DIX-SEPT E A BATALHA DA ÁGUA
Nesta segunda-feira, 12, completa 70 anos da morte do governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. Ele foi vitima de um desastre aéreo na região do Rio do Sal, na costa do estado de Sergipe, quando cumpria o sexto mês de gestão à frente do Executivo potiguar.
Dix-sept Rosado retornava do Rio de Janeiro, então capital federal, onde tratou de solucionar o grave problema de abastecimento de água que afetava o Rio Grande do Norte. Ele assinou contrato de empréstimo junto à direção geral do Banco do Brasil, no valor de CR$ 30.000.000,00 (trinta milhões de cruzeiros), destinado a obras de abastecimento em Mossoró e Caicó, além da ampliação da rede de esgotos em Natal.
Esta foi a fatídica missão.
O professor e historiador Vingt-un Rosado (1920-2005), um dos 20 irmãos de Dix-sept, descreveu, certa vez, a luta do governador mossoroense que foi marcada pela tragédia do Rio do Sal:
“...nos difíceis momentos de julho de 1951, quando a sua velha mãe chorava a perda irreparável do filho queridíssimo, uma voz amiga lhe entrecortada pela emoção: quando num dia próximo, Mossoró tiver solucionado seu problema máximo, cada gota d’água que cair de cada torneira aberta, será um hino de consagração ao mossoroense que tombou a serviço do seu povo.”
A batalha da água era o norte do governador Dix-sept Rosado. Antes mesmo, como 31º prefeito de Mossoró, ele já havia erguido esta bandeira de luta.
A grandeza de sua ação pública mereceu uma homenagem póstuma à altura. Curiosamente, a ideia partiu da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, por meio do vereador Antonio Eduardo Freire. Ele apresentou projeto que criou uma campanha em todo o RN destinada a levantar recursos financeiros para edificar o monumento do Governador Dix-sept Rosado. Entre os artigos da Resolução, estavam definidos os critérios do projeto, entre os quais definiu que o monumento seria oferecido ao município de Mossoró e que a Câmara Municipal de Mossoró definiria o local mais apropriado para a colocação do monumento.
Outro ponto importante é que no pedestal do monumento seriam colocados medalhões dos secretários que morreram em missão oficial: Mário Negócio de Almeida da Silva, (1911-1951), Felipe Pegado Cortez, José Gonçalves Pires de Medeiros e José Borges de Oliveira.
Foi formada a Comissão Pró-Monumento por homens como os jornalistas Lauro da Escóssia (1905-1988), Jorge Freire de Andrade (1903-1962) e Jaime Hipólito Dantas (1927-1993), além do prefeito Francisco Vicente de Miranda Mota, vice-prefeito José Albuquerque Pinto (1907-1986).
A Câmara Municipal de Mossoró decidiu que o Monumento Governador Dix-sept Rosado seria erguido na Praça Vigário Antônio Joaquim, e a sua inauguração aconteceu em 30 de setembro de 1953, no 70º aniversário da Abolição dos Escravos em Mossoró. Estavam presentes Sylvio Piza Pedroza, o então Governador do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Sebastião Maltez Fernandes, (1904-1978), representação do Tribunal de Justiça e demais classes sociais do Estado.
Como escreveu o historiador Geraldo Maia, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia “passou pela política norte-rio-grandense como um bólido, deixando em seu rastro o brilho da glória e a saudade do povo de Mossoró, que chorou e nunca esqueceu o seu filho mais ilustre.”
FRASE
“A história do passado só pode ser compreendida se unirmos, por interpretação, todos os elementos da vida de uma sociedade.”
JACQUES LE GOFF – Historiador francês
OTTONE ZORLINI
O Monumento Governador Dix-sept Rosado foi feito pelo artista Ítalo-brasileiro Ottone Zorlini (Treviso, Itália, 1897 – São Paulo, 1967). Era pintor, escultor, desenhista e ceramista, com obras importantes no Brasil. A execução da obra teve a supervisão do professor Pedro Suzana, de São Paulo. A obra foi trabalhada e fundida nas oficinas do Liceu de Artes e Ofícios São Paulo-LAOSP.
SAÚDE
O Rio Grande do Norte desceu para 47 solicitações por leitos de UTI Covid no início da semana. É a menor média móvel desde janeiro. A redução de solicitações no sistema contribui para a diminuição da ocupação dos leitos, que estava em 56,7% na manhã desta segunda-feira, 12. Os dados da plataforma Regula RN são mais um sinalizador de recuo da pandemia da Covid no estado.
EM BAIXA
A recente pesquisa Datafolha revela que 51% dos brasileiros já admitem apoiar o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Se o índice aumentar mais um pouquinho, o Congresso se sentirá encorajado. Quem banca impeachment é o povo. O Congresso segue esse sentimento.
EM BAIXA II
A mesma pesquisa mostra a reprovação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 33% dos brasileiros consideram a Suprema Corte ruim ou péssima, enquanto 36% julgam existir uma atuação regular e 24% a classificam como boa ou ótima. Não souberam responder outros 7%.
EM BAIXA III
Os brasileiros também reprovaram o desempenho do Congresso Nacional: 38% consideram ruim ou péssimo; 43% acham regular; e apenas 14% responderam bom ou ótimo. Outros 5% não souberam responder.
BLOCÃO
A justiça potiguar decidiu que o deputado Jacó Jácome segue afastado das atividades parlamentares relacionadas ao PSD. O partido continua liderado pelo deputado Galeno Torquato. Por gravidade, segue fortalecido o blocão PSD, PSDB, PSC, MDB e DEM, que bancam a CPI da Covid contra o governo Fátima Bezerra (PT).
É NOTÍCIA
1 - Termina nesta quarta-feira, 14, o prazo de inscrição para o Enem 2021. O interessado deve acessar o site do Inep e clicar na "página do participante". A taxa de inscrição é de R$ 85.
2 - Há 10 anos, Mossoró perdia a única referência de atendimento à saúde da criança. A Uniped encerrava as suas atividades nesta data, em 2011. A unidade de pediatria com atendimento 24 horas continua fazendo muita falta a Mossoró e municípios da região.
3 - A Caern deixou sem abastecimento os bairros Costa e Silva, Alto de São Manoel, Parque Universitário, Rincão, Alto das Brisas, Portal de Mossoró, Ninho e Ecoville. Promete retomar hoje.
4 - Hoje completa 10 anos da morte do ex-vereador Mateus Justino. Vítima de eletropressão quando tinha 69 anos. Justino era capixaba e chegou a Mossoró por meio da Igreja Quadrangular, onde era pastor. Ele foi vereador pelo PMDB entre 1983/1988.
5 -A plataforma RN + Vacina aponta que mais de 18% da população potiguar de 18 anos ou mais já está imunizada com duas doses de vacinas contra a Covid-19. Até a tarde de ontem, eram 474.719 pessoas imunizadas. E 1.321.142 que receberam a D1.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.