Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 20 Ago 2021 | Coluna César Santos - 20 de agosto de 2021

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Ex-prefeita Rosalba Ciarlini faz foto com popular na UBS do Abolição III

CAMINHO ABERTO PARA O SENADO

A pesquisa Seta/Band Natal chama a atenção para o recorte da intenção de votos para o Senado da República, porque coloca a ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (Progressistas), em posição considerável, mesmo ela não tendo dado qualquer declaração sobre candidatura e/ou ter iniciado caminhada com vista às eleições 2022.

Segundo a pesquisa, Rosalba Ciarlini está na terceira colocação, com 8,8%, dividindo a mesma faixa com o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, que aparece com o mesmo índice de intenção de votos. Ambos atrás do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), e do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), que tem 14,6% e 14,1%, respectivamente. Completam a lista o atual senador Jean Paul Prates (PT), com 7,3%, e o empresário Haroldo Azevedo (sem partido), com 3%.

Certamente, a pesquisa despertará Rosalba para o sonho, nunca negado por ela, de retornar ao Senado da República, onde ela cumpriu mandato entre os anos de 2007 a 2010. Rosalba entrou para a história como a primeira mulher eleita senadora do Rio Grande do Norte, derrotando o então senador Fernando Bezerra, em 2006.

No Senado, cumprindo o mandato notável. Rosalba foi presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), uma das mais importantes da Casa. Foi relatora de projetos como o da transposição do rio São Francisco; da regulamentação das profissões de mototaxista e motoboy e do piso salarial dos agentes comunitários de saúde. Também foi autora das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que aumenta a Licença-maternidade para seis meses e da convocação imediata dos aprovados em concurso público e do projeto que cria a primeira Zona de Processamento e Exportação do Semiárido, a ZPE do Sertão, autorizada na época pelaPresidência da República.

Outro destaque foi a apresentação do Projeto de Lei do Senado nº 14, de 2010, que pretendia alterar a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que previa tipo penal para a autoridade policial que não adotasse as medidas legais cabíveis para a proteção de mulher em situação de violência doméstica, se da omissão resultar lesão corporal ou morte.

Das onze comissões técnicas do Senado, Rosalba foi membro de oito, entre elas, a Comissão de Educação; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; Relações Exteriores, Comissão de Assuntos Econômicos e Infraestrutura.

Em 2010, seu último ano de Senado, de onde saiu para se tornar a segunda mulher governadora do RN, Rosalba foi eleita pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como um dos cinco parlamentares que mais trabalharam pela saúde pública em 2010, e a PEC da Licença-maternidade, de autoria da então senadora, também foi escolhida como o mais importante projeto de iniciativa do Congresso.

O histórico de Rosalba no Senado, por si só, a credencia ser candidata em 2022, porém, as coisas não são simples assim. A ex-prefeita de Mossoró precisa se refazer da derrota nas urnas em 2020, quando perdeu a eleição para o atual prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), e refazer a sua base eleitoral a partir do segundo maior colégio eleitoral do estado.

É certo que entre os nomes que estão citados em todas as pesquisas, Rosalba Ciarlini tem condições de disputar as eleições com possibilidades reais. Agora, se ela será ou não candidata ao Senado, cabe a própria Rosalba falar. Ou, acenar para o povo.

 

FRASE

“Se PEC dos precatórios não passar, vamos tirar dinheiro de todo o resto”

PAULO GUEDES – Ministro da Economia

 

MULHER

Pesquisa feita pelo Poder 360 aponta que apenas seis estados elegeram mulheres governadoras em toda a história da República. E só em 1994 o eleitor elegeu a primeira mulher governadora, Roseana Sarney, no Maranhão, filha do ex-presidente José Sarney. Ela foi eleita mais duas vezes para o cargo, em 1998 e 2010. Antes, Janilene Vasconcelos governou Rondônia por 42 dias, sem ser eleita.

 

MULHER II

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais elegeu mulher para governar. Começou com Wilma de Faria (falecida) em 2002, reeleita em 2006. Quatro anos depois, em 2010, foi a vez de Rosalba Ciarlini se eleger governadora. Em 2014, o PFL (hoje DEM), lhe negou o direito à reeleição. E atualmente tem a governadora Fátima Bezerra (PT), eleita no pleito de 2018.

 

RECADO DURO

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi direto ao ponto: se o Congresso não aprovar a PEC dos precatórios, o governo vai pagar o montante de R$ 90 bilhões em 2022, mas ficará sem dinheiro para "todo o resto", inclusive, para o próprio Congresso. A matéria está "travada" para "engessar" o governo.

 

DUPLA FACE

Em Mossoró, Carlos Eduardo (PDT) disse que será candidato a governador ou a senador em 2022. O certo é que será candidato. Ele entende que é um bom nome para os dois cargos. Ok. Agora, o eleitor precisa de definição para se definir também. A dupla face não ajuda.

 

JOGO DUPLO

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), gosta da governadora Fátima Bezerra (PT) em terra potiguar, e adora bolsonaristas nos corredores de Brasília, como o ministro das Comunicações, Fábio Faria, adversário ferrenho de Fátima. É aquela história cantada: "eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina".

 

MEDICINA

Nesta quinta-feira, 19, Marianna estava com o deputado Galeno Torquato (PSD) e Fábio Faria na sala do ministro Milton Ribeiro, da Educação. O parlamentar pediu um curso de Medicina para Ufersa de Pau dos Ferros.

 

É NOTÍCIA

1 - O senador Jean Paul Prates (PT) vai oferecer um jantar para o ex-presidente Lula na sua casa em Natal. Será na segunda-feira, 23, para poucos convidados. Lula ficará no RN na terça-feira, 24.

2 - O Pros do RN inicia hoje a campanha de filiação em formato híbrido. O trabalho conduzido pelo presidente estadual, Jaime Calado, visa reforçar os quadros da sigla para as eleições 2022. O Pros tem o mandato da deputada Carla Dickson, que vai sair.

3 - O Ministério da Saúde diz ter vacinas para iniciar a aplicação da terceira dose em setembro, sem prejudicar a aplicação da D1 e D2. Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros atendidos.

4 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), é categórico ao afirmar que a volta das coligações proporcionais, inserida na PEC da reforma eleitoral aprovada na Câmara, não passa pelo crivo dos senadores. Ou, talvez, sequer seja colocada em votação.

5 - Das 3.314.140 de doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, o RN já aplicou 2.707.016. O estado tem 1.944.440 de pessoas parcialmente vacinadas com a primeira dose e 762.576 totalmente vacinas com duas doses e dose única da Janssen.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO