Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 11 Jun 2021 | Coluna César Santos - 11 de junho de 2021

Crédito da foto: Reprodução Paciente comemora aniversário com festa dentro da ala para pacientes da Covid

SALVE-SE QUEM PUDER

Ganhou dimensão a repercussão de um vídeo em que mostra uma festa de aniversário de um paciente dentro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, que é referência de atendimento a pessoas com a Covid-19. As cenas são bizarras sob o ponto de vista sanitário e revelam a total falta de zelo com a vida das pessoas no momento em que a pandemia continua fazendo vítimas em alta escala.

As imagens mostram funcionários da UPA celebrando aniversário dentro da ala onde ficam pacientes da Covid. Um homem de 57 anos recebeu o bolo de aniversário e retirou a máscara de oxigênio para soprar as velas. Em seguida, o bolo é cortado para os familiares e profissionais de saúde. É possível ver outras camas ocupadas por pacientes durante a festa.

O cenário é de alto risco com pessoas aglomeradas, algumas sem usar máscara e sem respeitar os protocolos sanitários. O retrato da banalização que é visto em bares, restaurantes, praias, mas que se apresenta ainda mais grave por se tratar de uma unidade de saúde.

O fato passaria ileso se o vídeo não tivesse nos grupos e redes sociais. A repercussão obrigou a gestão municipal a se posicionar. Uma nota da Secretaria de Saúde de Mossoró diz que os funcionários foram advertidos e que um processo administrativo foi aberto.

O histórico recente mostra que a nota oficial é apenas para esfriar a polêmica e que não deve ter outra repercussão. Lembram-se do furto das doses da vacina contra a Covid-19 na UBS do Belo Horizonte? O fato ocorreu há cerca de dois meses e, até agora, a gestão municipal não deu uma resposta à população.

Aliás, a gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) tem sido incompetente no enfrentamento à pandemia. Em janeiro, quando assumiu a Prefeitura, ele suspendeu as atividades na Unidade de Campanha Covid, na UPA do Belo Horizonte; reduziu o número de servidores; desmontou o serviço de drive-thru para testes em massa; além de ter cometido outros erros que afetaram a assistência à população.

A exceção é a campanha de vacinação que avançou em Mossoró, no entanto, isso só está sendo possível porque o Ministério da Saúde, via Governo do RN, está abastecendo o estoque de imunizantes.

Pois bem.

O caso da festa na UPA do Belo Horizonte é, além da extrema irresponsabilidade de quem promoveu, um retrato fiel da forma como a gestão municipal zela pela saúde das pessoas e o desrespeito em momento de grave crise sanitária.

Mossoró sofre.

 

FRASE

Lula esqueceu que chamou FHC de gagá e FHC esqueceu que chamou Lula de corrupto…

JOSÉ DIAS – Deputado estadual do RN dizendo que se sente mal no PSDB

 

PEDRO CIARLINI

Hoje completa 28 anos da morte do engenheiro Pedro Ciarlini Neto, vítima de um infarto aos 40 anos de idade. Um nome que está registrado nas obras estruturantes de Mossoró, realizadas quando ele era secretário de Obras na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, sua irmã. Mossoró reconhece os serviços prestados por Pedro Ciarlini com seu nome no Ginásio Poliesportivo da cidade.

 

ANTIGA COBAL

Há exatos 20 anos, a Prefeitura de Mossoró transferia os feirantes da antiga Cobal para o Mercado do Bom Jardim, para iniciar a ampliação e transformação do mercado no Centro de Comercialização e Abastecimento da cidade. Os investimentos foram feitos na terceira gestão da ex-prefeita Rosalba. Hoje, a área precisa ser reestrutura. É uma das promessas do prefeito Allyson Bezerra.

 

OBRA

A estrutura física do Hospital da Mulher de Mossoró está com 23% concluída, dentro do cronograma da obra que deve ficar pronta em junho de 2022. O secretário Fernando Mineiro, de Projeto e Metas de Governo, visitou o canteiro de obras nesta quinta-feira, 10, acompanhado da deputada estadual Isolda Dantas (PT).

 

OTIMISTA

O ministro Rogério Marinho acredita ter as condições para unir parte da classe política e líderes empresariais em torno de sua candidatura ao Senado. O titular do Desenvolvimento Regional aposta em ações como a transposição do rio São Francisco e as obras hídricas no Seridó/Vale do Açu.

 

CHATOS

Locais de vacinação foram transformados em arquibancadas de bolsonaristas e lulistas. As torcidas exibem placas, após receberem a vacina, atacando ou elogiando conforme os desejos políticos e eleitorais. E o respeito à vida? deixa pra lá.

 

EMENDAS

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) destinou ao longo do seu mandato R$ 74 milhões em recursos para Mossoró. Desse montante, R$ 43.824.539,00 aguardam execução da Prefeitura. Números apresentados pelo parlamentar.

 

É NOTÍCIA

1 - O governador Wilson Lima, do Amazonas, não foi prestar depoimento à CPI da Pandemia, beneficiado pela caneta amiga do Supremo Tribunal Federal, que o blindou com um habeas corpus.

2 - Os Estados Unidos vão fornecer 500 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 a 92 países pobres até junho de 2022. Os imunizantes serão entregues por meio da aliança Covax Facility, socorrendo países como Síria, Angola, Afeganistão, entre outros.

3 - Nesta data, em 1974, o brasileiro João Havelange era eleito presidente da Fifa pela primeira vez. Ficou 24 anos no cargo e implantou a ditadura de chuteiras com efeitos bem negativos para o Brasil.

4 - O Brasil receberá o primeiro lote da vacina Jassen com 3 milhões de doses, devendo o RN ficar com 46.600 doses. O imunizante da Jassen é uma única dose. O estado vai priorizar moradores de rua e caminhoneiros. A carga chegará próxima semana.

5 - Atrações do Pingo de Mei Dia virtual, que abrirá o Mossoró Cidade Junina 2021 neste sábado, 12: João Neto, Gianinni Alencar, Nilson Viana, André Luví e Beth & Jamir. Todos são pratas da casa talentosos. O evento será transmitido pelos canais da Prefeitura de Mossoró.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
notícia
reportagem
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO