Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 11h30 | 18 Abr 2021 | Coluna César Santos - 18 de abrilde abril de 2021

Crédito da foto: Ilustração Cartão de crédito

PANDEMIA ‘FUROU’ O BOLSO DO CONSUMIDOR

Como está o bolso dos brasileiros após um ano de pandemia? A Serasa e a Opinion Box foram buscar a resposta entrevistando a população. O resultado aponta que, com elevação de 50% nos gastos, quando comparado ao início da pandemia, em fevereiro de 2020, a redução na renda é de 38%. Por gravidade, houve uma queda no número de brasileiros que consegue pagar as contas em dia.

A pandemia causou descontrole financeiro para 4 em cada 10 pessoas, conforme a pesquisa realizada em um grupo de 2.059 pessoas, com objetivo de identificar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na população, como o endividamento diante da alta do desemprego e retração econômica.

Segundo o estudo, houve uma queda de 5 pontos percentuais no número de pessoas que conseguia pagar as contas no vencimento e uma alta de 7 pontos percentuais na priorização de quais contas pagar dentro do prazo, sendo que a busca por um equilíbrio mínimo nas finanças veio do corte de gastos.

O endividamento predominante corresponde aos planos de saúde, escolas ou faculdades. Em comparação à pesquisa realizada em 2020, com o mesmo perfil de entrevistados, a compra de mantimentos, gastos de rotina e os cartões de créditos lideravam os níveis de inadimplência, mesmo com o auxílio emergencial oferecido pelo Governo, segundo a Serasa/Opinion Box.

Em relação a 2021, os serviços de assinaturas viraram essenciais, com o alto índice de pagamentos em dia, devido à recorrência. Já os cartões de crédito, ao contrário do ano passado, aparecem em terceiro lugar, com 74% dos pagamentos em dia.

A pesquisa revela que alguns perfis foram mais impactados, como mulheres e pessoas das classes C, D e E. Também foram afetadas nas questões emocionais diante do nome negativado. O desemprego e o endividamento trouxeram impactos no comportamento e nas emoções, como insônia e dificuldades para dormir (73%), além da concentração na execução de tarefas diárias (69%).

A especialista em pesquisa e comportamento do consumidor, Jéssica Vicente, observa que algumas diferenças históricas, que estavam em processo de diminuição, regrediram devido aos efeitos da pandemia. Segundo ela, fica nítido que, ao comparar os gêneros, as mulheres sofreram impactos mais negativos na vida financeira. Consequentemente, sentiram mais impactos no seu emocional. Da mesma forma, o estudo evidencia que as classes classificadas pelo IBGE como C, D e E sofreram mais, até mesmo por terem menos posses e acesso restrito a alternativas de crédito para enfrentar esse período.

A pesquisa também identificou aspectos positivos em relação às finanças: 71% dos entrevistados dão mais valor a ter dinheiro guardado, agora, do que antes da pandemia; enquanto 64% concordam que aprenderam a cuidar melhor do dinheiro e 54% perceberam que faziam gastos desnecessários. Porém, o estudo também deixa nítido que a alta de mais de 50% nos gastos consumiu as reservas dos brasileiros que possuíam dinheiro guardado.

Os gastos aumentaram mais de 50% e parte dos brasileiros teve que usar as reservas financeiras para pagar as contas básicas de água, luz e gás. Além disso, o desemprego e o endividamento trouxeram impactos no comportamento e nas emoções, como insônia e dificuldades para dormir (73%), além da concentração na execução de tarefas diárias (69%).

 

FRASE

Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas.

ALBERT EINSTEIN - Físico que elaborou a Teoria da Relatividade, falecido nesta data, em 1955

 

TÚNEL DO TEMPO

Há 44 anos, completados nesta segunda-feira, 19, o presidente Getúlio Vargas inaugurava a ponte interligando o centro da cidade ao Grande Alto de São Manoel, em Mossoró. A obra construída no início da década de 40 foi um marco para o desenvolvimento. A ponte recebeu o nome de Jerônimo Rosado. O prefeito Padre Mota recepcionou o presidente da República durante a importante visita.

 

TÚNEL DO TEMPO II

Também nesta segunda-feira, 19, completa 20 anos que a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) se desfez do ramal Mossoró/Souza (PB). Por meio de leilão, até hoje suspeito, foram arrematados por 37 pessoas físicas e jurídicas os 373 quilômetros de trilhos. O ramal ao todo foi vendido por R$ 2.786 milhões. Uma ninharia que pôs fim ao sonho de retomada do trem de ferro Mossoró/Sousa.

 

RAPOSA...

O senador Renan Calheiros (MDB/AL) como relator da CPI da Covid, convenhamos, é esdrúxulo. Trata-se de legítimo representante da escória da política nacional. Eita Brasil véi pra não ter jeito, como diria nossa gente matuta e desalentada.

 

...PARA CUIDAR

Calheiros é um recordista na lista de réus da política brasileira. Quase duas dezenas de processos adormecem nas gavetas do Supremo Tribunal Federal. O último deles é datado de 3 de dezembro de 2019, quando a Segunda Turma aceitou denúncia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. Ele também responde por ação penal.

 

...DO GALINHEIRO

Como é que um sujeito com a ficha tão suja, embora blindado pelos homens de lei, tem condições de conduzir, de forma honesta, uma CPI para investigar desmandos? É como colocar raposa para cuidar de galinheiro.

 

IMUNIZAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 neste domingo, 18, em Mossoró acontece nas UBSs dos bairros Walfredo Gurgel, Boa Vista, Abolição IV, Quixabeirinha, Liberdade I, Vingt Rosado, Lagoa do Mato, Bom Pastor, Redenção e Centro. Serão atendidos idosos de 60 anos ou mais.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem à data de nascimento do escritor e editor Monteiro Lobato, ocorrido em 18 de abril de 1882. Pai da literatura infantil brasileira.

2 - A ONU anunciou a antecipação de 8 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 para o Brasil por meio do consórcio Covax Facility. Nesta semana, o consórcio irá definir se virão doses da vacina da Pfizer ou da vacina de Oxford para o Brasil.

3 - Os efeitos da pandemia na economia fizeram encolher a classe média no Brasil. Estudos do Instituto Locomotiva apontam que essa classe já tem o mesmo tamanho da classe baixa.

4 - As pessoas que já tiveram covid têm um risco 84% menor de serem infectadas novamente quando comparadas com pessoas que não foram infectadas. Os estudos científicos revelaram o quanto a contaminação age como imunizante do paciente.

5 - Eduardo Cunha está lançando "Tchau, Querida - o Diário do Impeachment", com a sua versão de bastidores sobre a queda da ex-presidente Dilma. Em um dos trechos, diz que Lula se arrependeu de ter deixado a reeleição de Dilma. O livro promete.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO