Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 23 Mai 2021 | Coluna César Santos - 23 de maio de 2021

Crédito da foto: Arquivo Fátima Bezerra e Ezequiel Ferreira de Souza

CADA UM PARA O SEU LADO

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), definiu o palanque da oposição nas eleições 2022, ao antecipar o seu apoio ao ministro Rogério Marinho (sem partido) para o Senado da República. Por gravidade, o rompimento político com a governadora Fátima Bezerra (PT) é questão de tempo. Aliás, a coluna antecipou o cenário ainda em 2020, quando Ezequiel emitiu sinais de distanciamento da Governadoria.

Na edição do dia 26 de dezembro de 2020, a coluna noticiou que a “bancada de Ezequiel” havia derrubado nove vetos da governadora às emendas aprovadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. Algo incomum na Casa Legislativa. A decisão teve viés político-eleitoral e abriu as portas da sucessão estadual.

Antes dos vetos, o grupo de Ezequiel já havia mandado recado a Fátima Bezerra, quando aprovou e promulgou a PEC das emendas impositivas, para desgosto da governadora. De autoria do deputado Tomba Farias (PSDB), a PEC acrescentou o artigo 107-A à Constituição do RN, para autorizar a transferência de recursos estaduais aos municípios mediante emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na prática, permitiu aos municípios receberem recursos sem a necessidade de firmar convênios com o Estado. Ou seja, tirou o poder de negociação do governo junto aos gestores municipais.

As duas derrotas do governo no plenário da Assembleia partiram do presidente da Casa, chanceladas pelo numeroso bloco de deputados que seguem a sua liderança. Naquele momento, Ezequiel antecipou o que aconteceria no futuro próximo, agora exposto de forma mais clara. Houve uma separação de corpos no casamento político-eleitoral Fátima/Ezequiel de 2018, e os dois passaram a viver de aparências.

Esse processo é natural na dinâmica da política. O palanque da governadora em 2022 não cabe Ezequiel, nem o de Ezequiel cabe Fátima Bezerra. A governadora tem um candidato natural ao Senado que é Jean Paul Prates (PT); e Ezequiel tem uma parceria consolidada com Rogério Marinho para o Senado da República.

Ezequiel foi importante na campanha vitoriosa de Fátima em 2018, quando desembarcou no palanque no segundo turno das eleições. Fátima reconheceu a sua importância e o levou para o discurso da vitória. No primeiro ano de gestão, em 2019, Ezequiel mostrou-se fiel e sustentou os projetos do governo encaminhados ao Legislativo. Por gravidade, ocupou espaços na máquina estadual e até hoje ainda mantém posições importantes.

Cada um é consciente do que foi e do que será. Fátima e Ezequiel construíram uma relação de respeito e de confiança. Os novos projetos político-eleitorais não destroem essa relação. Cada um seguirá o caminho, sem mágoas, sem ressentimentos, e eles podem naturalmente se reencontrarem em outro momento.

Pois bem.

Ezequiel Ferreira fez a sua opção de caminhar com a oposição. Poderá, inclusive, ser candidato a governador, se ele entender que é possível vencer Fátima Bezerra nas urnas. E a governadora, com candidatura à reeleição viabilizada, conforme mostram as pesquisas, vai construir o seu palanque com novos aliados.

 

FRASE

“Sendo ele candidato, tem o meu apoio”

EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA – Presidente da Assembleia Legislativa anunciando apoio a Rogério Marinho

 

APERTA

O decreto do Governo do RN, com medidas restritivas mais duras, entra em vigor em 36 municípios do Alto Oeste, e terá validade até 6 de junho. Entre as medidas, toque de recolher das 22h às 5h e proibição de venda de bebidas alcoólica. A região é uma das mais afetadas, neste momento, pelo recrudescimento da pandemia da Covid-19. A rede de saúde pública está com 100% de ocupação.

 

AFROUXA

Já em Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) assinou novo decreto flexibilizando ainda mais as atividades de segmentos da economia. Estão autorizados a funcionar cinemas, teatros, museus e templos religiosos, além da liberação para que permissionários de quiosques possam comercializar bebidas alcoólicas em seus estabelecimentos. O decreto adverte para cumprimento de protocolos.

 

JÚNIOR ESCÓSSIA

Morreu neste sábado, 22, João Newton da Escóssia Júnior, por complicações da Covid-19. Ele estava internado em UTI desde o dia 13 deste mês. Na sexta-feira, 21, havia dado finais de melhora, aumentando as esperanças de familiares e amigos, mas acabou não resistindo. Ele faria 61 anos dia 6 de junho.

 

JÚNIOR ESCÓSSIA II

Júnior Escóssia cumpriu cinco mandatos na Câmara de Mossoró entre 1989 e 2008. Foi presidente da Casa e também chegou a exercer o cargo de prefeito interinamente. Foi servidor público lotado na Secretaria de Tributação, no cargo de auditor fiscal. Também trabalhou na iniciativa privada antes de entrar para a política.

 

JÚNIOR ESCÓSSIA III

A "Operação Sal Grosso", em que ele foi o alvo principal, o fez encerrar a carreira política. Júnior Escóssia era presidente da Câmara, quando, em 2007, o Ministério Público investigou esquema de empréstimos consignados de vereadores.

 

JÚNIOR ESCÓSSIA IV

Júnior era filho do saudoso prefeito João Newton da Escóssia, que administrou Mossoró entre 1976 e 82. Ele era casado com Nildinha, deixa filhos e netos. Nossa solidariedade à família nesse momento de dor.

 

É NOTÍCIA

1 - O SBT fechou contrato de exclusividade para transmitir a Copa América 2021. É mais uma fatia do futebol que tira da Globo. Antes, a emissora de Sílvio Santos comprou a Copa Libertadores.

2 - A Cadeia Pública de Mossoró "Juiz Manoel Onofre de Souza" celebra hoje 19 anos. Foi inaugurada em 2002, nesta data, pelo então governador Fernando Freire, que estava acompanhado do secretário de Defesa Social, Anísio Marinho Neto.

3 - Mossoró vai zerar a fila da segunda dose da vacina CoronaVac neste domingo, 23. Em 10 UBSs e no ginásio do Sesi, atendimento das pessoas que recebem a primeira dose em qualquer data.

4 - A Codern dá sinais de que não conta com a hipótese de privatização do Porto-Ilha, em Areia Branca. A companhia acaba de investir R$ 5,2 milhões para substituir antigos equipamentos, dentro do processo de modernização do terminal salineiro.

5 - Neste sábado, 22, a rede de saúde pública do RN tinha 70 pessoas esperando por uma vaga em leito de UTI Covid. Apenas 17 leitos disponíveis. Nas regiões Oeste e Seridó, a taxa de ocupação era de 100% e na região Metropolitana de Natal, 93%.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
notícia
jornalismo
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO