Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 10 Ago 2021 | Coluna César Santos - 10 de agosto de 2021

Crédito da foto: Ilustração Brasil sofre com a classe política que tem

MASSA DE MANOBRA CONTRA O PAÍS

O Brasil perde tempo com o debate sobre o voto impresso, sem perceber. Como massa de manobra, a maioria faz o que o seu político de estimação induz, cumprindo a missão na base 0800. Vai para as redes sociais radicalizar em defesa do seu lado. Se é bolsonarista, defesa do voto impresso; se é lulista, cacete no voto impresso. Não sabem o que estão defendendo ou atacando. São apenas rebanhos, com viseiras e tudo mais.

O que temos visto é a discussão radical, temperada pela linguagem chula do chefe do Executivo que está arrastando para dentro o Legislativo, Judiciário e a sociedade. É incrível como eles não se respeitam e transferem esse sentimento ruim para os torcedores que, igualmente, não se respeitam e não respeitam o País.

Por gravidade, uma agenda importante e urgente vai ficando para trás. O voto impresso jogou ao ostracismo temas importantes como a retomada das aulas presenciais na rede pública de todo o Brasil; as reformas tributária, administrativa, eleitoral e do Estado; a retomada da agenda social efetiva; o fim do foro privilegiado; a volta da execução de condenação em segunda instância; o combate à corrupção; entre outros não menos importantes.

O deputado federal Raul Henry (MDB/PE) acerta quando afirma que a briga arrastada do voto impresso “não é agenda do País, é agenda estéril, apenas para tumultuar. Serve apenas para radicalização”. É exatamente isso.

Há uma possibilidade de o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), levar a PEC do voto impresso para o plenário da Casa nesta terça-feira, 10, com recado já dado ao presidente Bolsonaro: qualquer que seja o resultado será respeitado.

A tendência é de derrota de Bolsonaro. Para aprovar a PEC, o governo precisa de 308 votos. Levantamento feito nesta segunda-feira, 9, apontou que orientação para o voto contra é de 329 deputados, enquanto o voto a favor é de apenas 86. Os indecisos somam 57 e o Progressistas liberou seus 41 deputados. É quase impossível o Palácio reverter esse quadro.

Portanto, importante que o processo seja concluído no Congresso e o Brasil se volte para uma agenda positiva. Difícil esperar a boa vontade da turma de Brasília e seus rebanhos, mas não costuma sonhar.

Esse País um dia cumprirá o seu ideal.

 

FRASE

“Essa não é agenda do País, é agenda estéril, apenas para tumultuar."

RAUL HENRY - Deputado federal sobre o debate radical em torno do voto impresso

 

COBAL

Há 22 anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini anunciava a compra do imóvel da antiga Cobal para transformá-lo na Central de Abastecimento de Mossoró. Negócio fechado por valor de R$ 435 mil, sendo R$ 18.500 de entrada e o restante em 96 parcelas. Com a compra do imóvel, a terceira gestão de Rosalba iniciou e inaugurou a Central de Abastecimento, além do Mercado do Peixe e da Ave.

 

DESCONTO

O motorista que cometer infração e for autuado por agentes de trânsito poderá ter desconto de 40% quitando a valor da infração até a data de vencimento do débito. O Detran do RN aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) gerido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Para aderir é só baixar para o smartphone aplicativo do sistema de Notificação Eletrônica.

 

SALÁRIO ATRASADO

Sem o salário de julho na conta, os servidores do Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM) se reúnem hoje para organizar movimento. Eles tentaram falar com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), sem sucesso. E sem previsão quando julho será pago.

 

HENRIQUE ALVES...

O ex-deputado Henrique Alves cumpriu agenda em Mossoró nesta segunda-feira, 9. "A agenda religiosa", advertiu ele em conversa rápida, por telefone, com o titular da coluna. Convidado para uma entrevista no "Cafezinho com César Santos", ele resistiu: "Está chegando a hora de quebrar o silêncio, mas não é agora." Promete.

 

...EM MOSSORÓ

Henrique Alves veio a Mossoró a convite do padre Charles Lamartine, diretor da Faculdade Católica do RN, para prestigiar a inauguração do Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa. Antes de cumprir o compromisso, ele visitou a empresária aluizista Edith Souto.

 

NÃO PASSA

Um grupo de senadores mandou recado para a Câmara: se o "distritão puro" passar pelo crivo dos deputados, será derrubado pela maioria no Senado. Há uma linha de raciocínio que voltando as coligações proporcionais já está de bom tamanho. Para eles, claro.

 

É NOTÍCIA

1 - Dona Têca encerrou as suas atividades no Partage Shopping Mossoró, consequência da pandemia que tirou o público de circulação. O restaurante passa a funcionar em outro endereço da cidade.

2 - Há 41 anos, Mossoró perdia o talento de Manuelito, o fotógrafo de todos os tempos. Ele tinha 70 anos. Manuelito Pereira dos Santos Benigno Magalhães registrou em lentes a história de Mossoró e sua geografia humana. Está documentado para sempre.

3 - A Unidade Básica de Saúde "Dr. Cid Salem Duarte" celebra hoje 20 anos de funcionamento. Inaugurada no Abolição IV em 10 de agosto de 2021, pela então prefeita Rosalba Ciarlini.

4 - O RN começa a semana recebendo quase 76 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Primeiro carregamento chegou nesta segunda-feira, 9, com 24.600 doses da CoronaVac; e hoje desembarcam no estado mais 51.480 doses do imunizante Pfizer.

5 - Ao meio-dia desta segunda-feira, 9, o RN havia ultrapassado a marca de 2,340 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Pelo menos 1.685.304 de pessoas haviam recebido a primeira dose, enquanto 655.479 foram totalmente imunizadas.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO