Dez dias de confinamento social, completados nesta terça-feira (30), é possível afirmar que houve recuou da pressão na rede de saúde pública do Rio Grande do Norte. Porém, a situação continua muito grave.
A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 100% em 14 unidades hospitalares, com situação mais crítica na região metropolitana de Natal.
É verdade que houve redução da fila de pessoas que esperam por uma vaga de leito de UTI Covid, mas ainda está próxima de 100 pacientes na fila.
Isso que significa que o governo deverá prorrogar as medidas restritivas em vigor. O comitê de especialistas da Secretaria de Saúde do Estado, que tem orientado o governo, vai sugerir a prorrogação do decreto.
As medidas restritivas mais duras entraram em vigor no dia 20 de março e terão validade até a próxima sexta-feira, 2 de abril, que é feriado pelo calendário da Igreja Católica (Sexta-feira Santa).
O decreto suspendeu o funcionamento de atividades coletivas “não essenciais”, como bares, restaurantes, clubes, lojas comerciais, academia, templos religiosos, entre outras; e preservou as atividades consideradas essenciais.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.