Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 22 Jun 2021 | Coluna César Santos - 22 de junho de 2021

Crédito da foto: Ilustração Polarização não é saudável

É ISSO AÍ QUE O POVO MERECE?

O leitor acredita que bolsonaristas e lulistas são capazes de se juntar em Brasília, mesmo brigando – de público – a cada segundo?

A coluna comentou, há poucos dias, que quando há interesse em comum, mesmo aqueles interesses, digamos, nada republicanos, eles viram amigos, coisa de carne e unha. É o caso, por (mau) exemplo, da “lei da improbridade”, que está sendo aprovada no Congresso com a união de bolsonaristas, lulistas e a turma do centrão.

Infelizmente, a “lei da improbidade”, pelo seu texto, é uma carta de garantia da impunidade. Ela afrouxa as regras contra atos de políticos e gestores corruptos. Um absurdo contra a saúde do bem público.

Sobre isso, o jornalista Carlos Brickmann escreveu com rara habilidade:

“A política brasileira está mesmo dividida: de um lado, bolsonaristas, que adoram gastar à vontade o dinheiro público; de outro, com lema invertido, lulistas, que adoram gastar o dinheiro público à vontade.

Bolsonaro (e seus aliados no Congresso) tentam há tempos furar o teto das despesas públicas.

Lula disse agora que, se for eleito, vai revogar o teto de gastos – conhecido como a “regra de ouro”, que desde o Governo Temer segura a inflação.

Só se juntam nisso? Não.

Os presidentes da Câmara e do Senado foram eleitos por bolsonaristas, com pleno apoio do PT e partidos-penduricalhos que usam outros nomes para parecer que não fazem parte do PT.

Só nisso? Imagine!

A reforma da Lei da Improbidade Administrativa, que facilitará em muito a tarefa de privatizar recursos públicos, já tem a garantia de que será sancionada por Bolsonaro (ele diz que é para “desburocratizar” a gestão pública). OK, há quem se refira ao contrabando como “importação desburocratizada”.

O relator da reforma da Lei da Improbidade é um lulista, Carlos Zarattini. O PT votou de forma unânime a favor da desburocratização de Bolsonaro.

A aprovação na Câmara foi por 408 votos a 67, com apenas uma abstenção.

O caro leitor quer algo mais próximo de uma união nacional?

E a rapidez, então! O relatório de Zarattini foi apresentado às 17h10, a urgência foi aprovado às 17h19, em nove minutos. No dia seguinte, a reforma foi aprovada.

Se facilita a corrupção, todos dormem com o inimigo.”

Pois bem.

Cada povo tem a político que merece. E o povo brasileiro faz por merecer exatamente isso que está aí.

Duvida?

Espere só as urnas 2022 e as figuras que sairão vitoriosas.

 

FRASE

"É mais uma das conversas criadas na cidade"

ALLYSON BEZERRA - Prefeito de Mossoró, negando que a sua esposa Cinthia Pinheiro seja candidata em 2022

 

NEGÓCIOS

A cantora Anitta fará parte do conselho de administração do Nubank, considerado o quinto banco mais valorizado do País com valor de mercado estimado em 30 bilhões de dólares. A ideia do banco é se aproximar ainda mais de jovens e das classes D e E. Aos 29 anos, a funkeira tem uma fortuna estimada em R$ 100 milhões. Agora, ela dá o seu primeiro passo concreto no mundo das finanças.

 

NEGÓCIOS II

A Pernambucanas volta a investir no mercado do Norte e Nordeste, com inauguração de lojas na cidade de Gurupi, em Tocantins, e no Shopping Bela Vista, em Salvador/BA. Com as duas inaugurações, a Pernambucanas chega a 426 lojas no país e atinge a marca de 14 novas unidades só em 2021. Com 113 anos de existência, a companhia é referência no varejo nacional.

 

SEM MUDANÇA

O presidente Jair Bolsonaro desembarcará em Mossoró nesta quinta-feira, 24, como previsto. A nave presidencial vai pousar às 9h no Aeroporto Dix-sept Rosado, de onde o presidente seguirá de helicóptero para Jucurutu, no Seridó, e depois Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar.

 

AGENDA

Bolsonaro visitará as obras da barragem de Oiticica (Jucurutu) e assinará a ordem de serviços do ramal Apodi/Mossoró da transposição do São Francisco (Pau dos Ferros). Ele estará acompanhado do ministro Rogério Marinho, do desenvolvimento.

 

ENGESSADO

O senador Jean Paul Prates deixa claro: não aceita o PT negociar a vaga de senador na chapa da governadora Fátima Bezerra em 2022. Ele não abre mão do direito natural à reeleição. A posição de Paul "engessa" a chapa governista com 16 meses antes do pleito. Incomum.

 

RECUO

O ministro Rogério Marinho dá sinais de que vai recuar da candidatura ao Senado. Nos últimos dias, o titular do Desenvolvimento Regional abriu caminho para o colega Fábio Faria, das Comunicações, ganhar terreno. Há quem diga que Marinho está atendendo pedido do presidente Jair Bolsonaro.

 

É NOTÍCIA

1 - Em entrevista a uma emissora de rádio de Natal, nesta segunda-feira, 21, o prefeito Allyson Bezerra jurou que a primeira-dama Cinthia Pinheiro não será candidata. "É mais uma das conversas criadas na cidade", disse. A conferir nas eleições 2022.

2 - Será celebrada - hoje - missa de trigésimo dia da morte de Júnior Escóssia, ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró. A celebração será presencial na Catedral de Santa Luzia, às 17h.

3 - Nesta data, em 2007, a então prefeita Fafá Rosado inaugurava a "Avenida do Shopping" no prolongamento da João Escóssia. Investimento de R$ 1,2 milhão, importante para consolidar a área comercial mais valorizada de Mossoró.

4 - O Rio Grande do Norte iniciou a semana com 100 leitos de UTI Covid disponíveis e registrando uma queda de 41% de ocupação na rede de saúde pública. A pandemia está recuando.

5 - Batida a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas no Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira, 21, eram 1.012.863 pessoas que receberam pelo menos a primeira dose. Outras 398.388 estão totalmente imunizadas com duas doses.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
notícia
opinião
Mossoró/RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO