Sábado, 04 de maio de 2024

Postado às 09h00 | 10 Jun 2021 | Coluna César Santos - 10 de junho de 2021

Crédito da foto: PMM Prefeito Allyson e o CEO Joaquim Franco assinam protocolo de intenção

POLO CLOROQUÍMICO EM MOSSORÓ

A notícia é animadora e enche Mossoró de esperanças: a TFB e Energy anunciou a instalação do polo cloroquímico Koyo na cidade, com investimento inicial de 2,5 bilhões de dólares, algo em torno de 14 bilhões de reais na cotação atual.

O protocolo de intenção foi assinado nesta quarta-feira, 9, pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e o vice-presidente Koyo e CEO da TFB e Energy, Joaquim Franco. A solenidade no Palácio da Resistência contou com dirigentes de entidades que representam os setores produtivos de Mossoró como Acim, CDL e Sindilojas, além do presidente da Câmara de Vereadores, Lawrence Amorim (Solidariedade), que assegurou o apoio do Legislativo ao empreendimento.

Os números prometidos são espetaculares: geração de 2.500 empregos diretos e 7 mil indiretos. Isso só na primeira etapa. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franklin Filgueira, acredita que Mossoró dará salto econômico e terá uma fatia maior do PIB do Rio Grande do Norte.

Joaquim Franco afirma que o polo industrial vai mudar a situação de Mossoró e de região, com capacidade de somar ao desenvolvimento e crescimento do Nordeste. Ele assumiu compromisso de, em 120 dias, apresentar ao município um cronograma da estruturação do trabalho e espera, dentro do mesmo prazo, a Prefeitura de Mossoró viabilizar a parte legal. A previsão é de que as atividades serão iniciadas no começo de 2022.

O prefeito Allyson se empolgou, e não seria diferente, dado o tamanho dos investimentos: “É um dos maiores projetos que o Rio Grande do Norte recebe e a gente tem a satisfação de que as maiores concentrações dessas linhas de produção sejam no município de Mossoró. O polo cloroquímico irá trabalhar o que temos de melhor, que são nossas riquezas naturais, temos a condição de gerar energias renováveis, além das riquezas que já temos como calcário.”

Ótimo.

Vamos acompanhar todo o processo, a partir de agora, acreditando que a instalação de um polo cloroquímico elevará a economia regional, a partir de Mossoró, para outro patamar. É de investimentos como este que a cidade e a região precisam para acelerar o ritmo do desenvolvimento socioeconômico.

 

FRASE

“A primeira etapa receberá investimentos de 2,5 bilhões de dólares”

JOAQUIM FRANCO  -  CEO da TFB  e Energy

 

BANCO DE IDEIAS

Interessante a iniciativa do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), de criar o "banco de ideias" para receber sugestões da população que possam virar projeto de lei. É uma forma de aproximar o legislativo da sociedade. Os vereadores terão acesso aos temas sugeridos e poderão transformá-los em projetos. A proposta de Lawrence foi aprovada no plenário.

 

AS FERAS

O colunista Sérgio Chaves se juntou ao agitador cultural Nelsinho Chaves e a ex-secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, para tornar as noites de domingo mais leves. Eles criaram o programa "As Feras", uma revista eletrônica que promete ser divertida, interativa e de muita alegria. O programa de rádio vai ao ar a partir de domingo, 13, na FM Resistência (93,7). Sintonize.

 

BALÃO DE ENSAIO

Em Natal, plantaram a notícia de que os Alves haviam oferecido o ex-governador Garibaldi Filho (MDB) para vice da governadora Fátima Bezerra (PT) em 2022. E o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) faria parte do pacote como candidato ao Senado. Nenhuma das partes confirmou ou desmentiu.

 

VAI E NÃO VAI

Mais recentemente, o deputado federal Walter Alves, presidente do MDB potiguar, disse que o pai Garibaldi poderia ser candidato a senador. Declaração feita em entrevista ao jornal Tribuna do Norte. Garibaldi fez voto de silêncio. Nas reuniões em família, Gari tem dito que não deseja voltar à política.

 

TEM UMA PEDRA...

O senador Jean Paul Prates é uma pedra no caminho da reeleição da governadora Fátima Bezerra. Ele disse ao PT que vai exercer o direito de concorrer à reeleição, "travando" a necessidade de o partido ter outra sigla para somar à chapa majoritária. Vai haver discussão.

 

DE OLHO

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), é o nome de preferência do PT para compor chapa com Fátima. O líder tucano aceitará o convite para ser candidato ao Senado, mesmo já tendo dito que apoia Rogério Marinho.

 

É NOTÍCIA

1 - O técnico Tite convocou a Seleção Brasileira da Copa América e todos os jogadores confirmaram presença, desfazendo a falsa notícia de boicote à competição continental. A bola vai rolar.

2 - O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, visita hoje as obras do Hospital da Mulher de Mossoró, às 10h. Investimento de R$ 104 milhões, com recursos do Banco Mundial, por meio do projeto "RN Sustentável" - Governo Cidadão.

3 - A agenda de Mineiro em Mossoró segue até amanhã, quando ele visitará a Fábrica de Polpa da Cooperxique (Comunidade Mulungu) - R$ 592 mil para 11 famílias beneficiarem polpa de frutas.

4 - A audiência pública para a prestação de contas da saúde do município, que seria realizada hoje na Câmara de Mossoró, foi cancelada. A secretária Morgana Dantas pediu o adiamento em razão de agenda com a Secretaria de Saúde do Estado.

5 - O Rio Grande do Norte já aplicou 1.177.902 doses de vacinas contra a Covid-19. As pessoas que tomaram a primeira dose somam 794.809, enquanto 383.093 potiguares estão totalmente imunizados. Números da plataforma RN + Vacina desta quarta-feira, 9.

Tags:

coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
Mossoró
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO