Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 29 Jun 2021 | Coluna César Santos - 29 de junho de 2021

Crédito da foto: Reprodução/redes sociais Homem de 58 anos recebeu festa de aniversário na ala de pacientes Covid em Mossoró

NÃO PODE CONTINUAR EM SILÊNCIO

O paciente de Covid que teve festa de aniversário dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, morreu no domingo, 27. A comemoração do aniversário do homem de 58, com direito a bolo e vela, ocorreu no início deste mês. As imagens viralizaram nas redes sociais e o caso ganhou repercussão em todo o País.

Ele havia sido transferido para a unidade de tratamento intensivo do Hospital São Luiz (hospital de campanha) no dia 7 de junho - a segunda-feira seguinte ao fim de semana em que a festa de aniversário foi registrada. Não resistiu.

O caso é bem grave, embora não se deve afirmar que a saúde do paciente se agravou após a festa de aniversário. No entanto, as autoridades públicas têm o dever de investigar todos os pontos em torno do episódio.

O vídeo mostra várias pessoas entrando na sala da unidade de saúde com um bolo cheio de velas. Elas cantam "parabéns" para um paciente que está com uma máscara de oxigênio. Em seguida, uma pessoa o ajuda a tirar a máscara e ele sopra as velas.

Na sequência, o vídeo mostra uma profissional de saúde falando que vai partir o bolo, que só não poderá ser consumido pelos diabéticos.

As cenas mostraram a completa falta de respeito aos protocolos sanitários e a ausência de comando na unidade de saúde, que deveria ser referência para o enfrentamento da pandemia em Mossoró.

Quando as imagens ganharam repercussão, a gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tentou amenizar o caso, prometendo uma investigação para apurar responsabilidades de servidores envolvidos na festa.

A Secretaria de Saúde chegou a emitir a seguinte nota:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais.”

Até aqui, porém, nenhuma resposta foi dada. Aliás, a falta de resposta parece característica da gestão municipal para casos relacionados à pandemia da Covid-19. O furto de doses de vacinadas da UBS do bairro Horizonte também não tem resposta até agora. Hoje está completando três meses que as doses desapareceram. A gestão municipal se resumiu a uma nota prometendo investigar e punir culpados. Não cumpriu.

Pois bem.

Os casos da festa na UPA do Belo Horizonte e o furto de doses de vacinas exigem resposta da gestão municipal. Urgente, que se diga. O que não pode é o silêncio.

 

FRASE

“Não tenho como que saber o que há nos ministérios”

JAIR BOLSONARO – Presidente sobre denúncia de irregularidades em compra de vacina

 

TEATRO MUNICIPAL

Nesta data, em 2000, a então prefeita Rosalba Ciarlini assinava o projeto de criação do Teatro Municipal de Mossoró. O projeto arquitetônico assinado por Eduardo Falcão, Carlos Mendes e Vera Cidley, dos quadros da Secretaria de Urbanismo e Obras. O templo da cultura mossoroense foi inaugurado em 2004, último ano da terceira gestão de Rosalba, e recebeu o nome de Jerônimo Dix-huit Rosado.

 

VERDADES SECRETAS

O Rio Grande do Norte será cenário de um dos capítulos de "Verdades Secretas 2", a próxima série do Globoplay e da TV aberta. Os atores Gabriel Leone e Camila Queiroz gravarão cenas em território potiguar. As cenas serão dirigidas por Amora Mautener. A série de Walcyr Carrasco, que chega à segunda temporada, é cheia de cenas picantes e intrigantes. Estreia marcada para 9 de agosto.

 

"CABO ELEITORAL"

O presidente Jair Bolsonaro vibrou a morte de Lázaro, com post "CPF cancelado". Em um País que a boa parte do tecido social vibra com a morte de um bandido, depois de caçado feito animal por 20 dias, o presidente espera multiplicar votos. E quantos Lázaros estão por aí para servir de "cabo eleitoral"? Eita Brasil véi sem jeito.

 

SEGUE

Antes da vibração de Bolsonaro, coube ao governador do Goiás, Ronaldo Caiado, se apresentar de herói. Ele gravou vídeo tão logo tombou o corpo de Lázaro, comemorando o feito, e afirmando que no estado as coisas funcionam bem.

 

PAUL PRATES

O senador Jean Paul Prates começou a perceber que ele mais atrapalha do que ajuda o processo de reeleição da governadora Fátima Bezerra. Sabe que o PT vai precisar da vaga de senado para fortalecer a chapa majoritária. Paul tem dito aos companheiros mais próximos que deseja continuar no Senado, mas que não pretende atrapalhar o projeto eleitoral 2022.

 

BIBLIOTECA

A governadora Fátima Bezerra previu a reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo para outubro deste ano. "Não podemos considerar normal que a biblioteca esteja fechada há quase uma década", afirmou a governadora.

 

É NOTÍCIA

1 - Conta a história que nesta data, em 1920, Lampião entrava para o cangaço com a intenção de vingar a morte do pai. Na verdade, Virgulino Ferreira tinha o instinto de matador.

2 - Nesta data, em 1958, o Brasil vencia a Suécia por 5 a 2 e conquistava o seu primeiro mundial. Pelé, com apenas 17 anos, foi apresentado ao mundo. Quatro anos depois, também nesta data, o Brasil tornava-se bicampeão ao vencer a Tchecoslováquia por 3 a 1.

3 - Até as 18h desta segunda-feira, 28, o RN havia aplicado 1.517.684 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.110.886 pessoas atendidas com a D1 e 406.798 totalmente vacinadas (duas doses).

4 - Mossoró avançou na vacinação contra a Covid-19 no fim de semana e já alcança a faixa etária de 42 anos. Com novos lotes de vacinas que devem chegar nesta semana, o município reduzirá a idade do público-alvo para menos de 40 anos. É a expectativa.

5 - Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES) pediram ao STF que abra inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro. Na notícia-crime, eles acusam o inquilino do Palácio de "prevaricação" no caso Covaxin.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO