Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 14 Jul 2021 | Coluna César Santos - 14 de julho de 2021

Crédito da foto: Assecom/RN Estados precisam de novos carregamentos de vacinas contra a Covid-19

MAIS VACINA, MAIS VIDA

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/ Fiocruz) deve concluir em agosto a entrega das 100 milhões de doses de vacinas contra covid-19 previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica AstraZeneca. Anteriormente, a previsão era de que essas doses seriam entregues até o mês de julho.

A Fiocruz informa que o ajuste no prazo não trará impactos ao Plano Nacional de Imunizações (PNI). Isso porque as entregas de vacinas vão ocorrer de forma contínua até o fim do ano, já que foram contratadas mais 70 milhões de doses e também está em andamento a produção dos primeiros lotes nacionais do ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

A fundação afirma que a AstraZeneca vem cumprindo o contrato com o envio do IFA, principal componente usado na produção da vacina. O insumo é produzido pelo laboratório chinês WuXi Biologics, e enviado a Bio-Manguinhos em lotes mensais ou quinzenais.

“Em razão das primeiras entregas terem ocorrido em março, pelas dificuldades iniciais do envio do insumo, e pela Fiocruz ter conseguido escalonar muito rapidamente a sua capacidade de produção, acima do calendário de envio de IFA previsto, o marco das 100 milhões de doses entregues deve ocorrer em agosto”, diz a nota divulgada pela Fiocruz.

Desde a primeira entrega, realizada em março, a Fiocruz já disponibilizou cerca de 70 milhões de doses ao PNI, sendo 4 milhões de doses importadas prontas da Índia e 65,9 milhões de doses produzidas por Bio-Manguinhos. Para 2022, a Fiocruz prevê entregar 180 milhões de doses, todas com IFA produzido no Brasil.

A vacina Oxford/AstraZeneca é a mais aplicada no país para prevenir a covid-19. Segundo o painel LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, as 50 milhões de doses já administradas respondem por 46,4% do total de aplicações. CoronaVac (40,8%), Pfizer (9,9%) e Janssen (2,9%) são as outras vacinas usadas até o momento no país.

Noutra ponta, o Instituto Butantan recebe nova remessa de 12 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), capaz de produzir até 20 milhões de doses da vacina CoronaVac. A remessa, a maior até agora de matéria-prima vinda da China, vai garantir que o Butantan cumpra o novo contrato com o Ministério da Saúde.

A preparação das vacinas para aplicação pelo Programa Nacional de Imunizações deve ser feita em um período de 15 a 20 dias. O imunizante será, então, disponibilizado para aplicação em todo o país.

O Butantan já disponibilizou 53,1 milhões de doses da vacina elaborada em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O instituto assinou dois contratos com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 100 milhões de doses do imunizante até o final de agosto.

 

FRASE

“É importantíssimo os estados saberem quando e a quantidade de vacinas que vai chegar”

FÁTIMA BEZERRA  - Governadora do RN cobrando calendário da vacina ao ministro Marcelo Queiroga

 

SUPREMA MUDANÇA

A aposentadoria de Marco Aurélio Mello inicia a década de ampla renovação dos quadros do Supremo Tribunal Federal. Até 2030, se aposentarão mais cinco ministros por critérios de idade: Ricardo Lewandowski: maio de 2023; Rosa Weber: outubro de 2023; Luiz Fux: abril de 2028; Cármen Lúcia: abril de 2029; Gilmar Mendes: dezembro de 2030. É a esperança em um novo Judiciário.

 

CONCURSO

A Assembleia Legislativa do RN avançou o processo do concurso público para suprir vagas no quadro de servidores efetivos. O número de vagas foi divulgado pela Casa: 47, sendo 24 para o cargo de Analista Legislativo e 23 para o cargo de Técnico Legislativo, com salários iniciais de R$ 7.725,75 e R$ 4.139,75, respectivamente. O edital certamente será lançado ainda este ano.

 

E O ALUNO Ó

A retomada das aulas presenciais na rede estadual, que deveria ser uma questão de educação, virou pendenga jurídica. O Sinte/RN recorreu à Justiça contra a decisão da própria Justiça, que determinou o retorno das atividades para o dia 19 deste mês. Enquanto isso, os alunos da rede pública vão ficando ainda mais para trás.

 

PIOR AINDA

Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Educação determinou que as aulas presenciais só serão retomadas quando todos os professores estiverem imunizados (duas doses) contra a Covid-19. E quantos já estão ou faltam ser imunizados? A pasta não sabe. E o pobre aluno, ó.

 

PSD

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou que Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso, será o candidato do partido à sucessão presidencial 2022. Pacheco trocará o DEM pelo PSD. Por gravidade, o ministro potiguar Fábio Faria (Comunicações) rasgará a sua ficha do PSD. Ele vai para onde o presidente Bolsonaro determinar.

 

MAS...

A ruptura dos Faria com o PSD não será completa. O ex-governador Robinson Faria, pai de Fábio, continuará presidindo a sigla no RN, e com a sua estrutura será candidato a deputado federal.

 

É NOTÍCIA

1 - O secretário de Tributação do RN, Carlos Xavier, garante que o governo quitará a folha do 13º salário de 2018 no mês de novembro. Dívida de três anos deixada pela gestão Robinson Faria.

2 - Depois de 14 anos funcionando em frente ao IFRN no bairro Costa e Silva, o restaurante Prato de Ouro abrirá em novo endereço a partir de sexta-feira, 16: Av. Presidente Dutra, ao lado da Facene. Atendimento todos os dias, das 11h às 15h.

3 - O prazo de inscrição ao Prouni está aberto e vai até as 23h59 de sexta-feira, 16. São ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais para 10.821 cursos em 952 instituições.

4 - A Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo concurso da Polícia Civil do RN, afirma que o certame não será suspenso em razão da tentativa de fraude por parte de um candidato que foi preso. As etapas seguintes do concurso estão confirmadas.

5 - O RN já aplicou 1.822.299 doses de vacinas contra a Covid-19. São 482.534 potiguares imunizados com duas doses e 1.339.765 que receberam a primeira dose. O estado recebeu até esta terça-feira, 13, 2.260.570 de doses de quatro imunizantes.

Tags:

Coluna César Santos
jornalismo
impresso
jornal
notícia
informação
opinião
JORNAL DE FATO
Mossoró/RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO