AQUI NÃO É JERUSALÉM
Para iniciar a semana mais leve, abriremos a coluna com um causo narrado pelo jornalista Gaudêncio Torquato, em sua “Porandubas Políticas”, que se deu na encenação da Paixão de Cristo numa cidadezinha da Paraíba.
“O dono do circo, em passagem pela cidade, resolveu encenar a Paixão de Cristo na Sexta-Feira santa. Elenco escolhido dentre os moradores e no papel de Cristo, o cara mais gato da cidade. Ensaios de vento em popa. Às vésperas do evento, o dono do circo soube que 'Jesus' estava de caso com sua mulher.
Furioso, deu-se conta que não podia fazer escândalo sob pena de perder o investimento. Bolou uma maneira. Comunicou ao elenco que iria participar fazendo o papel do 'centurião'.
- Como? - reclamaram - Você não ensaiou!
- Não é preciso ensaiar, porque centurião não fala!
O elenco teve de aceitar. Dono é dono. Chegou o grande dia. Cidade em peso compareceu. No momento mais solene, a plateia chorosa em profundo silêncio.
Jesus carregando a cruz ... e o 'centurião' começa a dar-lhe chicotadas.
- Oxente, cabra, tá machucando! Reclamou Jesus, em voz baixa.
- É pra dar mais veracidade à cena, devolveu o centurião.
E tome mais chicotada. Chicote comendo solto no lombo do infeliz. Até que Jesus enfureceu-se, largou a cruz no chão, puxou uma peixeira e partiu pra cima do centurião:
- Vem, desgraçado! Vem cá que eu vou te ensinar a não bater num indefeso!
O centurião correndo, Jesus com a peixeira correndo atrás, e a plateia em delírio gritando:
- É isso aí! Fura ele, Jesus! Fura, que aqui é a Paraíba, não é Jerusalém, não!”
FRASE
“Deixemos que o eleitor tenha emprego e vacina, que deixe o seu veredito em 2022”
ARTHUR LIRA – Presidente da Câmara, sobre a instabilidade política no País
TÚNEL DO TEMPO
Nesta data, em 1960, era autorizado o funcionamento da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, que antecedeu a criação da Universidade Regional do RN, hoje Uern. Trata-se da mais antiga faculdade da Uern, iniciativa da iniciativa da Sociedade União Caixeiral. A solenidade contou com palestra do Dr. Dirceu Lino de Matos, da Faculdade de Ciências Econômicas de SP.
TÚNEL DO TEMPO II
O médico e político Sebastião Maltez, filho de Caraúbas, construiu história em Mossoró e no RN. Exerceu três mandatos de deputado e presidiu a Assembleia Legislativa (1953/56). Foi um dos fundadores da Maternidade Almeida Castro e seu primeiro diretor e também foi um dos fundadores da Casa de Saúde Santa Luzia. Nesta segunda-feira, 12, completará 43 anos de sua morte.
SÓ EM AGOSTO
A notícia é do jornalista Lauro Jardim, em O Globo: Lula está com dificuldade de montar a agenda para sua viagem ao Nordeste. O ex-presidente gostaria de visitar pelo menos três estados da região ainda este mês. O difícil é organizar uma data que contemple as principais lideranças com quem planeja conversar. É possível que a viagem fique para agosto.
SERÁ PROVIDENCAL
O Rio Grande do Norte é um dos três estados nordestinos na agenda de Lula. A sua visita será providencial para o PT encaminhar a construção do palanque estadual 2022. Os companheiros esperam que Lula convença o senador Jean Paul Prates a desistir da ideia de reeleição e, assim, liberar a vaga de vice para o PT negociar com outros partidos.
VACINAÇÃO
A Prefeitura de Mossoró planeja transformar o Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini em "central de vacinação" para desafogar o movimento intenso do ginásio do Sesi, que concentra a campanha durante a semana. A medida é acertada e vai permitir melhor atendimento.
SEGUE
Mossoró vacina contra a Covid-19, neste domingo, 11, pessoas com 37 anos ou mais. Dez Unidades Básicas de Saúde estão abertas.
É NOTÍCIA
1 - A enfermeira Gilberlânia da Silva assumiu a direção de Enfermagem do Hospital Regional Tarcísio Maia. Trata-se de profissional de competência comprovada, com origem em Patu.
2 - Nesta segunda-feira, 12, completará 19 anos do programa "Barriga Cheia" em Mossoró. Foi instalado na ACDP com o prato feito custando R$ 1. O então governador Fernando Freire comprou o primeiro PF pensando na reeleição. Sem êxito.
3 - Para não perder a moda do momento, a oposição ao prefeito Álvaro Dias (PSDB) está articulando a instalação de uma CPI na Câmara Municipal de Natal. Para investigar aplicação de recursos da pandemia da Covid-19. Pode vingar.
4 - O escritório da Caern do bairro São Manoel, zona leste de Mossoró, passará por reforma a partir desta segunda-feira, 12, portanto, sem atendimento presencial. O consumidor deve procurar os escritórios Central, Santa Delmira e Aeroporto.
5 - A viagem entre Mossoró e Natal pode durar só 40 minutos no voo da Azul Linhas Aérea. A companhia vai inaugurar a nova linha no dia 23 de agosto, com passagem custando R$ 129.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.