Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 10 Jul 2021 | Coluna César Santos - 10 de julho de 2021

Crédito da foto: Reprodução Jair Bolsonaro perde para Lula segundo a pesquisa Datafolha

CPI ESTÁ ‘SANGRANDO’ BOLSONARO

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 9, revela que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é rejeitado por 51% dos brasileiros. É a pior avaliação desde o início do governo. A pesquisa foi feita de forma presencial em 146 municípios nos dias 7 e 8. Responderam ao questionário 2.074 pessoas acima de 16 anos.

Em maio, conforme o mesmo instituto, a reprovação era de 45%. O aumento de seis pontos percentuais pode ter explicação na CPI da Pandemia. O noticiário em torno da Covaxin, com contrato suspeito, embora não executado, está sangrando o inquilino do Palácio do Planalto.

Observe que a queda da popularidade do presidente se concentra, de forma mais densa, no período de funcionamento da comissão parlamentar de inquérito no Senado. Antes, o cenário estava sob controle no Palácio. Em 8 de dezembro, quando começou a curva ascendente, o número bateu 32%. A taxa de ótimo ou bom manteve-se estável em 24%, desde maio. Já o percentual de quem acha o governo Bolsonaro regular caiu de 30%, na pesquisa anterior, para 24% agora.

A queda de Bolsonaro reflete na sucessão presidencial, com ascensão do ex-presidente Lula (PT). Se as eleições fossem hoje, o petista derrotaria Bolsonaro com certa facilidade, levando em conta a pesquisa Datafolha.

Lula aparece com46% das intenções de voto para a sucessão presidencial de 2022 contra 25% de Bolsonaro. O petista aparece à frente do mandatário tanto na pesquisa estimulada, quando são ditos os nomes dos candidatos aos entrevistados, quanto na espontânea. Neste último caso, Lula tem 26% dos votos, enquanto Bolsonaro, 19%.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 58% dos votos, contra 31% do presidente. Na primeira pesquisa Datafolha divulgada em maio deste ano, Lula já aparecia à frente de Bolsonaro, com 41% das intenções de voto contra 23% do presidente. Os 14 pontos de vantagem em maio subiram para 21 em julho.

Outro ponto claro, extraído da pesquisa Datafolha, é que só Lula absorve ganhos com a queda de Bolsonaro. Os candidatos que se apresentam como centristas não conquistaram o apoio dos eleitores. Na pesquisa espontânea, apenas o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi mencionado pelos entrevistados, com 2% das intenções de voto. A porcentagem de pessoas que afirmaram que votariam em outro nome é de 2%.

Já na pesquisa estimulada, Ciro cresce nas intenções de voto, mas a corrida pela chamada terceira via continua embolada. Nesse cenário, o pedetista fica em terceiro lugar, com 8%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 5%, e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), 4%.

Para concluir a leitura, um alerta: 10% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados no questionário do Datafolha, e 2% afirmaram não saber em que vão votar. São 12% dos brasileiros que podem alterar o cenário na hora que declinar para um lado ou outro.

O fato é que a CPI está sangrando o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula está surfando na onda positiva. Cenário do momento.

Não custa lembrar que estamos a 15 meses das eleições presidenciais.

 

FRASE

“Eleições são inegociáveis e não podemos admitir retrocesso”

RODRIGO PACHECO – Presidente do Senado

 

PRESENCIAL

O Governo do Estado determinou o retorno das atividades presenciais de servidores que não integram grupos de riscos da Covid-19. O governo levou em conta o cenário epidemiológico atual, que aponta para o recuo da pandemia. Com a decisão, pergunta-se: os professores retomarão as aulas presenciais? O Sinte/RN tem dito que não e condiciona o retorno à segunda dose de vacina.

 

EM CAMPANHA

A primeira-dama Cinthia Raquel Pinheiro segue a sua pré-campanha a deputada estadual, beneficiada pela máquina pública municipal. Ela foi a atração na entrega de material escolar aos alunos da rede pública de ensino de Mossoró. E fez questão de entregar o material nas mãos de crianças e pais, com abraço e gestos carinhosos. E assim continuará para viabilizar a candidatura.

 

EM CAMPANHA II

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), volta a cumprir agenda na sua terra Natal na segunda-feira, 12. Com o colega Gilson Machado, titular do Turismo, inaugura restauração do artigo Armazém Real da Capitania, visita obras do Museu da Rampa e das praças restauradas com recursos do Ministério do Turismo.

 

EM CAMPANHA III

Fábio Faria se fará cada vez mais presente no RN com agenda federal, dentro da estratégia de se viabilizar candidato ao Senado da República. Além de Natal, ele centraliza o olhar para Mossoró, onde espera ter o apoio do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

 

BETO ROSADO

A Prefeitura de Mossoró tem disponíveis recursos para calçar 94 ruas distribuídas em diversos bairros. São recursos de emendas parlamentares do deputado federal Beto Rosado (Progressistas). Também tem recursos do Finisa para pavimentar outras dezenas de ruas. Cabe à gestão municipal apenas agilizar o processo.

 

SEGUE

O mandato de Beto Rosado já garantiu R$ 70 milhões em emendas para Mossoró nos últimos anos. Parte dos recursos foi investida em saúde e infraestrutura. Outra parte espera pela execução da prefeitura.

 

É NOTÍCIA

1 - O Tribunal de Justiça do RN enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei para aumentar em 2,4% os salários de seus servidores. Ignora lei federal que proíbe aumento salarial até o fim de 2021.

2 - O RN vai sediar a edição 2021 da Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil, entre os dias 14 a 19 de dezembro. A escola de futebol francesa tem 21 unidades no Brasil, incluindo a de Natal. Atende a 300 crianças e adolescentes entre 4 e 19 anos.

3 - O Ministério da Saúde atesta que já foram aplicadas mais de 110 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. No Rio Grande do Norte, até ontem, 1.763.605 doses das 2.260.570 recebidas.

4 - Morreu a professora Zilda Lopes do Rêgo, a primeira secretária de Educação do Rio Grande do Norte. Ela comandou a pasta no governo do Monsenhor Walfredo Gurgel entre os anos 1965/1971. Zilda Lopes era pauferrense e morreu aos 88 anos em Natal.

5  - Brasil e Argentina fazem hoje a final da Copa América 2021, um dos maiores clássicos do futebol mundial. Neymar e Messi frente a frente no Maracanã. E só para ilustrar: a Copa América não ameaçou em nenhum momento o sistema sanitário do País.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
notícia
opinião
jornal
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO