Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 15h45 | 08 Ago 2021 | Coluna César Santos - 8 de agosto de 2021

Crédito da foto: Ilustração Novo coronavírus

SÓ COM APOIO COLETIVO

A microbiologista Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e autora do livro "Ciência no Cotidiano", levanta, em artigo, que a vacinação contra a Covid-19 só funcionará se abraçada como estratégia coletiva. Leia:

Na cidade de Nova York, a partir de setembro, para frequentar estabelecimentos comerciais, será obrigatória a apresentação de um certificado digital de vacinação. Um aplicativo de celular, oficial do governo do estado, será utilizado para liberar a entrada. Outros estados nos EUA estudam desenvolver seus aplicativos. Muitos bares e restaurantes já exigem atestado de vacinação para os clientes que desejam usar o salão. Sem isso, serviço só nas mesas ao ar livre.

Na Europa há um sistema parecido, mas que aceita também teste negativo para o vírus, ou certificado de recuperação de Covid-19. Austrália e Japão também preparam seus passaportes de vacina. Algumas companhias aéreas fazem uso de um outro aplicativo, o CommonPass, que registra o status de vacinação e/ou testagem do viajante.

Se por um lado não há dúvidas de que essas medidas são necessárias para garantir a segurança dos cidadãos, por outro, muita gente, inclusive no Brasil, coloca em dúvida sua legitimidade. Defensores de teorias da conspiração e do movimento antivacinas aproveitam-se da situação para insuflar temores envolvendo liberdades individuais e privacidade, manipulando essas questões — em si, válidas — para fazer avançar uma agenda negacionista.

Se uma escolha individual pode prejudicar a saúde de quem não tem nada com isso, ela é justificada? Quando a lei proíbe fumar em ambientes fechados, protegem-se aqueles que não aceitam se expor aos riscos para a saúde trazidos pela fumaça do tabaco — riscos que os fumantes têm o direito de aceitar. Não proibimos ninguém de fumar, mas proibimos os fumantes de impingir a terceiros os riscos que seu vício acarreta.

Da mesma maneira, a recusa em vacinar-se provoca um dano coletivo e coloca outras pessoas em risco. Como nenhuma vacina protege 100%, e sempre existem pessoas que por algum motivo não podem se vacinar, alegar que “quem quiser se proteger que se vacine” tem ainda menos lógica do que “quem não quiser que não fume”. A vacinação só funciona plenamente quando é abraçada como estratégia coletiva.

Ninguém vai vacinar pessoas à força, mas pode-se retirar benefícios e direitos. Nos EUA, a alta circulação da variante Delta, mais contagiosa, e a iminência dos passes de vacinas causaram um aumento na busca por vacinação. Pode ser uma boa estratégia. É importante também lembrar que liberdade não se aplica somente àqueles que não querem se vacinar.

No estado do Missouri, houve registros de pessoas que foram se vacinar em segredo, escondidos de seus familiares, que são abertamente antivacinas. Alguns usaram disfarces e pediram segredo aos agentes de saúde. Mais uma vez, é preciso esclarecer que vacinação é um direito do cidadão, e um exercício de cidadania. Quem preferir não exercer a cidadania talvez tenha que entender que sua escolha trará consequências desagradáveis para si, necessárias para evitar que consequências trágicas atinjam quem não tem nada com isso. Em outras palavras, vá fumar na rua, e, para entrar, mostre a vacina.

 

FRASE

Se uma escolha individual pode prejudicar a saúde de quem não tem nada com isso, ela é justificada?

Natalia Pasternak - microbiologista

 

ZOONOSE

Há exatos 25 anos, Mossoró ganhava o Centro de Zoonoses, com sede ao lado do Cemitério Novo, à margem do complexo viário Abolição. Obra construída e inaugurada pelo prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, para reforçar a prevenção e controle de doenças que acometem os animais. A criação do centro foi normatizada pela Lei 1.043, de 4 de junho de 1996.

 

FAMOSA

A Agrícola Famosa está fincando alicerce no Reino Unido. O Valor Econômico revela que a empresa se chamará Melon&Co e servirá de referência para distribuição dos produtos da Famosa na Europa. A maior produtora de melão do Brasil, que também explora melancia, mamão, banana e outras frutas, está fincada em solo mossoroense, no Ceará e em Pernambuco.

 

SER...

Vai daqui um abraço bem apertado em seu Teobaldo, onde ele estiver. O abraço que era para ter dado todos os dias. Filhos, façam isso hoje, amanhã, depois de amanhã... Aproveita o seu Velho.

 

...PAI

A equipe RP - O Boticário - RN lembrou deste jovem repórter, pai de Valéria, Brena, Rasec, Jordanna e Maria Lua: "Ser pai não é colocar um filho no mundo, é colocar todo amor do mundo num filho", diz o bilhete acompanhando de aroma de amor. Muito obrigado!

 

DOM JOÃO COSTA

Acontece nesta segunda, 9, a inauguração do Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, como parte integrante da Faculdade Católica do RN. O centro abrange os núcleos de Práticas Jurídicas e de Gestão Pe. Sátiro Cavalcanti e de Cuidados em Saúde Pe. Flávio Augusto, com intuito de fortalecer a prática profissional. Solenidade às 16h30, no antigo colégio Dom João Costa.

 

PAVIMENTAÇÃO

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) anunciou a pavimentação de 23 ruas de Mossoró. Recursos de suas emendas parlamentares, que serão liberados via Caixa Econômica Federal (CEF). Resta à Prefeitura de Mossoró agilizar o processo e iniciar as obras o mais rápido possível.

 

É NOTÍCIA

1 - Tóquio confirmou 4.566 novos casos de coronavírus só neste sábado, 7. Na quinta-feira, 5, já haviam sido registrados 5.042 casos. E ninguém ainda falou sobre Olimpíadas "negocista".

2 - Ei, você que tá fazendo campanha (justa, necessária e urgente) a favor da lei que criminaliza atuação de "haters", já analisou a sua própria atuação nas redes sociais? Faça isso. É o primeiro passo para varrer a cultura do ódio na internet.

3 - Tóquio confirmou 4.566 novos casos de coronavírus só neste sábado, 7. Na quinta, 5, já haviam sido registrados 5.042 casos. Explodiu. E ninguém falou sobre Olimpíadas "negocistas". Até Casagrande faz voto de silêncio. Por que será, hein?!

4 - O Rio Grande do Norte já tem 647.120 pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19. Outras 1.664.596 receberam a primeira dose. O número de doses aplicadas chegou a 2.311.716 neste sábado, 7. O RN já recebeu 2.817.130 doses de vacinas.

5 - Nesta segunda-feira, 9, o mundo do futebol deve reverenciar Mário Lobo Zagallo, que celebrará 90 anos de vida. Maior campeão mundial pelo Brasil. Lenda viva do nosso futebol.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATOm
notícia
opinião
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO