ELEITOR ADORA PESQUISA
A pesquisa Datafolha publicada na semana passada, em que mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perderia para o ex-presidente Lula (PT) no primeiro e segundo turnos, foi execrada por bolsonaristas e enaltecida por petistas. Tudo natural. É assim que as torcidas se comportam em torno dos planos.
Os institutos de pesquisas têm a sua parcela de contribuição nessa muvuca. Eles divulgam números divergentes para o mesmo cenário, ao mesmo tempo. Antes da pesquisa da Folha, outros institutos divulgaram os seus levantamentos, diferentes e divergentes, a ponto de expor um jogo de interesse maior do que o intervalo da margem de erro.
O jornalista Carlos Brickman, em sua coluna da semana, levanta a questão de forma bem colocada. Ele escreveu:
“Há pesquisas que apontam uma recuperação de Bolsonaro, há pesquisas que apontam um forte avanço de Lula e uma rápida queda de Bolsonaro – a tal ponto que, se chegasse ao segundo turno, não ganharia de ninguém. Qual o resultado correto, qual o errado? Ambos – os dois estão errados e também corretos. E nada significam, já que a campanha eleitoral ainda está nos ensaios, uma ala importante da opinião pública, o centro, ainda nem tem candidato (nem sabe se terá candidato único), e num quadro de polarização o próprio crescimento de um candidato provoca automaticamente a alta de seu adversário.”
Segue, em análise:
“Simplificando: a pesquisa que indica ampla vantagem de Lula pode fazer com que muitos bolsonaristas desiludidos voltem a apoiar Bolsonaro; a pesquisa que indica vantagem de Bolsonaro pode levar muitos eleitores cansados do petismo a juntar-se em torno de Lula – em ambos os casos, para evitar o mal maior, a eleição do adversário que detestam.”
E mais:
“Eleição é corrida de longa distância, onde boa largada e velocidade máxima são menos importantes que resistência e velocidade média. Em uma semana, a quarta colocada nas pesquisas para a Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, ganhou do favoritíssimo Paulo Maluf, passando na reta final os candidatos do prefeito Jânio Quadros e do governador Orestes Quércia. A utilidade da pesquisa, a tanto tempo da eleição, não é indicar o vencedor: é mostrar aos analistas da campanha o que funciona ou não, e apenas isso.”
Perfeito, Brickmann.
Aliás, pesquisa eleitoral a quase 20 meses das eleições serve apenas para vender a manchete. Partidos, políticos e grupos têm os seus próprios institutos, realizam pesquisas semanalmente, acompanham o comportamento das pessoas e vão moldando as suas caminhadas conforme o humor do momento. Não há amadorismo.
De qualquer forma, as pesquisas têm a sua importância, seja para inflamar as arquibancadas ou para vender manchete.
O brasileiro adora uma pesquisa eleitoral.
FRASE
“Tem idiotas que até hoje ficam em casa”
JAIR BOLSONARO – Presidente da República, voltando a criticar o isolamento social
SANTA CLARA
A FM Santa Clara, de Mossoró, celebra hoje 33 anos de existência, preservando a linha de emissora educativa e de qualidade musical. A Santa Clara foi fundada pelo padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas, presidente da Fundação Sócio-Educativa (FUNSERN), entrando no ar em 18 de maio de 1988. A primeira emissora de Mossoró a operar em frequência modulada, com sucesso até hoje.
CARAÚBAS
O prefeito de Caraúbas, Juninho Alves (PSDB), pediu apoio do Governo do Estado e da Ufersa para o seu município receber a vacina Pfizer. A iniciativa do prefeito é para que possa ampliar o número de imunizantes em seu município. A Ufersa, que tem campus em Caraúbas, colocou a sua estrutura à disposição para armazenar as doses da Pfizer. Atualmente, só Natal recebe vacina Pfizer.
SEMANA QUENTE
A semana está bem agitada em Brasília, com destaque para dois pontos que elevarão a temperatura no Congresso: 1 - o depoimento do ex-ministro Pazuello na CPI da Covid; 2 - o voto impresso que começa a ser debatido pela comissão na Câmara. De quebra, a CCJ da Câmara vota a admissibilidade da reforma administrativa.
PRATA DE CASA
A Polícia Federal do RN será comandada por um potiguar de Natal, o delegado Luiz Carlos Nóbrega Nelson. Ele estava servindo à Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Volta para suceder o delegado Márcio Nunes na Superintendência da PF no Rio Grande do Norte.
ENEM 2021
Estudantes já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021. O prazo vai até o dia 28 deste mês; basta acessar a "página do participante". Já os períodos de inscrição e a data da realização ainda serão divulgados pelo Inep.
INCERTEZA
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, garante que as provas do Enem 2021 serão realizadas em outubro ou novembro. Porém, as metas do Inep para este ano não incluem a sua aplicação, inclusive, servidores trabalham com data de janeiro de 2022. Temos incertezas.
É NOTÍCIA
1 - A Prefeitura de Mossoró está iniciando a obra de reforma da Praça Alípio Bandeira, a conhecida "Praça do Mercado do Alto da Conceição". É mais uma obra bancada pelo Finisa.
2 - Fim de semana de luto no plano nacional e local. A política perdeu o prefeito Bruno Covas (SP); a cultura chora a morte da atriz Eva Wilma; e Mossoró vestiu preto com as perdas de Júnior Maia e de Edimar Vieira, do 1º Cartório, pessoas benquistas.
3 - Nesta data, em 1980, Leonel Brizola anunciava a criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi também nesta data, em 2000, que o Brasil chorava a partida de Ademir da Guia, o Divino.
4 - A executiva Renata Afonson assumiu a posição de CEO da CNN Brasil. Tem a missão de impulsionar a expansão da marca. Para isso, conta com bagagem de excelentes trabalhos na TV Tem (afiliada da Globo), RedeTV, HBO, Band e MTV.
5 - Hoje completa 17 anos da morte de Alcides Fernandes da Silva, o "Alcides Belo". Homem de poucas letras, mas de capacidade incomum. Ele foi prefeito de Mossoró em 1982, quando João Newton da Escóssia renunciou ao cargo para ser candidato a deputado.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.