NÃO É UMA QUESTÃO DE CORAGEM
Na entrevista ao “Cafezinho com César Santos” deste domingo, 30, o secretário do Planejamento do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, disse que os ministros potiguares não têm coragem de enfrentar diretamente a governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições 2022, porque eles reconhecem a própria fragilidade eleitoral.
Freire se referiu a Fábio Faria (ainda no PSD), ministro das Comunicações, e Rogério Marinho (sem partido), titular do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro (sem partido). A afirmação do secretário faz sentido, porque Fábio e Rogério destacam possibilidade de concorrer ao Governo do RN e ambos sonham com uma vaga no Senado da República. No entanto, é preciso esmerar o ponto de vista de Aldemir Freire.
Fábio e Rogério descartam o Governo do Estado não por medo, mas por projetos políticos individuais. Veja:
O ministro das Comunicações tem a vida concentrada em Brasília, onde trabalha, e em São Paulo, onde reside com a família Abravanel. Não há em Fábio Faria qualquer desejo ou projeto de voltar a residir em sua terra Natal, o que seria necessário caso se elegesse governador.
Fábio traça duas possibilidades para 2022: ser candidato a vice-presidente da República na chapa de Bolsonaro ou disputar a vaga de senador pelo RN. A primeira opção, embora seja mais difícil, tem o respaldo, simpatia e desejo do sogro Sílvio Santos, o homem do Baú.
Já Rogério Marinho assumiu a condição de pré-candidato a senador por entender que não é o momento de disputar o Governo do RN, levando em conta as dificuldades que o estado enfrenta e o histórico recente em que ex-governadores tiveram seus currículos comprometidos em razão de gestões desaprovadas.
Entretanto, não se pode descartar totalmente a possibilidade de Rogério ser candidato a governador. Se o presidente Bolsonaro pedir, por entender que precisa de candidatos ao governo em todos os estados para fortalecer o seu palanque à reeleição, certamente o titular do Desenvolvimento Regional aceitaria o “sacrifício”.
O fato é que não é só Fábio e Rogério que não querem ser candidato a governador em 2022. Outros políticos tarimbados não aceitam nem ouvir falar sobre essa possibilidade. Os ex-senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (MDB), que também já foram governadores, encerram qualquer iniciativa neste sentido. O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) também disse não.
Talvez, e provavelmente, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, presidente estadual do PSDB, seja o nome que a oposição “sonha” para disputar com a governadora Fátima Bezerra. Ele tem dito que não, mas os bastidores dão outra resposta. Se as pesquisas internas oferecem leitura positiva, ele teria “coragem” de disputar para governador do Rio Grande do Norte.
O fato é que até o momento Fátima Bezerra não tem adversário. Caminha sozinha para a reeleição. Isso, porém, não é uma garantia de facilidades. A disputa pelo Governo do RN nunca foi fácil e nem será fácil agora.
FRASE
“Ministros potiguares não têm coragem de enfrentar diretamente a governadora no próximo ano”
ALDEMIR FREIRE – Secretário do Planejamento sobre Fábio Faria e Rogério Marinho
TÚNEL DO TEMPO
Nesta segunda-feira, 31, completa 19 anos da inauguração da Área de Alimentação Carlos Alberto de Souza e a quadra de esportes Kênia Felipe, à margem do rio Mossoró. Obra da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini. A urbanização das margens do rio foi a última obra que contemplou o "cartão postal" de Mossoró. Duas décadas depois, as margens do rio parecem um grande lixão.
FREI DAMIÃO
A Igreja Católica lembra nesta segunda-feira, 31, 24 anos da morte de Frei Damião, o missionário do Nordeste. Damião de Bozzano, frade italiano, foi um santo para o nordestino. As suas missões eram acompanhadas por multidões de fiéis. O religioso morreu em Recife/PE e seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças. Há um processo de beatificação no Vaticano.
ELEGÍVEL
O presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (SDD) não se tornou inelegível com a condenação por improbidade administrativa no Tribunal Regional Federal (TRF-5). É que a Corte reformou a decisão de primeiro grau, que havia retirado os direitos políticos por cinco anos. O TRF-5 devolveu a sua elegibilidade.
VACINA
O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) levantou bandeira em defesa da vacinação dos motoboys e entregadores de aplicativos. O parlamentar apresentou o PL 1979/21 que determina a inclusão da categoria no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19. Esses profissionais trabalham nas ruas, expostos aos riscos de contaminação.
"CPI"
O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) sugere a abertura de uma "CPI" para investigar o uso de recursos da Covid-19 em Mossoró. Ele diz que é preciso saber sobre a aplicação de "milhões de reais" na cidade.
SÓ QUE...
A sugestão de Tony se limita ao "governo passado", encerrado em 31 de dezembro de 2020. Investigar sumiço de vacinas, suspensão da unidade de campanha, além de "coisas suspeitas" do atual governo, nem pensar.
É NOTÍCIA
1 - Mossoró começou a vacinar pessoas com 40 anos ou mais, com comorbidades sem o Benefício de Prestação Continuada. Hoje, 10 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas a partir das 8h.
2 - Segundo estudo da Fiocruz, divulgado neste sábado, 29, em julho será registrado aumento da Covid-19 no Distrito Federal, em 13 estados e 11 capitais. Situação mais complicada será no Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O RN não está na lista.
3 - Até o meio-dia deste sábado, 29, o RN havia aplicado 1.044.820 doses de vacinas contra Covid-19. São 686.967 pessoas vacinadas com a primeira dose e 357.853 totalmente vacinadas (2 doses).
4 - A semana terminou com o STF enterrando a delação do ex-governador Sérgio Cabral, livrando muita gente de gravata que estava na lista. Falta agora o próprio STF liberar Cabral da cadeia. Como diz zé ninguém, "desmantelo só presta grande". Isto é Brasil.
5 - A Band está negociando com Miguel Falabella, Tom Cavalcante e Marisa Orth para apresentação de um seriado no estilo "Sai de Baixo". É mais um investimento para a programação de 2022, que terá Faustão, entre outros ex-globais.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.