Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 15 Ago 2021 | Coluna César Santos - 15 de agosto de 2021

Crédito da foto: Cedida Carcaça de cães no lixão de Pau dos Ferros

ANIMAIS SÃO SERES SENCIENTES

As imagens de carcaças de cães jogadas no lixão de Pau dos Ferros e denunciadas por um agente de endemias, que ilustram a capa do JORNAL DE FATO deste sábado, 14, devem colocar em debate, de forma permanente, se a eutanásia em cães com leishmaniose é a melhor opção e se esse procedimento é o melhor caminho para minimizar risco de a doença infectocontagiosa afetar humanos.

O ponto de partida da discussão é saber que a leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença infectocontagiosa causada pelo parasita Leishmania chagasi – os cães são os principais hospedeiros. O perigo engloba os cães e os humanos. Especialistas afirmam que os cães se tornam reservatórios naturais, aumentando o risco de transmissão aos seres humanos”. Daí, a polêmica se o sacrifício é a maior opção.

Esse não é um debate novo. Há alguns anos, o pesquisador Carlos Saldanha, do Icict/Fiocruz, questionou a eutanásia em cães em um artigo polêmico: “O uso de um instrumento de política de saúde pública controverso: a eutanásia de cães contaminados por leishmaniose no Brasil”. Os pesquisadores Érica Gaspar Silva, da Uerj, e Rodrigo Vilani, da UniRio, também assinaram o texto que levanta questionamentos, considerando “evidências científicas atuais e análises do ordenamento jurídico brasileiro, realizadas a partir do princípio da precaução e do reconhecimento dos animais como seres sencientes”.

No entendimento da presidente do Comitê Consultivo Nacional de Ética Animal da Nova Zelândia, Virginia Williams, seres sencientes são aqueles que “podem experimentar emoções positivas e negativas, incluindo dor e angústia”.

Duas questões amparam o artigo dos pesquisadores que estamos comentando:

1 - Está relacionada à atuação da Administração Pública de forma fragmentária, imediatista e sem a observação de evidências científicas.

2 – O modelo de atuação governamental que faz opção por medidas repressivas, como o extermínio animal, desconsiderando ações preventivas, como o saneamento, o combate ao mosquito transmissor e programas de educação e conscientização ambiental.

A medicina veterinária não aceita a eutanásia como a solução, justificando que vetores reservatórios, de uma forma geral, continuarão ocasionando a transmissão das leishmanioses ao homem e aos diversos animais. Para o veterinário Deoclécio Bezerra, da Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, o ideal é avaliar caso a caso antes de uma medida extrema. Aí entra no debate a ausência de política pública estruturada para cuidar melhor da questão. Por exemplo, em vez de alocar recursos na realização de sacrifício animal, parte dessa verba poderia ser utilizada para um programa de política pública preventiva, substituindo a eutanásia por métodos de controle mais eficazes, condizentes com o ordenamento jurídico nacional e os princípios de direito ambiental.

Trazendo a questão para o que está acontecendo em Pau dos Ferros, parece bem evidente que a gestão municipal não tem qualquer política minimamente elaborada para cuidar dos animais. Falta uma atuação preventiva, aquele que realiza diagnóstico do cenário urbano para definição de medidas que possam preservar a vida.

Que as autoridades públicas possam, a partir das carcaças de Pau dos Ferros, adotar as medidas necessárias. Aí estamos provocando o Ministério Público, a Prefeitura, entidades da medicina veterinária, instituições que lutam pela causa animal. Cada um tem obrigação de envolver-se na questão. Para preservar os cães e a vida humana.

 

FRASE

“A exterminação do cão não resolverá o problema da transmissão de leishmaniose”

Deoclécio Bezerra Brito – Academia da Medicina Veterinária do RJ

 

SEGUNDA DOSE

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte revela que mais de 50 mil pessoas não retornaram para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. As cidades com maior número de pessoas em atraso são Natal, com 16.662, Mossoró com 4.849, Parnamirim com 2.611. O RN já tem 1.812.952 pessoas com a primeira dose e 709.165 totalmente imunizadas. Foram aplicadas 2.522.117 doses.

 

NARRATIVAS

O episódio de um empresário (nome preservado) que tentou se matar porque recebeu ordem de despejo do Partage Shopping Mossoró, provocou uma onda de "caça às bruxas", tendo a administração do shopping como alvo principal. Ficou em segundo plano o debate sobre a quebradeira no País em razão da pandemia da Covid. A narrativa, sem conhecimento, prevalece nas redes.

 

HAPPY BIRTHDAY

Pedimos permissão aos nossos colunistas sociais para registrar o aniversário de Manoel Francisco Neto, Seu Manoel Carrasco, um leitor diário deste espaço e que muito nos honra. Ele celebra hoje 83 anos de idade. Desejos saúde e vida longa de leitura do nosso Carrasco.

 

NÃO TEM BOMBEIRO

A semana começa nervosa em Brasília com o confronto entre o presidente Bolsonaro e os ministros Alexandre de Moraes (STF) e Luís Roberto Barroso (TSE). Bolsonaro avisou que vai pedir ao Senado a abertura de processo contra os ministros que estariam extrapolando os limites constitucionais. O País caminha para uma ruptura institucional sem precedentes.

 

MULHER

Registrada a ausência das três vereadoras de Mossoró no lançamento da pedra fundamental Casa da Mulher Brasileira. Apenas Carmen Júlia (MDB) justificou: estava em compromisso familiar anteriormente agendado em Natal. Larissa Rosado (PSDB) e Marleide Cunha (PT) optaram pelo silêncio.

 

MULHER II

A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento importantíssimo que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. Causa que deve ser de todas as mulheres.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 118 anos era iniciada greve geral no Rio de Janeiro, a primeira no País, por melhores salários e jornada de trabalho de oito horas. A paralisação durou 18 dias, sem maiores avanços.

2 - Nesta segunda-feira, 16, completa 33 anos do primeiro comício da pediatra Rosalba Ciarlini como candidata à prefeita de Mossoró. Foi a sua primeira campanha, em 1988, que abriu caminho para mais três eleições de prefeita, senadora e governadora do RN.

3 - Os preços do arroz e da carne tiveram variação acima de 30% este ano, deixando mais salgado o prato dos brasileiros. E quem optou pelo frango está pagando 20% mais caro pela proteína.

4 - A ministra Damares Alves almoçou com Ludimilla Oliveira, a primeira mulher reitora da Ufersa, e com Uberiana Maniçoba, presidente do Conselho Tutelar da 34° Zona de Mossoró. Na pauta, políticas de fortalecimento da luta da mulher.

5 - O Rio Grande do Norte recebeu quase 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 neste sábado, 14. De imediato, a Sesap/RN iniciou a distribuição aos municípios. Mossoró recebeu mais de 6 mil doses de imunizantes para ampliar a aplicação da D1.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
notícia
opinião
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO