Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 20 Abr 2021 | Coluna César Santos - 20 de abril de 2021

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Nas eleições de 2014, Robinson teve o apoio do ex-prefeito Silveira em Mossoró

ROBINSON VAI COBRAR A FATURA

A fala do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), sobre as eleições 2022 no Rio Grande do Norte tem repercussão em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do estado. Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, de Natal, disse que o pai, ex-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, será candidato a deputado federal e ele, Fábio, se for “a vontade do povo e do presidente Jair Bolsonaro”, disputará o Senado da República.
E onde Mossoró entra na engenhoca político-eleitoral de pai e filho?

Vamos lá: Robinson candidato cobrará o apoio do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), em retribuição ao apoio e a estrutura do PSD para se eleger em 2020. Robinson não veio a Mossoró porque a sua imagem era, e ainda é, muito desgastada, mas deu o suporte político e de bastidores que Allyson precisava. Inclusive, Robinson emplacou o vice de Allyson, o Fernandinho das Padarias, filiado ao PSD.

A parceria política ganhou força depois das eleições, quando Allyson foi levado aos ministérios em Brasília pelo ministro Fábio, acompanhado de Robinson. Portanto, há compromisso político e moral.

Os Faria esperam que Allyson repita em 2022 o que o ex-prefeito Silveira Júnior fez por eles em 2014. Naquelas eleições, Silveira deu quase 13% dos votos de Mossoró para o deputado federal Fábio e ajudou a boa votação do governador eleito Robinson.

Se não houver quebra de compromisso, Allyson tem a sua chapa pronta para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa: Robinson e a primeira-dama Cinthia Pinheiro, respectivamente. O assunto, porém, é evitado pelo prefeito, uma vez que dentro de sua base política outros nomes pretendem ser candidatos e esperam o seu apoio.

É o caso do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade). Ele será candidato a deputado estadual ou federal. Lawrence é parceiro político de primeira hora do prefeito Allyson. Espera reciprocidade.

Outro que cobrará o compromisso do prefeito é Brenno Queiroga (Solidariedade), ex-prefeito de Olho d’Água do Borges, ex-candidato a governador, ex-candidato a vice-prefeito de Natal e atual secretário de Infraestrutura de Mossoró. Queiroga deseja se eleger deputado estadual. Ele tem andado nos bairros, mantendo o contato direto com as pessoas, com postura de pré-candidato.

Allyson Bezerra sabe que não será fácil conduzir o processo. Vai ter que fazer escolhas difíceis. A menos traumática seria adiar uma candidatura da esposa Cinthia, mas, ele não se mostra disposto a abrir mão de ampliar os cargos eletivos no seu núcleo familiar. Porém, no momento da decisão o prefeito vai ter que observar com pragmatismo, para evitar prejuízos ao seu projeto político maior que é se estabelecer como uma liderança política estadual.

O fato é que 2021 está andando a passos largos e daqui a pouco o ano eleitoral bate à porta, exigindo tomada de decisão. Enquanto isso não acontece, Allyson vai tocando o remo no seu mar azul.

 

FRASE

Meu pai vai ser candidato a deputado federal.

FÁBIO FARIA - Ministro das Comunicações, confirmando a pré-candidatura do ex-governador Robinson Faria à Câmara dos Deputados

 

SINAL DE ALERTA

A Mesa Diretora suspendeu todas as atividades da Câmara Municipal de Mossoró, depois de seis servidores testarem positivo para a Covid-19 e outros dois apresentarem sintomas. Parte dos servidores infectados é responsável pela estrutura tecnológica das sessões virtuais. As atividades ficarão suspensas por uma semana, segundo ato da Mesa. Se a situação sanitária for controlada, o retorno acontecerá no dia 27.

 

BANORTE

Nesta data, em 1979, era inaugurada a agência do Banco Nacional do Norte, o Banorte, em Mossoró. Luizinho Cavalcanti (falecido em 2006), o seu primeiro gerente. Monsenhor Huberto Brunning abençoou as instalações na Praça do Pax. Anos depois, o Banorte se transferiu para sede na Vicente Sabóia. Em 1988, o Banorte sofreu o primeiro assalto a banco de Mossoró, com Falconi.

 

WO

O ministro das Comunicações Fábio Faria foi taxativo: não será candidato a governador. Outro ministro potiguar, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), já havia dito o mesmo. O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), garante que não deixará o mandato para ser candidato em 2022. Daí, pergunta-se: quem vai enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT)?

 

DE REPENTE

A missão pode sobrar para Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa.

 

BLINDAGEM

A candidatura de Robinson Faria à Câmara dos Deputados, antecipada pelo filho Fábio, tem razão jurídica: ele precisa do foro privilegiado para enfrentar os tribunais. Robinson virou réu no volumoso processo da "Dama de Espadas", operação que desmantelou esquema dos "fantasmas" na época que foi presidente da Assembleia Legislativa. O mandato é a chave para impunidade.

 

LUTO

O Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró chora a morte do professor Tiago Fernandes, levado pela Covid-19 aos 32 anos. Jovem, cheio de vida, professor de Educação Física. Difícil de entender. Que Deus abrace e conforte a todos.

 

É NOTÍCIA

1 - A Secretaria de Saúde de Mossoró segue vacinando pessoas com 60 anos. Esse público-alvo não compareceu, como esperado, na vacinação do fim de semana. Tem doses no estoque.

2 - A canção Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, superou Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, na liderança do ranking das músicas brasileiras mais regravadas no país. Carinhoso tem 411 gravações cadastradas no Ecad contra 409 de Aquarela do Brasil.

3 - Natal suspendeu, mais uma vez, a aplicação da segunda dose de vacina CoronaVac contra a Covid-19. Está sem estoque. Espera receber uma nova remessa nesta semana.

4 - Os pesquisadores do LAIS/UFRN recomendam o retorno das aulas na rede pública estadual e municipal de forma híbrida, ou seja, presenciais e remota. A recomendação bate de frente com o comitê estadual que é contra o retorno das atividades presenciais agora.

5 - As chuvas do fim de semana garantiram aporte hídrico à barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O maior reservatório do Rio Grande do Norte acumula 1.258.136.519 m³, percentualmente, 53,02% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
notícia
opinião
impresso
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO