Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 20 Mai 2021 | Coluna César Santos - 20 de maio de 2021

Crédito da foto: Ilustração Vacina Pfizer contra a Covid-19

MOSSORÓ ESTÁ NO PREJUÍZO

Peço licença ao jornalista Saulo Vale para replicar notícia de seu prestigiado blog, dada a importância do tema:

“Os municípios de Mossoró e Apodi devem receber até o início da próxima semana as vacinas da Pfizer, pela primeira vez. A informação é da coordenadora da Comissão de Intergestores Regional (CIR) e secretária municipal de Saúde de Tibau, Márcia Cristina.

Em contato com o Blog Saulo Vale, ela afirmou que ontem (18) houve uma reunião com secretários da região. A CIR reúne 14 gestores de Saúde municipais. Também houve a participação dos gestores da região do Assú, composta por mais 12 municípios.

Segundo ela, houve acordo para que as vacinas do imunizante Pfizer sejam armazenadas na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), responsável pela distribuição das doses aos municípios.

Os municípios de Mossoró e Apodi serão pilotos para o recebimento dessa vacina. Todos passaram por capacitação para o manejo do imunizante. Posteriormente, os demais municípios devem ser contemplados, explica.

Márcia diz ainda que o motivo de ficar primeiro nesses dois municípios se dá pela questão de armazenamento e transporte do imunizante.

O que ficou acordado é que o transporte dessa vacina será por via aérea ou através de parceria com alguma empresa de sorvete, que já demonstrou interesse. Na questão do armazenamento, não será necessário ultrafreezers, uma vez que as vacinas serão aplicadas num intervalo de no máximo quatro dias, após o armazenamento nas Unidades Básicas de Saúde, explica.

Ela acrescenta que as doses serão exclusivamente para as gestantes com comorbidades, a partir de 18 anos de idade, uma vez que esse público teve a vacinação contra Covid-19 interrompida com a AstraZeneca, após orientação da Anvisa.”

Beleza.

A notícia é excelente. Quanto mais possibilidades de vacinas, melhor para imunizar a população mossoroense e oestana.

Agora, há um ponto que precisa ser esclarecido: se não é necessária a estrutura de ultrafreezeres e se a 2ª Ursap pode fazer o remanejamento da vacina Pfizer, por que Mossoró não recebe o imunizante desde o primeiro momento? Lembre-se que a versão oficial é que a cidade não foi contemplada com a Pfizer porque não havia estrutura de armazenamento. É necessário manter a vacina em uma temperatura inferior -70°C para que o imunizante não perca sua eficácia. Atualmente, apenas Natal e as cidades da região metropolitana recebem o imunizante da farmacêutica norte-americana.

A possibilidade de Mossoró receber a vacina Pfizer surgiu quando a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) colocou à disposição a sua estrutura de ultrafreezers para armazenar o imunizante. Isso motivou o pedido do deputado federal Beto Rosado (Progressistas) ao Ministério da Saúde para que Mossoró também fosse contemplada pela Pfizer.

Pois bem.

Se é verdade que a vacina pode chegar a Mossoró sem necessidade de ultrafreezers, fica claro que a cidade deveria ter sido contemplada desde o primeiro momento, o que teria acelerado a vacinação da população mossoroense.

Quem vai esclarecer?

 

FRASE

Mossoró e Apodi serão pilotos para o recebimento dessa vacina

MÁRCIA CRISTINA – Secretária de Saúde de Tibau, revelando que a vacina Pfizer chegará aos municípios oestanos

 

BARTÔ GALENO

A coluna registra os 71 anos do cantor e compositor Bartô Galeno, celebrados hoje. Bartolomeu da Silva, paraibano de Sousa, adotou Mossoró como a sua terra. E, a partir do tradicional concurso A Mais Bela Voz, da Rádio Rural, revelou seu talento para todo o País. No rádio ou em qualquer lugar, os brasileiros cantam "Só Lembranças", "No Toca Fita do Meu Carro" e tantos outros sucessos.

 

IMUNIZADOS

Mais de 10% da população mossoroense já está totalmente vacinada contra a Covid-19, tendo recebido as duas doses. A plataforma RN + Vacina registrava nesta quarta-feira, 30.324 pessoas imunizadas. Outras 60.653 receberam pelo menos a primeira dose. No total, até ontem, Mossoró havia aplicado 90.977 doses das vacinas CoronaVac/Butantan e Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

 

CORRERIA

Após o JORNAL DE FATO noticiar que a gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) havia gastado quase R$ 1 bilhão em cinco meses incompletos, o prefeito mandou alterar os números que estavam no portal da transparência. Por gravidade, expôs erros amadores e falta de transparência com os recursos da população.

 

SE COLAR...

Lançado pelo filho deputado Walter Alves ao Senado da República, o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho não diz que "sim" nem que "não" sobre possível candidatura em 2022. Mas, que está pronto para os desafios se o povo aceitar.

 

...COLOU

Em melhor português: o nome de Garibaldi foi colocado para o eleitor antecipar, com gestos, se deseja ou não o seu retorno à política. No sertão potiguar, onde água é ouro, o "lançamento" da candidatura de Garibaldi ecoou positivamente. O povo ainda lembra-se do "governador das águas". É aguardar.

 

ALIÁS

Dos nomes citados ao Senado da República, até aqui, nenhum tem a densidade eleitoral de Garibaldi. O atual senador Jean Paul (PT), o deputado/ministro Fábio Faria (PSD) e o ministro Rogério Marinho (sem partido), não empolgam o eleitor.

 

É NOTÍCIA

1 - O número de adoções no RN cresceu 15% durante a pandemia. Foram 31 processos concluídos em 2020 contra 27 adoções no ano anterior, segundo dados do Sistema Nacional de Adoções (SNA).

2 - O pedido da Polícia Federal para investigar o ministro Dias Toffoli foi negado pelo colega Edson Fachin, que cuida da Lava Jato no STF. Toffoli foi acusado, em delação de Sérgio Cabral, de ter recebido propina de R$ 4 milhões. Vai ficar o dito pelo não dito.

3 - O Ambulatório Materno Infantil (AMI) passou a contar com um neuropediatra nesta quarta-feira, 19. O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra, encerrando uma espera de cinco anos.

4 - O prefeito Álvaro Dias editou novo decreto flexibilizando ainda mais as medidas restritivas em Natal. Liberou festa em buffet com público de 100 pessoas e autorizou funcionamento dos shoppings até as 22h. Ignora a alta taxa de ocupação de leitos na capital.

5 - O RN Chega Junto, do Governo do Estado, começou a distribuição de 5 mil cestas básicas em Mossoró e mais 35 municípios da região, para atender famílias atingidas pela pandemia. Em Mossoró, a distribuição é feita por meio de 22 instituições filantrópicas.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO