MOSSORÓ A PASSOS DE CURUPIRA
Circulam nas redes sociais fotos e imagens de duas inaugurações da mesma obra pública da Prefeitura de Mossoró. Trata-se da Unidade de Ensino Infantil (UEI) Proinfância “Zezinha Gurgel Rodrigues”, na chamada “Estrada da Raiz”, zona norte da cidade. As novas instalações atenderão mais de 250 crianças menores de seis anos.
A obra foi iniciada e abandonada na gestão do ex-prefeito Silveira Júnior (2013/2016). A retomada e conclusão aconteceram na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas). A inauguração ocorreu no dia 30 de dezembro de 2020, como documentada em fotos e vídeos.
Na placa acima, de inauguração da obra em 2020, estão os nomes de Rosalba Ciarlini, vice-prefeita Nayara Gadelha, secretária de Educação Magali Nogueira Delfino Carmo, secretária de Infraestrutura Kátia Maria Cardoso Pinto e da equipe técnica: Valmir Arcanjo, Yuri Tasso, Mateus Yago e Bruna Rayanna.
Caberia ao atual prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro de 2021, dois dias após a inauguração da UEI, colocá-la em funcionamento. Só que Allyson entendeu de realizar uma nova inauguração, certamente, para propagar que foi a sua gestão que construiu a obra, algo fora de lógica. Ninguém, absolutamente ninguém, acreditaria que uma gestão com apenas três meses construiria uma Unidade de Ensino Infantil com a estrutura que tem aquele equipamento.
Allyson também mandou confeccionar uma placa de inauguração com o seu nome, com solenidade no dia 9 de abril de 2021. Colocou ainda os nomes dos atuais secretários de Infraestrutura (Breno Oliveira Queiroga de Morais) e de Educação (Hubeônia Morais de Alencar), além dos nomes do presidente Jair Bolsonaro, ministro da Educação Milton Ribeiro e do presidente do FNDE Marcelo Lopes da Ponte.
Que coisa mais idiota, nanica, infantil. Mas, é o que Mossoró tem no momento. E se não acredita, observa as imagens.
FRASE
Quando a Fiocruz e o Instituto Butantan receberem mais matéria-prima para fabricarem vacinas, a situação vai melhorar
MARCELO QUEIROGA - Ministro da Saúde sobre a falta de vacinas em alguns estados
FUTEBOL
Nesta data, em 2005, Baraúnas e Vasco da Gama empatavam em 2 a 2 no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, em Mossoró. Álvaro e Cícero Ramalho marcaram os gols do tricolor, enquanto Alex Dias e Haroldo (contra) empataram para o time carioca. Era o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de volta, uma semana depois, no São Januário, Baraúnas goleou por 3 a 0.
FUTEBOL II
Há 126 anos era disputado o primeiro jogo de futebol no Brasil entre São Paulo Railway e Companhia de Gás, organizado por Charles Miller, filho de inglês com uma brasileira. Vencido pelo São Paulo por 4 a 2. Um ano antes, Charles Miller havia trazido da Inglaterra as primeiras bolas para o Brasil. Há quem diga, porém, que antes, em 1880, jesuítas e estudantes já jogavam futebol em Itu (SP).
ACLAMAÇÃO
As sindicalistas Eliete Vieira e Izabele Alves serão aclamadas hoje presidente e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró. Elas formam chapa de consenso para as eleições que acontecem durante todo o dia. Eliete é a atual diretora financeira do Sindiserpum e tem o apoio da atual presidente vereadora Marleide Cunha (PT). A gestão será de quatro anos.
UERN
Três chapas na disputam à reitoria e vice-reitoria da Uern: Paulinho Silva/Kelânia Freire; Adalberto Veronese/Maria José e Cicília Raquel/Chico Dantas. As eleições estão marcadas para hoje, mas, até o fechamento desta edição, o pleito estava sub judice devido ao sistema de registro de todos os eleitores. Aguardava-se uma decisão do TJRN.
POLÊMICA
Pelo menos 23 municípios do RN reclamam que os frascos da vacina CoronaVac vieram com menos doses do que o indicado pelo Instituto Butantan. A perda já somaria 633 doses. O instituto de São Paulo nega o "desfalque".
SEGUE
A primeira reclamação no RN partiu da Secretaria de Saúde de Mossoró. A cidade já perdeu mais de 300 doses do imunizante CoronaVac, conforme o RN + Vacina.
É NOTÍCIA
1 - O jornalista Francileno Góis continua a sua luta contra a Covid-19 e pela vida. Ele está internado no Hospital Regional de Pau dos Ferros, inspirando cuidados. Todos na torcida e em oração.
2 - Levantamento aponta que 86 trabalhadores em saúde morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte. Há outros 12 óbitos em investigação. E foram registrados quase 10 mil casos entre os profissionais da área.
3 - Pelo placar de 23 a 4, o Conselho Federal da OAB autorizou a entidade a comprar vacinas para imunizar os advogados contra a Covid-19. No RN, dois conselheiros votaram a favor: Canindé Maia e Artêmio Azevedo, enquanto Ana Beatriz foi vencida.
4 - A governadora Fátima Bezerra assinou o contrato de cessão de imóvel à Liga Mossoroense de Combate ao Câncer. A instituição vai ocupar o prédio da antiga Escola Jardim de Infância Modelo, para ampliar o atendimento aos pacientes de toda a região.
5 - Os coordenadores da Covax Facility anunciaram que o Brasil deverá receber 842 mil doses da vacina Pfizer até junho. Essas doses não fazem parte das 100 milhões já contratadas pelo Ministério da Saúde diretamente com a farmacêutica.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.