Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 20 Jun 2021 | Coluna César Santos - 20 de junho de 2021

Crédito da foto: Ilustração Disputa em palanque

PROMESSA DE CAMPANHA EM FAMÍLIA

Com pedido de licença ao jornalista Gaudêncio Torquato, o alto-oestano de Luís Gomes, gabaritado na chamada grande imprensa, vamos explorar o “causo” que ele contou na sua “Porandubas Políticas”, enviada por leitor do Paraná:

“Candidatos de duas famílias disputavam a prefeitura de uma pequena cidade. Final de campanha. A combinação era de que os dois candidatos e seus familiares teriam de usar o mesmo palanque. Discursou, primeiro, o candidato que tinha 70% de preferência dos votos:

- Povo da minha amada terra, povo ordeiro, trabalhador, religioso e cumpridor de suas obrigações. Se eleito, irei resolver o problema de falta de água e de coleta de esgoto. Farei das nossas escolas as melhores da região, educação em tempo integral. Vou construir uma escola técnica do município...

E arrematou:

- E tem mais, meus amigos, ordeiros, religiosos e cumpridores de seus deveres morais, vocês não devem votar no meu adversário. Ele não respeita nossa gente, nossas famílias, nossos costumes. Ele desrespeita nossa igreja. Ele nem se dá ao respeito. Vocês não devem votar nele. Porque ele tem duas mulheres.

O adversário, com 20% de intenção de voto, quase enfartou quando viu a mulher, ao seu lado, cair no palanque. Ela não aguentara ouvir a denúncia do adversário de que o marido tinha uma amante. A desordem ganhou o palanque. A multidão aplaudia o candidato favorito e vaiava o adversário. Cabos eleitorais começaram a se engalfinhar. Passado o susto, com muita dificuldade, o estonteado candidato acusado de ter duas mulheres começa seu discurso, depois de constatar que a esposa estava melhor:

- Meu amado povo, de bons costumes e moral ilibada, religioso e cumpridor de seus deveres morais, éticos e religiosos. Quero dizer aos senhores e senhoras aqui presentes, que, se agraciado com seus votos me tornar o prefeito desta cidade, farei uma mudança de verdade. Não só resolverei o problema da falta de água, como farei também o tratamento de todo o esgoto do município, construirei uma escola técnica e um novo hospital.

A multidão caçoava do coitado e de sua mulher. Mas ele não desistiu e foi em frente:

- Vou melhorar o salário dos professores, a merenda das crianças e ainda vou instituir o Bolsa Cidadão! Agora, prestem bem atenção. Se os amigos acharem que não podem votar em mim porque tenho duas mulheres, votem no meu adversário! Mas saibam que a mulher dele tem dois maridos.

A galera veio abaixo. O pau comeu. Brigalhada geral. Urnas abertas. O adúltero ganhou com 76% dos votos.

 

FRASE

“O governo recebe a decisão de Ezequiel Ferreira com serenidade”

FÁTIMA BEZERRA – Por meio de nota sobre a decisão do presidente da Assembleia Legislativa de instalar a CPI da Covid no RN

 

ADUERN

O grupo que apoiou o professor Adalberto Veronese à Reitoria da Uern deverá ter candidatura própria à presidência da Aduern. Recentemente, o professor José Ronaldo, que coordenou a campanha de Veronese, publicou artigo "renovar ou desaparecer, a metamorfose se impõe", que foi entendido como uma indicação que a Aduern precisa mudar. Até aqui, porém, não houve anúncio oficial.

 

ADUERN II

A atual presidente da Associação dos Docentes da Uern, Patrícia Barra, não pretende concorrer à reeleição. É provável que o seu grupo lance a professor Kelânia Freire, atual vice-presidente e que foi candidata a vice-reitora da Uern nas eleições recém-encerradas. O processo eleitoral da Aduern está aberto. Inscrição de chapas nos dias 23 e 24 deste mês e as eleições no dia 2 de agosto.

 

DE CIMA PARA BAIXO

O grupo político da ex-prefeita Rosalba Ciarlini não foi consultado sobre a provável filiação do ministro Fábio Faria ao Progressistas. A decisão sobre a mudança (ou não) no comando do partido no RN será tomada em Brasília pelo presidente nacional senador Ciro Nogueira, com influência do presidente da Câmara, Arthur Lira.

 

PLANALTO

O presidente Jair Bolsonaro tem interesse da filiação de Fábio Faria ao Progressistas. O partido é da base de apoio político do governo Bolsonaro e tem possibilidade real de indicar o vice na chapa do presidente.

 

ÁGUA E ÓLEO

Se Fábio desembarcar no Progressistas cria embaraço para o rosalbismo em Mossoró. O prefeito Allyson Bezerra (SDD) é aliado do ministro e adversário radical do grupo da ex-prefeita Rosalba. Não tem como juntar. O presidente estadual do partido, ex-deputado Betinho Rosado, está em silêncio.

 

DECIDIDO

Na entrevista ao Cafezinho com César Santos deste domingo, o ex-governador Robinson Faria (PSD) não faz rodeio. Afirma que será candidato a deputado federal e o filho ministro Fábio Faria, ao Senado da República. Leia a entrevista nas páginas 3 e 4 desta edição.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta segunda-feira, 21, o Brasil celebra os 41 anos da conquista do tricampeonato mundial no México, que marcou a geração de Pelé, Gerson, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Carlos Alberto...

2 - Morreu o jornalista Pinto Júnior, vítima da Covid-19. Ele tinha 53 anos. Paraibano, Pinto Júnior decidiu fazer carreira no RN. Conseguiu com competência, com o seu Potiguar Notícias e nos programas de jornalismo da Band Natal e Rádio Rural. Descanse em paz.

3 - Mossoró já está vacinando contra a Covid-19 as pessoas com 48 anos ou mais. Neste domingo, 20, funcionam dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o ginásio de esportes do Sesi, a partir das 8h.

4 - O RN iniciou o fim de semana com taxa de ocupação de leitos de UTI Covid inferior a 80%. Isso ocorre pela primeira vez desde fevereiro, quando iniciou a fase mais crítica da pandemia no estado. Hoje tem mais leitos disponíveis do que pedidos. Amém.

5 -Os vereadores de Parnamirim alcançados pela operação Dízimo não passaram 24 horas presos. Eles voltaram para casa pela generosidade da caneta do juiz Daniel Cabral, do Tribunal Regional Eleitoral, que concedeu habeas corpus no vapt-vupt.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO