COM CPI FERE, COM CPI...
O senador Eduardo Girão (Podemos/CE) anunciou nesta segunda-feira, 12, ter conseguido 34 assinaturas, acima das 27 necessárias, para a instalação de uma CPI da Pandemia que amplia as investigações aos governadores e prefeitos.
A lista recebeu o DNA de senadores governistas, interessados em fazer frente à CPI Covid pedida pelo oposicionista Randolfe Rodrigues (Rede/AP), que prevê apenas a investigação de erros do Governo Federal e do colapso da saúde no Amazonas.
O artigo 146 do regimento interno do Senado estabelece que não se admitirá CPI sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos estados. Girão diz, porém, que a CPI da Pandemia terá o papel de investigar os recursos federais que foram enviados para os estados e municípios, logo, o Senado tem prerrogativa para tal.
Girão diz que ainda a CPI da Pandemia deve se concentrar em investigar os fatos revelados nas operações da Polícia Federal realizadas ao longo do ano em estados e municípios.
Como não houve operações sobre o governo federal, se for seguido o roteiro deste requerimento, o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e companhia deixarão de ser o foco da CPI. No entanto, eles não estariam protegidos no Senado, porque são alvos da CPI da Covid.
Na última quinta-feira, 18, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instalação da CPI Covid, ao deferir liminar solicitada pelos senadores Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), ambos do Cidadania. Nesta quarta-feira, 14, o plenário da Suprema Corte decidiu se chancela a decisão monocrática de Barroso.
O cenário é o pior possível em Brasília.
Se a oposição conseguir a CPI da Covid, que tem objetivo político de derrubar o presidente Jair Bolsonaro, os governistas também conseguirão a CPI da Pandemia para alcançar os governadores e prefeitos defendidos pela oposição e, por gravidade, blindar o presidente da República.
Ou seja, o jogo está sendo jogado da seguinte forma: investiga todo mundo ou não investiga ninguém. E no ambiente tóxico, todos estão armados para explodir o adversário.
E, vamos combinar, quem mexeu com o vespeiro foi o ministro Luís Roberto Barroso.
Ele poderia ter devolvido ao Senado a decisão de instalar a CPI da Covid, respeitando o momento da crise sanitária agravada pelo recrudescimento da pandemia. O Senado está entupido de projetos relacionados ao enfrentamento à pandemia. Uma CPI agora retardará a pauta de forma nociva.
Portanto, todos deveriam estar unidos para salvar vidas, mas não é isso que acontece. A questão política e a guerra de poderes são colocadas por eles, sem exceção, acima da vida.
Uma CPI é política. Instalada, vira palanque. Sempre foi assim. E agora não será diferente.
Veja, por exemplo, que o senador Chico Rodrigues (DEM/RR) assina a CPI para investigar o Governo Federal, mas é contra a CPI para investigar gestores estaduais e municipais.
Em 2020, ele foi flagrado com dinheiro na cueca pela Polícia Federal, que seriam recursos para combater a pandemia da Covid-19 em seu estado, logo, Chico Rodrigues não deseja uma investigação nos estados e municípios. Em São Paulo, a Operação Involuto desmantelou esquema de corrupção com recursos para combater a pandemia. Operações da Polícia Federal já aconteceram em vários outros estados.
Pois bem.
A crise política está instalada. E pode se tornar sem precedente, se incentivada. O fósforo do ministro Luís Roberto Barroso está fazendo estrago em torno do barril de pólvora, e não há sinalização de que existirão bombeiros com capacidade de debelar as labaredas.
Enquanto isso, a Covid-19 vai abreviando vidas, enlutando famílias, devastando a geografia humana nos quatro cantos do Brasil.
FRASE
A vida não se recupera, mas a aprendizagem sim
FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN ao afirmar que as aulas presenciais na rede pública só voltarão com as condições epidemiológicas
HOSPITAL DA MULHER
A coluna verificou nesta segunda-feira - in loco - a retomada dos serviços no canteiro de obras do Hospital da Mulher de Mossoró. Homens estavam trabalhando na limpeza do local. A empresa de engenheira CG Construções, responsável pela obra, finaliza a contratação de trabalhadores da construção civil. Tão logo seja concluída a limpeza do local, a construção em si será reiniciada.
POLÊMICA
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) não disse que o Governo do RN pagou salários dos servidores com recursos federais para combate à pandemia. Parte da imprensa vendeu a informação errada. O presidente Jair Bolsonaro usou a versão errada para sugerir que o governo Fátima Bezerra (PT) cometeu crime de responsabilidade. A governadora rebateu. E o TCE restabeleceu a verdade.
OLISMAR LIMA
Mossoró está de luto pela morte de Olismar Medeiros Lima. Professor, escritor, radialista. Homem de bem. Meu professor de Ciências nos tempos do ginasial no Centro Educacional Jerônimo Rosado (CERJ). A covid o levou aos 71 anos. Fica o legado de quem soube construir uma história de vida ética e de muitas vitórias.
PLACAR DA VACINA
O Brasil havia aplicado até à tarde desta segunda-feira, 30.133.083 de doses de vacinas contra a Covid-19. É o quinto que mais vacina entre os 20 países de maiores economias do mundo. O Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos (183.467.709), China (164.471.000), Índia (101.595.147) e o Reino Unido (39.001.554).
SEGUE
Na comparação por números relativos à população, o Brasil registra 14,23 doses aplicadas a cada 100 habitantes. É o novo do ranking considerando as 20 maiores economias do planeta.
FORTUNA
A fortuna do caraubense Nevaldo Rocha continua na lista dos bilionários do mundo. A nova publicação da Forbes coloca o legado financeiro do fundador do Grupo Guararapes, falecido em 17 de junho de 2020, como a 32º maior do planeta: 2,2 bilhões de dólares.
É NOTÍCIA
1 - A governadora Fátima Bezerra (PT) voltou a afirmar nesta segunda-feira, 12, que as aulas presenciais nas escolas públicas só serão retomadas com as condições epidemiológicas em todo o RN.
2 - No primeiro dia de inscrição para o concurso público do Itep/RN, uma reclamação: exigência da carteira de habilitação. Quem não tem o registro da CNH, não consegue seguir o pedido de inscrição no site: https://www.institutoaocp.org.br/
3 - A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 2.361 doses de vacinas contra a Covid-19 em mais um fim de semana de imunização em Mossoró. Pessoas a partir de 61 anos estão sendo vacinadas.
4 - O cabo Marcolino Sobrinho teve morte cerebral confirmada nesta segunda-feira, 12. Ele foi atingido com tiro na cabeça durante tentativa de assalto na última quinta-feira, 8. É mais um trabalhador de farda levado pelo tiro da bandidagem. Até quando...
5 - O fim de semana foi de praias cheias em Natal. A turma que não tá nem aí com a própria vida e a vida do próximo, foi curtir o sol. A polícia teve muito trabalho para combater aglomerações. E quem ficou em casa, a maioria, é penalizada pelos irresponsáveis.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.