PRIMEIRA-DAMA NA PISTA ELEITORAL
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) autorizou colocar o nome da esposa Cinthia Pinheiro na lista dos pré-candidatos (as) à Assembleia Legislativa. Nas pesquisas bancadas pelo inquilino do Palácio da Resistência, o nome da primeira-dama é sugerido aos entrevistados.
A primeira-dama vem acompanhando o prefeito na agenda externa, principalmente na área social, onde ela tem atuação. Inclusive, Cinthia é vista com frequência na Secretaria do Desenvolvimento Social, sendo tratada como “secretária”.
Nas visitas de Allyson aos bairros periféricos, a primeira-dama é apresentada ao povão e ela, apesar de ainda tímida, tem mostrado certa desenvoltura.
A ideia da candidatura de Cinthia à Assembleia Legislativa tem por objetivo ampliar o poderio político do prefeito, a exemplo do que fizeram outros gestores na história recente da política mossoroense.
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), por exemplo, elegeu a irmã assistente social Ruth Ciarlini deputada estadual por dois mandatos.
A também ex-prefeita Fafá Rosado fez o mesmo, elegendo o esposo médico Leonardo Nogueira deputado estadual em duas eleições.
Antes, o prefeito Dix-huit Rosado tentou eleger o filho empresário Mário Rosado à Câmara dos Deputados, isso na década de 90. Mário ficou na primeira suplência e acabou assumindo o mandato em Brasília. Nas eleições de 2000, Mário tentou se eleger prefeito de Mossoró pelo PMN, tendo como vice George Carvalho, sem sucesso. Ele foi o último colocado, com apenas 228 votos (0,22%)
Com a primeira-dama, Allyson deseja partir para segunda disputa com Rosalba Ciarlini, entendendo que a ex-prefeita pode ser candidata a deputada estadual. O prefeito quer fazer Cinthia a candidata mais votada em Mossoró.
Por enquanto, Allyson Bezerra não assumirá nem descartará a candidatura da primeira-dama, até porque não é hora para isso. A caminhada de Cinthia vai continuar no dia a dia, acompanhando o esposo-prefeito na agenda administrativa, resolvendo pedidos na pasta do Desenvolvimento Social e conhecendo melhor a geografia eleitoral do segundo maior colégio do Rio Grande do Norte.
Se colar, é Cinthia 2022.
FRASE
Vamos vacinar a partir de 18 anos até setembro
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN sobre o avanço na vacinação contra a Covid-19
COMPLACENTE
Está fazendo 75 dias que 20 doses de vacina contra a Covid-19 foram furtadas da UBS do bairro Belo Horizonte, zona sul de Mossoró. Não houve arrombamento, nem havia câmeras de filmagem no local. O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), por meio de nota, prometeu investigação administrativa e punir os culpados, caso comprovado. Até aqui, o gestor não deu uma resposta concreta.
RETRATO DA CIDADE
O vereador Naldo Feitosa (PSC) apresentou uma lista de pedidos ao prefeito Allyson Bezerra: tapa-buraco na Rua João Damásio (Boa Vista), calçamento na Rua Misa Nunes Soares (Dom Jaime), tapa-burado e conserto de bueiro na César Campos e Tiradentes (Alto da Conceição) e limpeza nos canteiros da Rio Branco (Boa Vista). É o retrato de Mossoró que preocupa o vereador Naldo.
DIGITAL
O ministro Fábio Faria, das Comunicações, escolheu Mossoró para lançar o edital da fase 1 do programa Digitaliza Brasil, que vai transformar a recepção de sinal de televisão de analógica para digital. O RN tem 17 municípios aptos a aderirem ao programa. A solenidade acontece nesta quarta-feira, 16, no Thermas, às 10h30.
CONECTADO
Ao lado do ministro João Roma, da Cidadania, Fábio Faria também fará a entrega do programa Wi-Fi Brasil, que leva internet banda larga a comunidades remotas. Mossoró também será beneficiada com a implantação da Rede (fixa) Nacional de Ensino e Pesquisa, do programa Nordeste Conectado.
AGENDA POLÍTICA
Fábio Faria almoçará com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e, em seguida, se reunirá com o deputado estadual Galeno Torquato (PSD). A agenda política faz parte do processo de viabilidade da candidatura de Fábio ao Senado da República nas eleições 2022.
DEPUTADOS
O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) acompanha a agenda administrativa dos ministros Fábio Faria e João Roma. O General Girão (PSL), outro deputado votado em Mossoró, também se fará presente.
É NOTÍCIA
1 - A deputada estadual Isolda Dantas (PT) pede ao Governo do Estado para ampliar a campanha "Junho Vermelho". É preciso incentivar as pessoas a doarem sangue. Os estoques estão baixos.
2 -As primeiras doses da Sputnik, adquiridas pelo Consórcio Nordeste chegam ao Rio Grande do Norte em julho. A previsão é do presidente do Fundo Soberano da Federação Russa, Kirill Dimitriev. Será a quinta vacina contra a Covid-19 aplicada no estado.
3 - Até esta terça-feira, 15, o RN já havia aplicado 1.289.749 doses de vacinas contra a Covid-19. São 900.081 pessoas que receberam a primeira dose e 389.668 totalmente vacinadas (duas doses).
4 - O prefeito Allyson Bezerra recebeu, em audiência, o assessor especial Aldo Aloisio, do Ministério do Desenvolvimento Social, que se apresentou como representante do governo Bolsonaro. Disse que o governo apoiará a instalação do polo cloroquímico em Mossoró.
5 - Nesta data, em 1950, era inaugurado o Estádio Municipal Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Construído para a Copa do Mundo daquele ano, com capacidade para 160 mil torcedores. O Maraca completa 71 anos, mais moderno, sem perder o charme.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.