HISTORINHA DE FREI DAMIÃO NA PARAÍBA
Pescamos da “Porandubas Políticas”, do potiguar Gaudêncio Torquato, uma historinha de Frei Damião, o “Santo do Nordeste”:
“Casamento no Maranhão?
Acompanhemos a pregação do Frei em Cajazeiras, na Paraíba. Com aquela voz que parecia sair das cavernas, perorava contra os amancebados, os luxuriosos, os desonestos, desfilando todos os pecados contra os 10 mandamentos. No meio do sermão, parou e perguntou:
- Quantos aqui são amancebados? Quantos vivem juntos e não casaram?
Centenas de pessoas levantaram a mão. O frei ameaçou:
- Nesse estado de barbárie, todos vocês vão para as profundezas do inferno. E serão queimados vivos. Vivos.
Começou a descrever a terra incandescente. E arrematou: "amanhã, quero todos os amancebados, aqui, para um casamento coletivo". Dia seguinte, lá estava a multidão. Começou a cerimônia. Frei Damião limpa o suor e joga a pergunta que ferveu na alma de muitos:
- Quem tiver algum impedimento contra esses sagrados matrimônios, que fale, agora, ou se cale para sempre.
Silêncio. De repente, vê-se, no meio da multidão, o braço no ar de Terezinha das Mercês, devota fervorosa de Senhora da Anunciação:
- Raimundinho de Doca num pode se casar, pois ele já é casado no Maranhão.
Perplexidade geral. Raimundinho, o açougueiro, toma um susto. Silêncio. Frei Damião, curioso, sai do púlpito. Multidão em transe. A companheira de Raimundinho, envergonhada, não sabe o que fazer. E muito menos o que dizer. O homem das carnes, encabulado, grita alto para todos ouvirem:
- Foi no Maranhão, no Maranhão. Faz muito tempo. É muito longe daqui. Muito longe, Frei Damião. E adepois, fui a Juazeiro para tomar as benção do padim Ciço.
O "santo italiano" do sertão nordestino baixou a cabeça. Chamou Raimundinho para perto e cochichou a penitência no ouvido:
- 100 terços e abstinência por 7 dias. Se não cumprir a ordem, os dois queimarão vivos no inferno.
Deu meia volta. Tomou lugar no púlpito. Milagre. O durão Frei Damião abençoou a todos.
Leitura da conjuntura.”
FRASE
"Estamos vivendo tempos estranhos no Brasil.”
CORONEL AZEVEDO – Deputado do RN ao sugerir debate sobre a legalidade ou não de prisões determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes
SEMANA TENSA
O presidente Bolsonaro não recua no embate com o ministro Alexandre de Moraes e, como prometido, formalizou no Senado o pedido de impeachment do inquilino do STF. A ofensiva de Moraes contra os cantores Sérgio Reis e Eduardo Costa, tratados como "ameaças" ao estado democrático de direito, foram o estopim. A semana de Brasília começa mais tensa do que o imaginado. E vai piorar.
LEGAL OU ILEGAL?
Antes de atingir Sérgio Reis e Eduardo Costa, o ministro Alexandre de Moraes mandou para a cadeia Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB. A ofensiva teve recado direto ao Planalto. E sobre a prisão de Jefferson, a Assembleia Legislativa do RN decidiu debater se foi legal ou ilegal. A audiência pública sugerida pelo deputado Coronel Azevedo será realizada dia 13 próximo.
LULA NO RN
O ex-presidente Lula inicia a sua agenda no RN na noite desta segunda-feira, 23. Ele janta com a governadora Fátima Bezerra, senador Jean Paul Prates, vice-governador Antenor Roberto, senadora Zenaide Maia e o marido Jaime Calado. À mesa, dirigentes do PT, PCdoB e Pros debatendo com Lula caminhos para as eleições 2022.
PARCEIROS
Na terça-feira, 24, Lula se reunirá com o deputado federal Rafael Motta, presidente do PSB potiguar, que estará acompanhado dos deputados estaduais Hermano Morais e Souza. Depois, o presidenciável petista debaterá com o deputado federal Walter Alves e o ex-senador Garibaldi Filho, a possibilidade de aliança PT/MDB.
AGENDA EXTRA
A agenda de Lula foi organizada por Raimundo Alves, chefe do Gabinete Civil da governadora Fátima Bezerra. Não terá eventos externos para evitar aglomerações. É certo, porém, que o ex-presidente terá reuniões fora da agenda, para não "causar".
ELE ESTÁ VIVO
O ex-deputado federal Henrique Alves tem cumprindo intensa agenda política, distante dos holofotes. Está articulando como nunca e certo de que terá papel importante nas eleições 2022. Dentro ou fora do MDB.
É NOTÍCIA
1 - Após pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que fará o mesmo com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. E tome crise.
2 - Hoje completa 45 anos da morte de Juscelino kubitschek, em acidente automobilístico suspeito na Via Dutra. Até hoje, não houve explicação sequer razoável para a morte do 21º presidente do Brasil, dono do projeto desenvolvimentista "50 anos em 5".
3 - Pesquisa revela que quase metade das famílias brasileiras com crianças até cinco anos enfrenta risco de não ter o que comer. O índice é mais elevado nas regiões Norte e Nordeste, 61,4% e 59,7%.
4 - A Festa de Santa Luzia 2021 terá a tradicional procissão. É com essa perspectiva que trabalha a comissão organizadora liderada pelo padre Flávio Augusto Forte, vigário-geral da Diocese. A programação da tradicional festa ficará pronta em setembro.
5 - A plataforma RN + Vacina apontava neste sábado, 21, que o estado já tem 779.209 pessoas totalmente imunizadas com duas doses e com a única da Janssen. Já 1.975.399 de potiguares receberam ao menos a primeira dose, e 2.754.608 de doses foram aplicadas.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.