Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 25 Ago 2021 | Coluna César Santos - 25 de agosto de 2021

Crédito da foto: Ilustração Brasil vai resistir sempre

BRASIL VAI RESISTIR SEMPRE

A sociedade brasileira está pasma, aflita, com o rumo que está tomando a crise entre os Poderes, somado a uma economia que não apresenta uma resposta segura e falta de perspectivas das reformas que estão represadas no Congresso. Não há um debate sobre o futuro do Brasil. Sobram farpas entre as autoridades e, provavelmente, sobram estratégias pelo Poder.

Há quem diga que o presidente verde oliva mediu bem a decisão de pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), inédito na história da República. Por outro lado, há quem afirme que Bolsonaro cavou a própria cova.

Verdade, ou não, o fato é que a escalada de tensões entre os Poderes jogou para plano menor a CPI da Covid, que vinha sangrando a popularidade do inquilino palaciano. A impressão que se tem é que os brasileiros, foras das arquibancadas radicais, perderam o interesse na CPI que se arrasta no Senado.

O jornalista e consultor político Gaudêncio Torquato questionou, em artigo, se a escalada da crise em Brasília seria sinais de um golpe à vista para manter Bolsonaro e seus militares amigos no centro do poder, a exemplo de um Hugo Chávez.

“Esses sinais são cada vez mais intensos depois da narrativa dos mais altos assessores do presidente, principalmente aqueles com história nas Forças Armadas. O general Heleno é um exímio mensageiro de sinais. Pois acaba de dizer que um golpe não está fora dos horizontes, claro, sob a ressalva de que um evento inusitado como esse carece do manto de alta gravidade. Bolsonaro é recorrente na lembrança da tese”, argumentou.

Torquato ressaltou que tensão é o que não falta para apimentar o caldo golpista, destacando que a pimenta vem da sementeira do presidente. Apesar de se prever arrefecimento em suas investidas, os sinais são de que Bolsonaro pode recuar agora para voltar mais adiante. Vale lembrar que há cinco investigações sobre ele em curso.

O raciocínio segue:

“Difícil é sustentar um duelo verbal até o próximo ano. Bolsonaro vai precisar do Senado e da Câmara para fazer passar sua pauta. Sob esse terreno de dúvidas, entraremos no fim do ano com as pautas reformistas aprovadas parcialmente e todos com o olho (e o bolso) voltados para a economia. Que condição se apontaria para um golpe? Uma estrondosa vitória de Lula e ruas tomadas por grupelhos gritando palavras de ordem não aceitáveis pelas Forças Armadas? Clima de convulsão social ou apenas argumento para pôr tropas nas ruas? O Legislativo daria guarida a uma armação como essa? E o Judiciário ficaria apenas na observação?”

No entendimento de Gaudêncio Torquato, “os talibãs do petismo, agora restritos, não teriam condições de voltar com suas bandeiras adornadas com os apetrechos do socialismo clássico. As classes médias têm, sim, condição de sustar um posicionamento radical que implique a tentativa de golpe - profissionais liberais, funcionários públicos, pequenos e médios proprietários, prestadores de serviços, autônomos, setores organizados. As margens carentes não se envolveriam diretamente em mobilizações, mas poderiam engrossar o caldo bolsonarista se o apelo maior for o assistencialismo.”

O fato é que “um caldo golpista está cada vez mais claro nas palavras de Bolsonaro. Mas um alento vem com o muro da resistência cada vez mais forte contra esta ameaça, a partir do Judiciário (de ministros que não se curvam aos impropérios do presidente), e de parte da sociedade organizada, como se viu no manifesto de mais de cinco mil empresários, economistas, intelectuais e outros contingentes formadores de opinião.”

De olho, então, nos próximos episódios.

 

FRASE

“Um caldo golpista está cada vez mais claro nas palavras de Bolsonaro”

GAUDÊNCIO TORQUATO – Jornalista, professor e consultor político

 

MDB

O MDB do RN perdeu a Prefeitura de Jandaíra com a saída da prefeita Marina Dias para o PT. Sem traumas. A prefeita recebeu o aval da Executiva do MDB e realçou que vai continuar governando o município com os verdes, representados pelo vice-prefeito Laercio Neves, que é do MDB. Marina foi uma das convidadas do senador Paul Prates (PT) para o jantar com Lula, na segunda-feira, 23.

 

MDB II

O MDB elegeu 39 prefeitos nas eleições de 2020, assumindo prefeituras importantes como Apodi, no Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal e Nova Cruz, no Agreste. Quem mais se aproximou do MDB foi o PSDB, que ganhou as eleições em 31 municípios, alguns importantes como Natal, Caicó, no Seridó, e Santa Cruz, no Trairi. Esses dois partidos terão posição de destaque em 2022.

 

PREFERIDO, MAS...

O ex-presidente Lula disse ao senador Jean Paul Prates que o PT apoia o seu projeto de reeleição. Mas, com um porém... Paul tem que se viabilizar como candidato competitivo. O senador ofereceu jantar a Lula e convidados na segunda-feira.

 

HOJE

Lula conclui a visita a Natal hoje. Às 9h, ele concederá entrevista coletiva à imprensa e participará de reunião com o Consórcio do Nordeste, no Hotel Holiday Inn. A governadora Fátima Bezerra acompanha o líder petista.

 

SUSPENSO

O prefeito Allyson Bezerra (SDD) decidiu suspender a licitação para aquisição do castramóvel. O motivo? Ninguém sabe. O fato é que os recursos estão em caixa desde o início do ano, oriundos de emenda parlamentar da deputada Isolda Dantas (PT), mas o prefeito vem postergando a compra do importante equipamento.

 

LICITADO

A & C Construções ganhou a licitação no valor de R$ 9.730 milhões para pavimentar dezenas de ruas e avenidas nos bairros Aeroporto, Belo Horizonte, Barrocas, Lagoa do Mato, Monsenhor Américo, Santa Delmira, Santo Antônio e Alto da Pelonha. Os recursos são de emendas do deputado federal Beto Rosado (PP).

 

É NOTÍCIA

1 - O deputado federal Beto Rosado (PP) está concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco em duas categorias: "Melhor Deputado do Ano" e "Defesa da Educação". Só concorrem os fichas limpas.

2 - Morreu Emanuel, filho de Seu Luiz da Farmácia São João, de saudosa memória. Emanuel herdou a atividade do pai mantendo aberta a farmácia no cruzamento da Felipe Camarão com a Rio Branco, no Corredor Cultural de Mossoró. O bairro 12 Anos está de luto.

3 - Identificada a variante delta do novo coronavírus em duas amostras coletadas em Natal. A identificação de variantes é frequente em razão da fácil mutação do vírus, por isso, cuidados redobrados.

4 - O RN passou da marca de 2 milhões de pessoas que receberam ao menos a primeira dose de vacinas contra a Covid. São 2.027.120. O estado já tem 810.891 pessoas totalmente vacinadas com duas doses ou dose única da Janssen. Representa 30% do público-alvo

5 - Não é dos melhores o clima no Tribunal de Justiça do RN depois que o presidente da Corte, Vivaldo Pinheiro, exonerou o juiz Geraldo da Mota do cargo de juiz auxiliar da vice-presidência. Mota voltou para a sua Vara em Natal, deixando faíscas nos corredores.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
notícia
opinião
política
economia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO