A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o Governo do Estado não tem culpa pela falta de vacinas para a segunda dose em Mossoró e Natal e apontou que a responsabilidade é dos gestores municipais. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva no final da manhã desta segunda-feira (26), um dia após a polêmica da falta de doses em Mossoró.
Segundo a chefe do Executivo estadual, faltou planejamento em Mossoró e Natal que não seguiram os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). “É preciso que os gestores respeitem e cumpram os critérios do PNI, inclusive, esse apelo é feito pelo próprio Ministério da Saúde”, ressaltou, deixando claro que o Governo do Estado está cumprindo a sua parte.
“Aquilo que cabe ao governo tem sido feito com competência. Nossa missão é receber os lotes de vacinas do Ministério da Saúde e fazer o repasse aos municípios. Temos feito isso com muito agilidade. Em menos de 24 horas da chegada dos lotes, iniciamos a distribuição por meio das Unidades Regionais de Saúde”, afirmou.
A governadora disse, ainda, que conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para agilizar repasses de novo lote da vacina CoronaVac para resolver que Mossoró e Natal possam retomar a aplicação da segunda dose. “Esse problema dos municípios não foi criado pelo nosso governo, mas temos a responsabilidade de agir, de trabalhar, para que as pessoas não sejam penalizadas”, destacou.
O ministro Queiroga prometeu agilizar o envio de novos lotes, mas não definiu data, no entanto, é certo que o RN receberá novo repasse nesta semana. Até o final da tarde desta segunda-feira o ministro deve ter uma decisão para o RN, conforme prometido na conversa com a governadora Fátima.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.