Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h45 | 02 Set 2021 | Coluna César Santos - 2 de setembro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Quem vai salvar?

ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ COM O PAÍS

A “Carta aos Três Poderes”, que o mandatário da Fiesp, Paulo Skaf, pretendia divulgar antes das manifestações de 7 de Setembro, assanhou ainda mais o vespeiro de Brasília, e mesmo “arquivada”, o documento provocou erosão entre o Palácio do Planalto e os setores responsáveis pelo PIB brasileiro.

A nota foi lida – via assessores - pelo presidente Bolsonaro, que tratou de esvaziar o movimento que tinha mais de 300 entidades apoiadoras. E, nem mesmo a correria de Skaf para abrandar o texto, baixou a temperatura. Com as desavenças, o agrobusiness saiu de lado, os banqueiros seguiram o próprio caminho, e a “Carta aos Três Poderes” sequer recebeu selo.

Vamos reproduzi-la. Leia:

“As entidades signatárias deste documento veem com grande preocupação a escalada de tensões entre autoridades públicas, o que coloca em risco um dos pressupostos para a funcionalidade da democracia: a harmonia entre os poderes da República.

Esse quadro de hostilidade gera incerteza e graves problemas econômicos, como a perda de renda e o desemprego de milhões de brasileiros. Por isso, a sociedade civil anseia e o momento exige de todos serenidade, diálogo, pacificação política, estabilidade institucional e, sobretudo, foco em ações e medidas urgentes e necessárias para que o país ultrapasse, de forma duradoura, os desafios hoje postos à recuperação da economia e à superação das carências sociais que atingem amplos segmentos da população.

Para o fortalecimento da democracia, é imprescindível que cada ocupante de cargo público, que desempenhe os papéis da mais alta relevância e responsabilidade sobre os destinos do país, aja com racionalidade para distensionar o ambiente político e dissipar incertezas quanto à nossa capacidade de, mesmo nas diferenças, conduzirmos adequadamente as questões do presente, resgatando expectativas quanto ao nosso futuro.”

O conteúdo da missiva ficou bem organizado, ideias simpáticas, bons sentimentos e conselhos. Agora, os Poderes – em guerra – pouco querem saber de pacificar o País. O confronto entre Executivo e Judiciário há tempo ultrapassou os limites do bom senso e da responsabilidade com a nação. Cada um quer sair vitorioso do embate e usa as armas que têm para ataques. Não há mocinho nessa guerra. São todos vilões.

As manifestações em prol do presidente Bolsonaro, que acontecerão no dia 7 de Setembro, ganharam uma expectativa além da conta. O chefe do Palácio acredita que o grito do seu batalhão irá ecoar em todo o País, e principalmente no Palácio da Justiça. Os opositores, provavelmente, ocuparão o asfalto em ato contínuo para abafar o 7 de Setembro. E a caneta Suprema escreverá novos capítulos. Duvida?

Pois bem.

Não há perspectiva de entendimento entre os Poderes. Seus mandatários vão continuar brigando.

À margem dos caos político e institucional, os brasileiros vão continuar sofrendo com a escalada da inflação, a crise nas hidrelétricas com ameaça de apagão e a interminável crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.

Infelizmente.

 

FRASE

“A autonomia administrativa, por sua vez, está devidamente resguardada”

Orlan Donato Rocha – Juiz federal ao confirmar a nomeação da reitora da Ufersa Ludimilla Oliveira

 

GREVE

Os servidores do Detran/RN iniciam greve nesta quinta-feira, 2, prometendo paralisar todas as atividades do órgão. A categoria reivindica a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), cobrada há quase um ano, e a realização de concurso público, conforme acordado na greve de 2019. Outra demanda reclamada é o pagamento de processos pendentes, sem solução até aqui.

 

EDUCAÇÃO

Há exatos 10 anos, a então prefeita Fafá Rosado inaugurava a Escola Municipal Francisco de Assis Batista, no bairro Alto da Conceição. A obra teve um significado especial porque foi a décima unidade de ensino construída em oito anos da gestão Fafá. A educação, sem dúvida, foi referência na administração da ex-prefeita, que restou marcada com a Lei de Responsabilidade Educacional.

 

NA HORA CERTA

O vereador Zé Peixeiro (Progressistas) está de partida do governismo. Sente-se traído pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Porém, não espere dele uma postura radical neste momento. Peixeiro tem dito aos mais próximos que tem as suas armas e só usará no momento oportuno.

 

DEMOCRATAS

Paulinho Freire será o nome do DEM potiguar à Câmara dos Deputados. Presidente da Câmara de Natal e da Federação das Câmaras Municipais (FECAM), Freire se filiará ao partido em grande estilo, inclusive, com a presença do presidente nacional do DEM, ACM Neto. O evento está sendo organizado para este mês.

 

UFERSA

A Justiça negou pedido do MPF/RN para anular a nomeação da primeira mulher reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira. Foi observada a prerrogativa do presidente da República de nomear um dos nomes que compõem a lista tríplice, e isso não configura intervenção indevida na autonomia universitária.

 

PATRULHAMENTO

Na sua decisão, o juiz Orlan Donato Rocha, da 8ª Vara Federal em Mossoró, escreve que a ação "retrata um “patrulhamento ideológico sobre o Executivo do que um efetivo exercício de fiscalização da lei pelo Parque".

 

É NOTÍCIA

1 - O projeto Câmara Cultural lança hoje o livro "Memorial da Câmara Municipal de Mossoró". A publicação registra todas as épocas do Legislativo mossoroense. Evento às 18h, na sede da Câmara.

2 - Mossoró recebe a visita do presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fábio Hu. Ele está na cidade conhecendo as fazendas de melão, de onde partiu a primeira carga oficial para a China. A Ypê é uma das visitadas.

3 - O PIB brasileiro registrou leve queda de 0,1% no segundo trimestre. O mercado ficou amuado. O ministro da Economia, Paulo Guedes, amenizou: "a economia do País está estável".

4 - O Rio Grande do Norte já tem mais de 936 mil pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19, o que representa 35% do público acima dos 18 anos. Outras 2.136.771 de pessoas receberam a primeira dose. E o estado já aplicou quase 3,1 milhões de doses.

5 - O Governo do RN sinalizou positivamente para o retorno do público aos estádios de futebol. A reabertura será com limitações. Por exemplo, o público será de apenas 30% da capacidade e para torcedores vacinados. A decisão ainda não foi tomada pelo governo.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornalismo
impresso
notícia
informação
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO