Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 24 Abr 2021 | Coluna César Santos - 24 de abril de 2021

Crédito da foto: Arquivo Reitoria da Uern está em disputa

A UERN EM PRIMEIRO LUGAR

Nunca antes na história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) houve um processo de escolha de seus novos dirigentes – reitor(a) e vice-reitor(a) - tão confuso e prejudicial à imagem da instituição como agora. A consulta acadêmica foi suspensa em decisão judicial por razões pouco convincentes. E a peleja vem se arrastando desde o dia 14 último, sem uma solução para o caso.

Não vai daqui a discussão de quem está certo ou errado, muito menos o termômetro para medir a temperatura da disputa, mas, sim, a observação de que a Uern não pode sofrer prejuízos por interesses individuais e/ou de grupos. Daí, que os envolvidos encontrem a melhor solução, de preferência, logo.

Nesta sexta-feira, 23, uma reunião, realizada por meio virtual, conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor e promotor Armando Lúcio, discutiu o impasse, propostas foram apresentadas, mas, sem entendimento.

Os professores Cicília Maia e Chico Dantas, candidatos à reitoria e vice-reitoria, defenderam a necessidade de a comissão garantir as condições para o exercício do voto por todas as pessoas aptas a votar, assim como também para a segurança dos dados e do voto de cada eleitor, no sistema SigEleição. Eles sugeriram que a comunidade universitária seja melhor informada pela comissão sobre o andamento do processo, como também que seja mantida e ampliada a estrutura de suporte técnico remoto para auxílio aos usuários que encontrem dificuldades para efetivação de seu cadastro no SigEleição. O prazo para o procedimento permanece aberto.

Pela proposta encaminhada à justiça pela Comissão Eleitoral, restabelecida a votação, todos os eleitores poderão fazer a validação de seus dados e confirmar seu cadastro no SigEleição até o último momento da votação. Da mesma forma, equipes de suporte técnico remoto ficariam de plantão para ajudar quem tenha dificuldades em realizar o procedimento.

Cicília e Chico Dantas, que formam chapa apoiada pela atual gestão da Uern, se posicionaram sobre as sugestões de que a universidade gerasse login e senha automáticos para todos os eleitores. Eles alertaram para o risco deste procedimento. Segundo eles, parecer técnico da UFRN, desenvolvedora do SigEleição, já apontou os riscos e ameaça à segurança e privacidade dos dados dos usuários, assim como ao sigilo do voto, caso este procedimento seja adotado. É preciso garantir o direito ao voto de todas as pessoas aptas, e da mesma forma, a segurança de todo o procedimento. Colocar isso em risco seria extremamente prejudicial.

Chico Dantas ressaltou que algumas soluções propostas para resolver o impasse diminuem o nível de segurança e burocratizam o processo de validação dos dados do usuário e, alguns casos, demandaria alterações funcionais do SIGEleição, somente implementáveis pela proprietária do sistema, a UFRN. A solução ideal, no contexto da segurança dos dados, é o próprio usuário validar os seus dados cadastrais e a atual versão do SIGEleição já faz isso.

O SigEleição, plataforma definida pelo Consuni/Uern para realização das eleições, foi desenvolvido pelo setor de tecnologia da UFRN e já é utilizado por diversas universidades e institutos brasileiros, em seus processos de escolha de dirigentes.

O fato é que a judicialização da consulta acadêmica é muito ruim para a Uern e seus desdobramentos, certamente, terão repercussão no futuro da instituição. O bom senso e a defesa da instituição sugerem que os envolvidos no processo busquem a solução definitiva, o mais rápido possível, para o bem da Universidade.

 

FRASE

“Nós lamentamos que tenha quem transforme essa questão num debate politiqueiro’”

FERNANDO MINEIRO – Coordenador do Pacto pela Vida, criticando o prefeito de Natal Álvaro Dias de não seguir o decreto estadual de prevenção à Covid-19

 

BOSSA & JAZZ

Começa hoje o Fest Bossa & Jazz - Home Sessions - diretamente de Mossoró. A boa música está garantida no talento das irmãs Nida e Kely Lira, do Brazuka Jazz, Gabriela Mendes, Dayane Nunes, Jean Lone & The Bluesthuders e Terra do Sal Jazz Band. Para acompanhar é só se conectar nos canais da TCM e no Youtube, a partir das 19h. O evento tem assinatura de Juçara Figueiredo.

 

RODÍZIO

Seguindo o rodízio no quadro de colaboradores, a AeC está ofertando 400 vagas para a unidade de Mossoró, nas áreas de atendimento a clientes e no setor de energia. Para participar do processo seletivo, é necessário ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. Os interessados devem se cadastrar no site https://sou.aec.com.br. A AeC é uma das maiores empresas de contact center do País.

 

MISSA

A Igreja Católica retomará as missas presenciais neste domingo, 25, depois de o Governo do Estado ter flexibilizado as medidas de prevenção à Covid-19. As igrejas vão cumprir os protocolos sanitários, com limite de participação presencial de 30% e com missas até as 15h. Depois desse horário, as celebrações serão virtuais.

 

XEROX

A aprovação de 67% da gestão Allyson Bezerra (Solidariedade), registrada pela pesquisa TS2/TCM, repete o início da gestão do ex-prefeito Silveira Júnior, em 2013, quando bateu a casa dos 65% de aprovação popular. Coincidência, ou não, os dois estão cada vez mais parecidos.

 

AVALIAÇÃO

A pesquisa TS2/TCM também revela que o governo Fátima Bezerra (PT) tem 42,36% de aprovação em Mossoró, com 31,53% de reprovação. Já o presidente Bolsonaro amarga reprovação de 55,23% dos mossoroenses, enquanto 25,39% aprovam o seu governo.

 

ELEIÇÕES 2022

Se fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra teria 33,69% dos votos em Mossoró, segundo a pesquisa TS2/TCM. O mais próximo dela é o senador Styvenson Valentim (Podemos), que aparece com 14,32% da intenção de votos.

 

É NOTÍCIA

1 - A Secretaria de Saúde começa a repassar para os municípios as doses de vacinas que chegaram nesta sexta-feira, 23. São 51.400 doses que vão avançar mais um pouco a vacinação no RN.

2 - As praias do litoral sul de Natal, que são as mais visitadas por turistas, viraram um grande lixão. Mais de 1,5 toneladas de lixo foram retiradas do Meio Ambiente. Encontraram de tudo, como seringas, sapatos, garrafas, documentos, latas, roupas etc.

3 - Sem orçamento, o IBGE não vai realizar o Censo 2021. O corte do orçamento tirou essa possibilidade. E o Brasil, sem censo, ficará sem informação sobre o seu povo e o desenvolvimento.

4 - Boa notícia: o Brasil fechou a última semana epidemiológica (Semana 15) com uma redução de 7% no número de casos confirmados da Covid-19. Em relação aos óbitos, a queda foi de 4% quando comparado com a semana anterior. Mas, a situação ainda é grave.

5 - Boa notícia II: O Rio Grande do Norte registrou nesta sexta-feira, 23, a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 dos últimos dois meses. A taxa estava em 88% no momento da edição da coluna. A fila de pessoas por um leito era menor do que a oferta.

Tags:

Jornal de Fato
Coluna César Santos
Mossoró
RN
jornalismo
reportagem
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO