Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 11 Set 2021 | Coluna César Santos - 11 de setembro de 2021

Crédito da foto: Arquivo Reitoria da Uern, em Mossoró

UERN VAI CONQUISTAR AUTONOMIA

A luta pela autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pode ganhar um capítulo importante na data de aniversário de 53 anos da instituição: a governadora Fátima Bezerra (PT) trabalha para apresentar o projeto durante a tradicional Assembleia Universitária, marcada para o dia 28 deste mês, em Mossoró.

Trata-se de uma luta antiga que passou em branco nos últimos governos. Fátima Bezerra, quando assumiu o compromisso com a comunidade acadêmica, garantiu que o seu governo cumpriria a palavra. “Manter uma instituição com a capilaridade da Uern, em uma crise financeira como a que enfrentamos, é um desafio muito grande. Sou favorável à ampliação dos recursos financeiros para a Instituição e reforço o compromisso com a autonomia financeira”, disse nos primeiros dias de sua gestão.

A elaboração do projeto foi concluída pela Comissão de Autonomia Financeira na quinta-feira, 9. O resultado das discussões será sistematizado e enviado à Assembleia Legislativa na data de aniversário da Uern. A partir daí, os deputados e deputadas passam a analisar o projeto, melhorar, se necessário, e aprovar a autonomia da instituição.

A Comissão de Autonomia Financeira foi criada em 25 de março de 2021, por meio do decreto 30.430. A proposta foi discutida pelo colegiado constituído por representantes da Reitoria da Uern, Associação dos Docentes (ADUERN), do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN) e do Governo do Estado, e coordenada pela professora doutora Socorro Batista, assessora especial do Governo do Estado. Os 13 participantes acreditam que elaboraram o melhor documento possível, levando em conta a realidade da instituição e do estado.

A autonomia dará a Uern a responsabilidade de gerenciar os recursos públicos, transferidos pelo Estado, para manutenção e desenvolvimento da instituição. Hoje, o orçamento aprovado não é garantido na prática, uma vez que a execução deste orçamento é do Estado. Todos os processos de pagamento da Uern são feitos pelo Governo do Estado. Para comprar um simples material de limpeza, por exemplo, é preciso bater à porta da Secretaria Estadual do Planejamento.

Com a autonomia financeira, a Uern passará a receber uma fatia dos recursos do estado, por meio de duodécimos, para gerir a instituição. A perspectiva é que, a partir da autonomia, a Universidade experimentará avanços nas dimensões acadêmicas e estruturais.

Que venha a autonomia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

FRASE

“Teremos avanços significativos nas dimensões acadêmicas e estruturais.”

FÁTIMA RAQUEL – Reitora em exercício da Uern sobre a autonomia financeira da instituição

 

ABSURDO

Um em cada dez adolescentes já se sentiu ofendido, ameaçado e humilhado nas redes sociais. Consideradas apenas as meninas, o percentual sobe para 16,2%. Os números são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, divulgada pelo IBGE. As agressões também ocorrem fora da internet. Segundo a pesquisa, 23% dos estudantes afirmaram já ter sido vítima de bullyng dentro da escola.

 

CONCURSO

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou concurso com mais de mil vagas, inclusive, para o Rio Grande do Norte. Todas as oportunidades são para o cargo de técnico bancário, mas apenas para Pessoas com Deficiência (PcDs). Há reserva de 20% destinadas a pessoas negras ou pardas. Ganhos iniciais de R$3 mil para jornada de 30 horas. As inscrições ficarão abertas até o dia 27.

 

TEMER

Nem Bolsonaro, nem ministros do STF. O grande vencedor do Sete de Setembro foi o ex-presidente Michel Temer (MDB). Alguém tem dúvida que o pacificador se colocou na faixa sucessória presidencial? O #voltatemer ganha força.

 

EFEITO IMEDIATO

Emedebistas de Brasília, defensores de uma aliança com Lula para 2022, pisaram no freio. Por gravidade, fortalece o movimento por candidatura própria do MDB à sucessão presidencial. Efeito Temer, o pacificador.

 

LARANJAS

Estão na mesa da juíza Giuliana Silveira, titular da 33ª zona eleitoral, quatro ações que podem cassar mandatos de vereadores de Mossoró, por fraude na cota de gênero. Se julgar procedente, o Legislativo sofrerá mudança em sete cadeiras.

 

TENSÃO

O recuo do presidente Bolsonaro não mudará o comportamento dos ministros do STF. A calmaria, então, será apenas passageira.

 

LEITE

O prefeito de Patu, Rivelino Câmara (MDB), foi recebido pela governadora Fátima Bezerra (PT). Na pauta, ampliação do Programa do Leite na região Oeste. A governadora anunciou um aporte de R$ 3,7 milhões.

 

É NOTÍCIA

1 - Mossoró está sem a vacina AstraZeneca para aplicação da segunda dose, mas continua aplicando a D2 dos imunizantes CoronaVac e Pfizer. As pessoas devem comparecer ao ginásio Pedro Ciarlini.

2 - O MBL comanda neste domingo, 12, o "fora Bolsonaro", na Avenida Paulista. A ordem é superar, em número de pessoas, as manifestações de Sete de Setembro. Para isso, o MBL vai misturar no palanque Ciro Gomes, João Amoedo e entidades de esquerda.

3 - O Rio Grande do Norte já tem 42% do público-alvo totalmente vacinado contra a Covid-19. São mais de 1,1 milhão de pessoas. Outras 2.183.270 receberam a primeira dose de imunizante.

4 - O economista e empresário Elviro Rebouças é o entrevistado do "Cafezinho com César Santos" da semana. Na pauta, a crise política e econômica que afetam o Brasil. A entrevista está bem interessante. Confira na edição deste domingo, 12.

5 - Há exatos 20 anos, o terrorismo assombrava o mundo com os ataques suicidas contra os Estados Unidos, coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda. Quase três mil pessoas morreram, incluindo cidadãos de mais de 70 países.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
impresso
imprensa
jornalismo
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO