MDB NO TABULEIRO DA SUCESSÃO
A entrevista do deputado federal Walter Alves ao “Cafezinho com César Santos”, publicada no JORNAL DE FATO, edição de domingo, 1º, tem um ponto pacífico: o MDB quer resgatar o protagonismo no Rio Grande do Norte, a partir das eleições 2022. Demarcar espaço em chapa majoritária é o caminho.
O MDB tem musculatura para isso. Nas eleições de 2020, o partido elegeu 39 prefeitos, alguns em colégios importantes como Apodi, na região Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal, e Nova Cruz, no Agreste. Os emedebistas ainda foram eleitos para mais de 100 vagas nas Câmaras Municipais e nas vice-prefeituras. Somam-se, ainda, as lideranças regionais que continuam fiéis à bandeira dos Alves.
Walter, que preside o partido no RN, afirmou que o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho é um expoente capaz de agregar forças, dada a sua liderança, exercer a densidade eleitoral para vitórias nas urnas. Faz sentido. Em todas as regiões do estado, o “Governo das Águas” de Garibaldi continua na memória e fazendo eco. É, sim, um nome importante em qualquer tabuleiro eleitoral.
Vale destacar que dos partidos tradicionais do RN, derrotados nas eleições de 2018, o MDB é o único capaz de retomar a força que tinha no passado recente. Outro partido seria o Democratas, do ex-governador e ex-senador José Agripino, mas este se mostra cansado para conduzir um projeto de reestruturação e recuperação político-eleitoral.
O MDB está presente em todos os 167 municípios potiguares. Base sólida. Pode perfeitamente se colocar na prateleira de cima da sucessão estadual. Agora, o retorno ao protagonismo depende de ingredientes que vão desafiar o presidente estadual. Um deles é a capacidade de construir aliança que viabilize o projeto das eleições 2022. Agregar, palavra chave.
No passado recente, esse processo foi bem conduzido pelo ex-líder Henrique Eduardo Alves, hoje afastado da sigla e com enormes dificuldades jurídicas. Agora, a bastão está nas mãos de Walter Alves. Ele, reconheça-se, mostra-se amadurecido para a missão, além, claro, dos conselhos que deve receber do pai Garibaldi. São com essas credenciais que Walter vai liderar o processo.
Ainda na entrevista, Walter dá a dica que aliança com o PT, da governadora Fátima Bezerra, pode ser o melhor caminho, embora tenha afirmado que o MDB está aberto para dialogar com todos os outros partidos. A possibilidade de união com o PT pode ser uma das consequências da reaproximação das duas siglas no plano nacional. Há, sim, o desejo de MDB e PT de caminharem juntos no RN. Isso parece bem claro.
No entanto, existem obstáculos no caminho que precisam ser superados. Um deles é o projeto de reeleição do senador petista Jean Paul Prates. Caso o PT não abra mão desse projeto, fecha uma porta para os Alves. Parece bem claro que o MDB potiguar deseja devolver Garibaldi Filho ao Senado da República. Uma dobradinha com Fátima Bezerra seria ideal.
E se não for possível a aliança com o PT?
Aí o MDB terá um caminho mais desafiador. Se somar à oposição, onde já existem dois pré-candidatos ao Senado, os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações), será uma tarefa bem espinhosa. No entanto, o protagonismo exige desafios e este seria uma prova e tanto.
Bom.
O fato é que Walter Alves, no Cafezinho com César Santos, colocou o MDB no tabuleiro da sucessão estadual 2022. Pronto para jogar com as peças que tem em mãos. E ele sabe jogar.
FRASE
‘O MDB vai estar presente na chapa majoritária em 2022’
WALTER ALVES – Em entrevista ao Cafezinho com César Santos
HORÁRIO DE VERÃO
O presidente Bolsonaro está propenso a atender ao pedido do setor do turismo e de restaurante para retomar o horário de verão. O segmento afirma que impacta positivamente nos negócios porque adiciona uma hora para receber turistas e clientes. Bolsonaro, porém, só tomará a decisão se a maioria da população apoiar. O horário de verão acabou no primeiro ano do governo Bolsonaro.
SAÚDE EM PAUTA
A Câmara de Mossoró retoma os trabalhos, pós-férias de julho, com as atenções voltadas para a prestação de contas da saúde municipal. Estão marcadas duas audiências públicas para prestação de contas da gestão 2020, nos dias 12 e 13, e uma audiência para a atual secretária de Saúde, Morgana Dantas, apresentar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021, no dia 26.
BLOQUEADOS
A ministra Rosa Weber, do STF, deu dez dias para o presidente Bolsonaro justificar o bloqueio de jornalistas da conta oficial do presidente da República no Twitter. Só em 2021 foram 13 bloqueios. Weber deu sequência à ação apresentada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
BLOQUEADOS II
Assim como Bolsonaro, outros gestores esquecem, ou não respeitam, o fato de a conta nas redes sociais ser de interesse público, logo, não pode bloquear jornalistas e/ou cidadãos como forma de perseguição. Por essas bandas de Poti, a postura ditatorial se repete. Em dosagem cavalar, que se diga.
DECIDIDO
O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), descartou candidatura em 2022. A sua prioridade é cumprir o segundo mandato completo. Porém, participará ativamente das próximas eleições apoiando a reeleição de Walter Alves (MDB) à Câmara e Ezequiel Ferreira (PSDB) à Assembleia Legislativa.
EMENDAS
A Prefeitura de Mossoró republicou a licitação para compra de equipamentos para as UPAs do São Manoel e do Santo Antônio, com recursos de emendas do deputado federal Beto Rosado (Progressistas). Pregão remarcado para o dia 16.
É NOTÍCIA
1 - Mossoró já tem mais de 151.514 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose. Isso significa mais da metade da população estimada em 300.618. Totalmente vacinados são mais de 53 mil.
2 - A Globo decidiu alterar o horário do "Domingão", que o apresentador Luciano Huck apresentará a partir de setembro. Terá duração de duas horas e meia, a partir das 18h, após o futebol. Com isso, o Fantástico passa a ter início um pouco mais tarde, às 20h30.
3 - A Caixa começou a receber as apostas da Lotofácil da Independência, que vai pagar um prêmio de R$ 150 milhões. O concurso especial número 2.320 será sorteado no dia 11 de setembro.
4 - A Escola de Artes de Mossoró está oferecendo 410 vagas de cursos para público a partir dos sete anos de idade. São cursos de teatro, violão, técnica vocal, saxofone, flauta etc. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de agosto, pelo fone (84) 3315-4963.
5 - A Mirante Casa Show, na cidade de São Miguel, marcou a primeira grande festa no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, após o isolamento social. Será no dia 26 de setembro com a sensação do momento Zé Vaqueiro, Zé Cantor e Raí e Saia Rodada.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.