Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 15 Jun 2021 | Coluna César Santos - 15 de junho de 2021

Crédito da foto: Reprodução Jair Bolsonaro e Lula estarão frente a frente em 2022

SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE...

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem uma rejeição do eleitor brasileiro de 60%, segundo a pesquisa XP. Logo, seu teto é de 40%. A sondagem divulgada na semana passada diz que o presidente perderia para o ex-presidente Lula (PT) no primeiro e segundo turno, e também seria superado por todos os outros adversários, exceto João Doria (PSDB), com quem empataria.

Portanto, se as eleições fossem hoje, conforme a XP, Bolsonaro estaria fora do páreo, porque nenhum candidato com poder de voto batendo no teto de 40% consegue vencer no segundo turno. Lógica dos números frios.

Como pesquisa é o retrato do momento, não convém afirmar que o atual inquilino do Palácio do Planalto está liquidado. A história conta que a caneta palaciana faz “milagres”. Bolsonaro, assim como antecessores, sabe gastar tinta. E vai gastar tinta.

O jornalista Carlos Brickmann conta uma dessas histórias em que um presidente estava “sangrando” até o ano do voto, quando reverteu com uma série de medidas populares, e foi justamente Lula, o principal adversário de Bolsonaro:

“No auge das revelações do Mensalão, Lula em baixa, estava tudo pronto para o impeachment. Mas a decisão das oposições foi deixá-lo sangrando no poder para batê-lo pelo voto. Ele tinha a caneta. Recuperou-se e venceu.”

No Rio Grande do Norte, o exemplo mais clássico ocorreu em 1998. O então governador Garibaldi Filho (MDB) fazia uma gestão sofrível e com reprovação acima dos 60 pontos. Garibaldi sequer tinha disposição, ou ambiente, para visitar o interior potiguar. Foi aí que surgiu a venda da Cosern e com os milhões de reais apurados Garibaldi distribuiu obras e programas aos quatro cantos do estado. O resultado todos lembram: Garibaldi foi reeleito ainda no primeiro turno, superando o principal nome da oposição, então senador da República José Agripino Maia (DEM).

Para ilustrar ainda melhor a tese de que o humor do eleitor, aqui e alhueres, muda no piscar de olhos, Brinckmann conta uma história do passado:

“Em agosto de 1954, a multidão que ocupava o Rio exigia a deposição do presidente Getúlio Vargas. Os heróis do país eram de oposição: Carlos Lacerda, o brigadeiro João Adil de Oliveira (que chefiou o Inquérito Policial-Militar, IPM, que mostrou aquilo que o próprio Getúlio chamou de “mar de lama”), o brigadeiro Eduardo Gomes, maior nome da Aeronáutica, o major Rubens Vaz, morto num atentado de getulistas contra Carlos Lacerda.

Na madrugada de 24 de agosto, Getúlio se matou. De manhã, a multidão tinha virado getulista, queria escalpelar os oposicionistas, atacou as oficinas de O Globo e da Tribuna da Imprensa. E motivou a frase clássica do brigadeiro Eduardo Gomes, quando o motorista perguntou se queria sair rápido dali: “Não tão rápido que pareça fuga, nem tão devagar que pareça provocação”. O humor do eleitorado é menos constante do que os políticos desejam.”

Portanto, se eleições fossem hoje, Bolsonaro estava fora do páreo. Como as eleições ocorrem só daqui a 16 meses, não convém apertar a tecla do futuro.

 

FRASE

“O humor do eleitorado é menos constante do que os políticos desejam”

CARLOS BRICKMANN – Jornalista

 

FÓRUM ELEITORAL

Há 14 anos, o então presidente do TRE/RN, desembargador Cláudio Santos, lançava a pedra fundamental do Fórum da Justiça Eleitoral de Mossoró. A obra foi iniciada logo no conjunto Abolição II, zona oeste. Hoje, a estrutura física está totalmente defasada e não suporta mais abrigar três zonas eleitorais. O fórum, que leva o nome de Celina Guimarães, precisa de nova sede urgentemente.

 

CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Severiano Melo, município do Médio Oeste, lançou processo seletivo para preenchimento de 64 vagas imediatas com salários que podem chegar até R$ 12,5 mil. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 14, e seguem até amanhã, 16, de forma presencial, na Escola Municipal Ricardo Sérgio. A área da saúde é uma das contempladas com os maiores salários.

 

VILMAR PEREIRA

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró, Vilmar Pereira, representará o setor produtivo do RN na visita dos ministros Fábio Faria (Comunicações) e João Roma (Cidadania). Vilmar foi indicado pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, que estará em Brasília. Os ministros estarão em Mossoró nesta quarta-feira.

 

PRÉ-CANDIDATO

O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) iniciou pré-campanha pelo Governo do RN. Todos os dias, concede entrevistas em Natal e cidades metropolitanas. E, para deixar claro que não está "jogando" para negociar com o PT, faz críticas ao governo Fátima Bezerra e diz que não quer nada com a ex-aliada.

 

PRIMEIRA-DAMA

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) autorizou colocar o nome da esposa Cinthia na lista dos pré-candidatos (as) à Assembleia Legislativa. Nas pesquisas bancadas pelo inquilino do Palácio da Resistência, o nome da primeira-dama é sugerido aos entrevistados.

 

CONFRONTO

Allyson deve partir para segunda disputa com Rosalba Ciarlini (Progressistas), entendendo que a ex-prefeita pode ser candidata a deputada estadual. O prefeito quer fazer a primeira-dama a mais votada em Mossoró.

 

É NOTÍCIA

1 - Bia Gurgel virou as três cadeiras do The Voice Kids, cantando e encantando com a música "Como Nossos Pais". Ficou com Carlinhos Brow, que se mostrou impressionado com o talento de Mossoró.

2 - Mossoró começou a vacinar contra a Covid-19 as pessoas com 49 anos ou mais. Também foi concluída a primeira dose de vacina dos trabalhadores em educação. Quase cinco mil pessoas foram vacinadas entre sábado e domingo. E assim continuará.

3 - O Rio Grande do Norte registrou 21 mortes e 1.504 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O estado chegou a 6.473 óbitos e 284.328 casos confirmados desde o início da pandemia em 2020.

4 - As 3 milhões da Janssen, que chegaria ontem, devem desembarcar no Brasil nesta quarta-feira, 16. A farmacêutica deve ganhar novo prazo de validade do imunizante. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deu sinal positivo.

5 - O Governo do Estado deposita hoje a primeira parcela dos salários de junho dos servidores públicos. Mais de 37 mil servidores que ganham até R$ 4 mil recebem o salário integral, além dos servidores da segurança. Os demais recebem 30% de adiantamento.

Tags:

JORNAL DE FATO
Coluna César Santos
política
economia
comportamento
esportes
jornalismo
opinião
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO