Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 24 Jun 2021 | Coluna César Santos - 24 de junho de 2021

Crédito da foto: Reprodução Primeira visita do presidente Jair Bolsonaro a Mossoró em 2020

UM DIA HISTÓRICO PARA O OESTE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assina hoje a ordem de serviços para construção do ramal Apodi/Mossoró, que trará água do Eixo Norte do projeto de integração do rio São Francisco para quase 50 municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Trata-se de um empreendimento da ordem de quase R$ 1 bilhão, que vai representar a redenção principalmente da região liderada por Mossoró.

A previsão é que a estrutura seja construída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades serão beneficiadas.

É a última etapa do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que vai permitir que milhares de nordestinos tenham acesso à água, um bem tão valioso, especialmente para o povo que reside no semiárido. Portanto, é possível acreditar, a partir do ramal Apodi/Mossoró, que o governo vai finalizar o tão importante projeto para o Nordeste, que vem desafiando governos e o tempo.

O ramal Apodi/Mossoró é o trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo.

Toda a infraestrutura contará ainda com três áreas de controle, 23 trechos de canais, com extensão de 96,7 quilômetros, sete aquedutos, oito rápidos e um túnel.

O Rio Grande do Norte será o estado com maior quantidade de municípios beneficiados pelas águas do ‘Velho Chico’ transportadas pelo Ramal 32, com população estimada em 478 mil pessoas. A porta de entrada do recurso hídrico será a cidade de Major Sales, de onde será transportado para o Rio Apodi, que banha Mossoró, segunda maior municipalidade do estado e importante polo regional do Nordeste.

Com a chegada das águas no Rio Apodi, o Projeto São Francisco será interligado aos açudes Pau dos Ferros e Santa Cruz, dois dos principais reservatórios potiguares, ampliando a oferta hídrica para o desenvolvimento de atividades agrícolas no perímetro da Bacia do Apodi, que tem alto potencial de solo e localização privilegiada para a exportação de alimentos para o exterior.

A região oeste da Paraíba também será diretamente beneficiada pela construção do Ramal do Apodi/Salgado, impactando positivamente a vida de cerca de 109 mil pessoas em sete cidades. Além disso, a expectativa é que as novas condições de segurança hídrica beneficiem a região de Cajazeiras e aumentem a capacidade produtiva dos projetos de irrigação Lagoa do Arroz e Várzea da Ema, já implantados, e de áreas ribeirinhas ao longo do Rio Cacaré.

Por sua vez, 170 mil pessoas de nove municípios cearenses serão beneficiadas por mais esse trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco. É esperado que a infraestrutura possibilite o aumento da segurança hídrica da irrigação já desenvolvida e a expansão da agricultura irrigada na região da Chapada do Apodi, na fronteira do Ceará com o Rio Grande do Norte.

 

FRASE

O governo não medirá reforços para finalizar esta obra tão importante para o Nordeste”

ROGÉRIO MARINHO – Ministro do Desenvolvimento Regional sobre a transposição do rio São Francisco

 

SÓ NA PRESSÃO

Funcionou a pressão dos servidores da saúde do município de Mossoró. Depois do protesto em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) decidiu receber a categoria. Audiência marcada para o dia 30 deste mês. Os servidores da saúde reclamam, entre outras coisas, a gratificação de plantão, progressão de carreira e gratificação do ESF congelada.

 

RECURSOS PARA A SAÚDE

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) retorna de Brasília nesta quinta-feira, 24. Na bagagem, segundo ele, está trazendo a liberação de recursos do Ministério da Saúde para Mossoró. Um dos benefícios é a aquisição de oito câmaras frias para rede própria de armazenamento de vacinas, projeto aprovado em 2020. O prefeito também anunciou recursos para concluir obras de UBSs.

 

SEGUNDA VEZ

O presidente Jair Bolsonaro pisa em solo mossoroense nesta quinta-feira, 24, pela segunda vez. A primeira ocorreu em 21 de agosto de 2020, quando ele entregou casas populares e anunciou programas sociais. Bolsonaro também escolheu a data para nomear a primeira mulher reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira.

 

BETO ROSADO

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) acompanha a comitiva do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar foi o único da bancada potiguar a lutar em Brasília pela inclusão do ramal Apodi/Mossoró no projeto de transposição do rio São Francisco. Beto estará em Jucurutu e Pau dos Ferros com o presidente.

 

ELA VAI

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), vai recepcionar o presidente Bolsonaro em sua cidade. Entende que é dever como autoridade máxima do município. Apesar da pressão que está sofrendo de aliados da esquerda.

 

DUAS CPIs

A Assembleia Legislativa decidiu retomar os trabalhos da CPI da Arena das Dunas. O requerimento do deputado Kelps Lima (Solidariedade) foi acatado pelo plenário da Casa. Agora, os deputados vão trabalhar ao mesmo tempo com duas CPIs. A outra é a da Covid, que está sendo instalada na Casa.

 

É NOTÍCIA

1 - O PSDB celebra hoje 33 anos. Fundado em 1988 nesta data, a sigla, que teve Mário Covas como o seu primeiro presidente, hoje se apresenta em vala comum.

2 - O IBGE revela que o Rio Grande do Norte tem mais de 1 milhão de pessoas em casas ligadas ao sistema de abastecimento, mas sem acesso à água todos os dias. Trata-se da realidade de um serviço caro, mas que não é entregue ao consumidor.

3 - A partir do dia 23 de julho, se a pandemia estiver controlada, os eventos de massa estarão liberados no Rio Grande do Norte. É o que diz o novo decreto assinado pela governadora Fátima (PT).

4 - Até o fechamento desta edição, às 17h, o Rio Grande do Norte tinha 401.813 pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. Já 1.053.671 de potiguares receberam pelo menos a primeira dose. O estado já havia aplicado 1.455.484 de doses de vacinas.

5 - A operação Lava Jato vai sendo dizimada pela Suprema Corte brasileira. Nesta quarta-feira, 23, o STF decidiu que houve parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condução do processo do triplex envolvendo o ex-presidente Lula. E o caso volta à estaca zero.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO