Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 14 Ago 2021 | Coluna César Santos - 14 de agosto de 2021

Crédito da foto: Ilustração Fake news é crime

VAMOS TODOS COMBATER FAKE NEWS

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, defendeu nesta sexta-feira, 13, o combate às fake news dentro da esfera de controles que a justiça eleitoral tem que exercer. A sua fala acontece no momento em que o seu colega de Corte, ministro Alexandre de Moraes, manda para trás das grades o presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, no processo que investiga “milícias virtuais”.

Para a jurista, é papel dos Tribunais da área garantir a liberdade de todos e a expressão livre do candidato que queira se apresentar. Essa livre expressão, porém, exclui conteúdo que carreguem desinformações, principalmente quando promovidos de maneira intencional e automática, por meio de bots.

“Bots, computadores, criação por computadores odientos e odiosos deturpam de forma acintosa o exercício livre de escolha do cidadão porque se canalizam através de mentiras”, disse. A ministra também acrescentou que, nesses casos, a expressão não é instrumento da liberdade, mas de uma falta de liberdade imposta ao cidadão. Portanto, o instrumento de uma ação delituosa que não pode prevalecer uma vez que lesa a liberdade dos outros.

“Senão, não se compromete uma pessoa, mas todo processo de escolha e vicia até mesmo a formação do consentimento popular que vai dar o vencedor. Sem consentimento livre o resultado estaria comprometido e as Fake news buscam isso. Quando se utilizam computadores para viciar pessoas humanas há de se convir que algo está errado”.

Ao reiterar que essas práticas delituosas tenham que ser cortadas do sistema, a ministra avaliou que o direito ainda vem atualizando e se aperfeiçoando para alcançar os avanços que as tecnologias trazem, com a justiça eleitoral sendo pioneira nesse processo.

“O controle das Fake news se dará na forma do direito, porque apenas este tem mecanismos para fazer face às possibilidades que a tecnologia oferece, para o bem e para o mal. O mal não pode prevalecer num sistema democrático que quer, exatamente, uma cidadania livre e plural, como determinado pela constituição”.

De acordo com Cármen Lúcia, a confiança é imprescindível nesse processo, e isso tem se mostrado no sistema eleitoral que, segundo ela, vem se defendendo permanentemente de todos os ataques recentes.

“A democracia permite, até mesmo, que pessoas que ficam contra ela possa se manifestar, ao contrário das tiranias. Porém, ela não pode ser destruída por esses destruidores. E a justiça eleitoral, por isso mesmo, tem condições de se defender. É isso que se está fazendo nesse momento, em que se busca questionamentos absolutamente desfundamentados. Não estamos falando apenas de desinformações, mas de deformações, de mentiras, que se plantam. Acho que é preciso se perguntar a quem interessa e qual interesse se quer cumprir.”

O pensamento da ministra do STF é compartilhado pelo cidadão de bem, no entanto, poucos se dão conta que, de alguma forma, apoiam as fake News quando estas são favoráveis aos seus candidatos de preferência e, muitas vezes, replicam para tentar favorecê-los.

Pois bem.

Antes de entrar nessa, faça uma avaliação de seu próprio comportamento, veja se, de alguma forma, você não está compartilhando do crime, mesmo sem querer. As fakes News ganham vida porque tem pessoas de bem replicando o “trabalho” de pessoas criminosas.

Pense nisso.

 

FRASE

“A mulher precisa se envolver mais no processo político-eleitoral”

DAMARES ALVES - Ministra da Mulher

 

PADRE NUNES

O padre Nunes é uma celebridade no TikTok pela forma como conduz as missas com oração de cura e libertação. Chamou a atenção pelas redes sociais e foi "descoberto" pelo programa da Eliane, no STB. Ele gravou para o quadro "Famosos na Internet" e que será exibido no dia 22. O religioso, nascido em Almino Afonso, na região do Alto Oeste, atua na Igreja de Neópolis, em Natal.

 

CINE JANDAIA

A película "Dois destinos se encontram", com Richard Widmark Trevor Howar e Jane Greer, foi exibida na inauguração do Cine Jandaia, uma das cerca de dez salas de cinemas que Mossoró já teve. Instalada na Av. Alberto Maranhão, Bom Jardim, o Jandaia foi inaugurado nesta data, em 1958, pelo superintendente da Sociedade de Cinema Ltda, Paulo Gutemberg de Noronha Costa.

 

FORTALECIDO

Beto Rosado mostra prestígio na executiva nacional do Progressistas ao assumir a presidência do partido no RN. É bem verdade que seu grupo, por meio do pai Betinho Rosado, já comandava a legenda, mas havia uma ofensiva muito forte para tirá-lo do comando do PP.

 

OFENSIVA

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez pressão para tomar o Progressistas potiguar. Anunciou saída do PSD para ganhar força junto a Ciro Nogueira, hoje ministro da Casa Civil, e líder dos progressistas. Não vingou. O grupo liderado pelo outro ministro potiguar, Rogério Marinho, também tentou pegar o Progressistas.

 

"DONOS"

Dos oito deputados federais do RN, cinco são presidentes de partidos: Walter Alves (MDB), Benes Leocádio (Republicanos), João Maia (PL), Rafael Motta (PSB) e agora Beto Rosado (Progressistas). Já Carla Dickson não é presidente, mas o Pros é presidido por seu marido, deputado estadual Alberto Dickson.

 

BEM NA FITA

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, o presidente Bolsonaro vendeu o "peixe" do ministro potiguar Rogério Marinho. Falou das qualidades do titular do Desenvolvimento Regional e das obras garantidas para o RN.

 

É NOTÍCIA

1 - O ex-deputado Roberto Jefferson está atrás das grades, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Ele ataca as instituições e ao regime democrático, destacou o ministro do STF.

2 - O ex-deputado federal Ney Lopes de Souza deu um tempo em suas escritas para cuidar da saúde. A Covid-19 o levou à UTI. Ele recebeu alta nesta semana e agora se recupera em casa. Aos76 anos, Ney espera voltar logo a movimentar o seu blog de opinião.

3 - A CBF planeja futebol com público a partir das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima semana, mediante cumprimento de protocolo sanitário e anuência de autoridades sanitárias locais.

4 - Em Mossoró, nesta sexta-feira, 13, a ministra Damares Alves defendeu maior participação da mulher no processo político-eleitoral. Ela lançou a pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Estrada da Raiz, zona norte da cidade.

5 - O RN vacinou totalmente 707.633 pessoas, o que equivale a 26% do público-alvo acima de 18 anos. Já as pessoas que tomaram a primeira dose somam 1.809.554. Conforme a plataforma RN + Vacina, o estado já aplicou o total de 2.517.187 doses de vacinas.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO