Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 31 Jul 2021 | Coluna César Santos - 31 de julho de 2021

Crédito da foto: Dedida Estrutura do Caic do Carnaubal virou depósito de lixo

SONHO VIROU RUÍNAS

Nesta data, em 1992, era inaugurado o primeiro Centro Integrado de Apoio à Criança (CAIC) em Mossoró, instalado no bairro Carnaubal, zona sul da cidade. A solenidade contou com a presença do embaixador Sérgio Paulo Rouanet, que era secretário nacional de Educação e representava o presidente Fernando Collor de Mello. Também estavam presentes o governador José Agripino Maia e a prefeita Rosalba Ciarlini.

Inicialmente chamados de CIACs - Centros Integrados de Atenção à Criança -, os Caics foram um programa nacional de educação criado pelo governo Collor, que tinha como proposta relevante a escolaridade em tempo integral. A proposta revolucionaria o formato de ensino público e a formação de futuras gerações e, no primeiro momento, se espalhou por todo o País com alto investimento.

A ideia do governo Collor foi inspirada em dois projetos anteriores: “Escola Parque”, idealizado por Anísio Teixeira; e os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), pensado por Darcy Ribeiro e implantado no Rio de Janeiro na gestão de Leonel Brizola, na década de 1980, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Darcy Ribeiro e Brizola convenceram Collor da relevância dos CIEPs e o presidente decidiu inserir o modelo no Projeto Minha Gente, elaborado pela Legião Brasileira de Assistência (LBA), com a coordenação do Ministério da Saúde. Com a cassação de Collor, o governo Itamar Franco redenominou de Programa Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente (PRONAICA) e mudou o selo de CIACs para CAICs.

Pois bem.

A ideia era muito boa, revolucionária sob o ponto de vista da escolaridade em tempo integral. As unidades concentravam atividades educacionais, sociais e esportivas, funcionando como centro de convergências de toda a comunidade. Tinha tudo para dá certo. Mas, não deu. A sucessão de governos foi deixando para trás as ideias de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira e os CAICs acabaram nas mãos dos governos estaduais e/ou municípios, sendo abandonados tempos depois.

O descaso está estampado na situação do Caic do Carnaubal, que recebe o nome de Monsenhor Francisco Sales Cavalcanti. A velha estrutura foi desmoronando aos poucos, vítima do descaso das autoridades, até que foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. Hoje, existem apenas as ruínas.

Os moradores do Carnaubal e de bairros adjacentes como Belo Horizonte, Lagoa do Mato e Alto do Xerém, que eram atendidos pelo Caic, lutam pela revitalização da unidade. Eles formaram um grupo e estão se manifestando frequentemente. Já apresentaram proposta ao município e ao governo estadual para a revitalização do Caic, mas, até aqui, as autoridades não se mostraram sensíveis.

Pior para as crianças e adolescentes. Eles perderam o espaço da educação, saúde, lazer, esporte e de alimentação. Os estudantes tiveram que ser distribuídos para escolas públicas de áreas próximas, muitos acomodados em prédios sem mínimas condições de uso.

Infelizmente, o sonho de Anísio Teixeira, de Darcy Ribeiro, de pais e alunos que viam no Caic a possibilidade de vida e de um futuro melhor, virou pesadelo nas ruinas da unidade do bairro Carnaubal.

É o retrato da educação pública do País.

 

FRASE

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”

DARCY RIBEIRO – Antropólogo, historiador, sociólogo e escritor brasileiro

 

PRIMEIRA UPA

Há 19 anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini, em sua terceira gestão, entregava a Mossoró a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do país. A UPA Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia, do Alto de São Manoel, implantou o atendimento médico de urgência 24 horas, revolucionando a assistência à saúde nos bairros e, por gravidade, inibindo a superlotação no hospital regional de Mossoró.

 

MODELO PARA O PAÍS

Mossoró hoje conta com mais duas UPAs, nos bairros Santo Antônio e Belo Horizonte, ambas construídas na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado. Os bons resultados oferecidos pela UPA chamaram a atenção do governo brasileiro, que assumiu o modelo de atendimento médico de urgência 24h em todo o Brasil. As UPAs têm sido o principal suporte para a assistências à saúde da população.

 

CAFEZINHO COM...

O deputado federal Walter Alves afirmou ao titular da coluna que o MDB, partido que ele preside no RN, está aberto para dialogar com todos os partidos sobre as eleições 2022. No entanto, há simpatia do próprio MDB nacional de conversar com o PT. Nesse sentido, é provável que o MDB seja parceiro do projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra.

 

...CÉSAR SANTOS

Walter Alves tomou o "Cafezinho com César Santos". Conversa longa sobre sucessão, projeto político do MDB potiguar e do próprio deputado. Ele cita nome que pode compor chapa majoritária em uma eventual aliança com o PT. Confira a entrevista na edição do JORNAL DE FATO deste domingo, 1º.

 

DECORO

O senador potiguar Styvenson Valentim (Podemos) vai ter que se defender no Conselho de Ética da casa, por quebra de decoro parlamentar. Ele foi denunciado pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Styvenson, em uma live, insinuou que as agressões sofridas por Joice, até aqui misteriosas, teriam sido coisa de chifre. Vai render.

 

GANHOU 'FAMA'

Na acusação, Joice Hasselmann afirma que o senador potiguar é "useiro e vezeiro em desrespeitar mulheres". Styvenson ganhou fama.

 

É NOTÍCIA

1 - O Governo do RN injeta hoje quase R$ 195 milhões na economia do estado com o pagamento da última parcela dos salários de julho do servidor público. O dinheiro cai nas contas durante todo o dia.

2 - E o presidente Bolsonaro, hein? Passou os últimos meses atacando o sistema de voto do Brasil, tentando desmoralizar o TSE, e na hora de provar a denúncia de fraude eleitoral, disse que não tem prova nenhuma. Mais uma chacota no país da piada pronta.

3 - A Feirinha Artesanal de Mossoró será lançada hoje com 43 artesãos expondo os seus produtos. A feirinha ocupará a Praça Bento Praxedes, no centro da cidade, das 8h às 13h. Visite.

4 - Nasceram os gêmeos de Katherine/deputado federal Beto Rosado (Progressistas/RN), nesta sexta-feira, 30, na maternidade Almeida Castro, em Mossoró. Companhia para Teodoro. Beto e Katherine dividiram a alegria e a emoção nas redes sociais.

5 - Segundo dados do IBGE, o Rio Grande do Norte registrou a criação de 12,3 mil vagas de empregos com carteira assinada no 1° semestre de 2021. O mês de junho foi o melhor do período, com a abertura de 4,7 mil novos postos de trabalho formal no estado.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO