Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 12h00 | 24 Ago 2021 | Coluna César Santos - 24 de agosto de 2021

Crédito da foto: Blog do César Santos Agência da Caixa Econômica Federal em Mossoró

DÉFICIT COMPROMETE A CAIXA

A Caixa Econômica Federal pode contratar aproximadamente 3 mil empregados, amparada por normativa do Ministério da Economia que autoriza o banco a aumentar o quadro de pessoal. De acordo com portaria da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do ministério, o novo quantitativo de pessoal aprovado passa de 84.544 para 87.544.

Conforme o artigo 3º da portaria, publicada no Diário Oficial da União do dia de agosto de 2021, “compete à empresa [Caixa] gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite estabelecido no Art. 1º [87.544 trabalhadores], as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício bem como as demais normas legais pertinentes”.

O quadro de pessoal do banco vem sofrendo uma grande redução ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que há aumento do número de clientes, daí, a importância da contratação, embora não resolve o déficit no quadro de pessoal. É preciso que haja um número maior de contratações.

A quantidade de novos postos autorizada pelo Ministério da Economia é menor que o número de vagas anunciadas pelo banco no último mês de julho. Na ocasião, a direção da estatal afirmou que contrataria 4 mil empregados, sendo 1 mil vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e 3 mil para concursados que aguardam convocação.

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, em cinco anos (de 2015 a 2020), houve uma redução de 14.866 postos de trabalho na Caixa. Desde 2014, o banco vem acumulando um déficit de pessoal que se aproxima de 20 mil trabalhadores.

Mais recentemente, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco vai contratar 10 mil pessoas. Destas, 4 mil serão novos empregados, sendo que 3 mil dependem de autorização do Ministério da Economia. Outros mil serão para PCDs, em setembro.

Das 10 mil vagas anunciadas em julho a serem direcionadas a cerca de 260 agências que serão abertas, um total de 6 mil são para vigilantes e recepcionistas (800 vagas) e estagiários (5,2 mil) já aprovados em processo conduzido pelo Centro de Integração empresa-escola (CIEE). As demais 4 mil vagas corresponderiam, de acordo com o banco, a 1 mil vagas para PCDs — por meio de concurso público previsto só para setembro — e 3 mil vagas para aprovados no concurso de 2014: os chamados “empregados remanescentes”.

Ou seja: das 10 mil contratações anunciadas, menos da metade [4 mil] seriam para empregados que, acredita-se, estarão de fato na linha de frente do atendimento à população, nos caixas das agências, que é onde está a maior carência de pessoal na Caixa. Estas 4 mil vagas representariam, contudo, apenas 20% do atual déficit do banco.

 

FRASE

“A quem interessa o caos”

CÁRMEN LÚCIA – Ministra do STF sobre a crise entre os Poderes

 

DORIAN

Hoje completa 16 anos da morte do jornalista e escritor Dorian Jorge Freire. Ele tinha 71 anos. Dorian descobriu o jornalismo aos 16 anos na redação do centenário O Mossoroense. Depois saiu para exercer a profissão no sul do País, nas redações do Última Hora, Brasil Urgente, entre outros. No estado trabalhou no Diário de Natal, Tribuna do Norte e nos matutinos de Mossoró, sua terra.

 

NA HISTÓRIA

Às 8h do dia 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas cometia suicídio com um tiro no peito, no Palácio do Catete. Numa carta, sentenciou: "saio da vida para entrar na história." A carta-testamento de Vargas denunciava "forças ocultas". Na verdade, Vargas havia perdido a governabilidade, por erros éticos, principalmente. Café Filho tomou posse prometendo a normalidade constitucional.

 

FICRO NA PAUTA

O presidente da Acim, empresário Vilmar Pereira, vai tratar da edição 2021 da Ficro com o prefeito Allyson Bezerra (SDD). O projeto da feira será apresentado com sugestão de apoio. Também será tratado sobre o projeto do (polo) cloroquímico. A audiência está marcada para esta quarta-feira, 24, no Palácio da Resistência, às 16h.

 

NA LATA

A conversa mais importante agendada por Lula para hoje, em Natal, será com o deputado federal Walter Alves e o ex-senador Garibaldi Filho. Lula afirmará que quer o MDB apoiando a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). E Walter dirá a Lula que quer a vaga de senador para o pai Garibaldi.

 

FRIO

O voo Mossoró/Natal, inaugurado pela Azul nesta segunda-feira, 23, colocou no mesmo ambiente a governadora Fátima Bezerra e o prefeito Allyson Bezerra. Cumprimento foi frio, apesar da temperatura insuportável no velho e desconfortável aeroporto Dix-sept Rosado.

 

TÁ FIRME

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), reafirmou que será candidato ao Senado, pelo Rio Grande do Norte. Diz que já cumpriu a missão na Câmara com quatro mandatos e agora buscará o tapete azul de Brasília

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1992, o Centro do Rio de Janeiro recebia 150 mil manifestantes pelo impeachment do presidente Collor. O PDT, de Brizola, entendeu o recado das ruas e fecha questão a favor.

2 - O Rio Grande do Norte inicia a semana com uma média de apenas 22 pedidos de internação em leitos Covid. É a menor média desde 10 de maio de 2020. Isso significa que o avanço da vacinação vai derrotando a pandemia da Covid-19. E que assim continue.

3 - Mais de 70% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid. Outros 30% estão totalmente vacinados, seja com duas doses ou com a dose única do imunizante Janssen.

4 - Morreu a educadora Aída Ramalho Cortez Pereira, ex-primeira-dama do Rio Grande do Norte. Tinha 85 anos. Mulher de personalidade forte, teve papel importante no governo do marido, Cortez Pereira, que foi um dos mais desenvolvimentistas do RN.

5 - Até esta segunda-feira, 23, o RN tinha 57.232 pessoas que ainda não retornaram para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Natal lidera com 21.314 pessoas, seguido de Mossoró com 5.829, depois vem Parnamirim com 3.669 retardatários.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
política
economia
esporte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO