Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 11h30 | 02 Abr 2021 | Coluna César Santos - 2 de abril de 2021

Crédito da foto: Reprodução Portal RN + Mais Vacina mostra que Mossoró tem doses de vacinas no estoque

A GESTÃO 1o DE ABRIL

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) decidiu relaxar no feriado da Semana Santa. Assinou ponto facultativo para a quinta-feira, 1º, véspera de feriado, autorizando o fechamento de atividades nas diversas pastas da administração pública. O decreto número 6.000, de 30 de março de 2021, está publicado no Jornal Oficial do Município, com o carimbo do Gabinete do Prefeito.

O Parágrafo Único, do Artigo 1º, está dito: “O disposto no caput deste artigo não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos”.

Beleza.

Só que na prática funcionou diferente. E de forma bem grave. Devido ao ponto facultativo e véspera do feriado de Sexta-feira da Paixão, as unidades básicas de saúde funcionaram nesta quinta-feira, 1º, em “horário corrido”, das 7h às 12h. Por consequência, a vacinação contra a Covid-19 foi suspensa ao meio-dia de ontem e só retorna no sábado, 3.

VEJA ABAIXO POSTAGEM DO INSTAGRAM DA PMM INFORMANDO QUE AS UBSs FUNCIONARIAM SÓ ATÉ ÀS 12H DESTA QUINTA-FEIRA, 1o

Um atentado contra a saúde das pessoas. Como aceitar a suspensão da vacinação por um feriado, no momento em que estamos na guerra contra a Covid-19 e a vacina é a maior arma que temos para derrotar o inimigo invisível?

O “Blog do César Santos” noticiou o absurdo. O prefeito Allyson reagiu de imediato, mas não foi para determinar o retorno da vacinação, e sim, para tentar desqualificar a notícia. Primeiro, a Prefeitura emitiu uma nota afirmando que a vacinação foi suspensa porque não há mais vacinas no estoque; depois, escalou uma turma para espalhar que o defato.com estava praticando Fake News.

O insulto, não vamos responder.

Já a nota oficial, temos que fazer as observações necessárias e obrigatórias, a bem da verdade. A nota afirma que a vacinação foi suspensa porque o estoque de doses se esgotou na manhã de ontem, porém, sem apresentar dados concretos como o número de pessoas vacinadas, o número de doses disponibilizadas etc.

Devido à falta de informações, consultamos o portal RN + Vacina, onde as prefeituras inserem todas as informações da vacinação no estado. Verificamos que o estoque de vacinas de Mossoró não está vazio. De acordo com os dados disponibilizados pela plataforma, Mossoró já recebeu 40.563 doses e aplicou 36.893 doses, restando 3.670 doses.

Mesmo se o município não tiver atualizado os dados ontem, seria preciso ter aplicado todas as 3.670 doses em apenas meio expediente de atendimento aos idosos de 65 anos, grupo previsto para receber a imunização. Algo impossível, se levar em consideração o curto tempo e a estrutura de vacinação na cidade.

Ademais, a versão oficial causou curiosidade, uma vez que a suspensão da vacinação havia sido noticiada na quarta-feira, 31, quando foi oficializado o ponto facultativo antecipando o feriado. E mais curioso ainda é que o estoque acabou exatamente no dia do ponto facultativo, que as UBSs só funcionariam até meio-dia.

Esse episódio é muito grave e se junta a outro fato igualmente grave: o sumiço de 20 doses de vacinas da UBS do bairro Belo Horizonte, até agora, não esclarecido pela Prefeitura.

Isso também é endêmico. E não faz bem à saúde dos mossoroenses.

FRASE

"Peço que a sociedade seja fiscal do cumprimento rigoroso das medidas e toque de escolher"

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN, ao anunciar o novo decreto de medidas de contenção à pandemia da Covid-19

 

RÁDIO RURAL

A Rádio Rural de Mossoró celebra hoje 58 anos de fundação. Surgiu para promover a educação de base por meio de escolas radiofônicas, o que desempenhou por 20 anos consecutivos em parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB). A inauguração em 2 de abril de 1963, por dom Gentil Diniz Barreto, contou com a presença do presidente da República João Belchior Goulart.

 

NOVA ESTRUTURA

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) vai ocupar o antigo Jardim de Infância Modelo, na "Praça dos Hospitais". A cessão foi oficializada pelo Governo do Estado. A Liga vai implantar estrutura para atendimento laboratoriais e de quimioterapia. A velha estrutura do Jardim Modelo há anos não servia mais à educação, daí, a iniciativa do governo de servir à LMECC.

 

GENERAL

A ex-vice-prefeita Nayara Gadelha (Progressistas) celebrou a ascensão do tio Paulo Sérgio para as Forças Armadas. O general é irmão do odontólogo Francisco Adolfo, pai de Nayara. Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, filho de José Adolfo, que foi gerente do Banco do Brasil em Mossoró, assumiu o comando do Exército.

 

NOVO DECRETO

O Diário Oficial do Estado publicou o novo decreto com medidas restritivas mais brandas. Não era o que a governadora Fátima Bezerra gostaria de fazer, diante do cenário que sugere medidas mais duras. No entanto, a pressão da classe empresarial, e política, levou o governo a flexibizar as medidas.

 

VACINAS

A Secretaria de Saúde do Estado começa a fazer hoje a maior distribuição de vacinas contra a Covid-19 até aqui. São 149.050 doses, recebidas ontem do Ministério da Saúde. É possível que até domingo, 4, novo lote seja enviado aos estados.

 

COLABORE

As forças de segurança vão intensificar a fiscalização no litoral do Rio Grande do Norte, com apoio dos municípios, neste fim de semana esticado. A ordem é não deixar aglomerar. Uma forma de colaborar é ficando em casa no feriadão.

 

É NOTÍCIA

1 - Neste sábado, 3, completa 19 anos de inauguração do complexo viário Vingt Rosado. Obra importante do governo Garibaldi Filho para melhorar a mobilidade urbana de Mossoró.

2 - Nesta data, em 2002, a Paróquia de São Manoel ganhava as novas instalações do Teatro Padre Alfredo Simonetti. Uma luta incansável do padre Guimarães Neto, abraçada pelo então secretário estadual de Educação e Cultura, professor Pedro Almeida Duarte.

3 - Finalmente saiu a nomeação de Faviano Moreira para a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Mossoró. E, após três meses, o prefeito Allyson Bezerra completa a sua equipe oficialmente.

4 - O Ministério da Economia elevou a R$ 89,4 bilhões a previsão de superávit comercial este ano, motivado pela alta internacional das commodities (bens primários com contação internacional) e a recuperação do consumo global. Alta de 75% em relação a 2020.

5 - As pessoas inscritas no auxílio emergencial podem realizar a consulta a partir de hoje. Basta acessar o Portal de Consultas da Dataprev, informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. O pagamento da primeira parcela começa dia 6.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO