiguares, tendo como ponto alvo o Senado da República nas eleições do próximo ano.

 

EM TEMPO

A assessoria do ministro do Desenvolvimento sondou uma "brecha" na agenda do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Agenda não oficial. Marinho quer conversar com Allyson.

 

FINISA

Prefeitura de Mossoró iniciou mais uma obra carimbada pelo Finisa: a reforma da Praça da Pirâmide, na Av. Rio Branco, Lagoa do Mato. São mais de R$ 100 milhões do Finisa para obras na cidade.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2005, era inaugurado edifício sede da 8ª Vara da Justiça Federal em Mossoró, pela presidente do TRF-5, desembargadora Margarida Cantarelli. Hoje, o Fórum da Justiça Federal.

2 - A Escola Municipal Professora Maria Elza Fernandes, no bairro Dom Jaime Câmara, celebra maioridade hoje: 18 anos. Criada pela terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, em 23 de março de 2003, para atender jovens com ensino fundamental.

3 - O poço da Caern em Tibau quebra outra vez e deixa moradores sem abastecimento de água. A Caern acredita que até amanhã será concluído o conserto, com a água voltando quinta-feira, 25.

4 - Começou oficialmente a campanha pela Reitoria da Uern. Três chapas registradas para reitor e vice-reitor: Cicília Maia/Chico Dantas; Paulinho Silva/Kelânia Mesquita e Adalberto Veronese/Maria José. As eleições estão marcadas para o dia 14 de abril.

5 - O Governo da Paraíba firmou parceria com a empresa Uber para transportar gratuitamente pessoas que irão para se vacinar contra a Covid-19. Serão 10 mil viagens gratuitas com valores até R$ 25, na capital João Pessoa e na cidade de Campina Grande.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
opinião
notícia
jornalismo
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO