Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 12 Set 2021 | Coluna César Santos - 12 de setembro de 2021

Crédito da foto: Assecom/RN Governadora Fátima Bezerra anunciou calendário de pagamento

SALARIO EM DIA, O MELHOR DISCURSO

A governadora Fátima Bezerra (PT) transformou a dívida salarial deixada pela gestão Robinson Faria (PSD) em trunfo político-eleitoral para 2022. Nenhum candidato terá melhor discurso do que a governadora. Ela dirá em palanque que pegou o estado quebrado, com quatro folhas salariais em aberto, e que ao longo de sua gestão equilibrou as contas públicas, pagou em dia os salários de sua gestão e quitou a dívida herdada do antecessor.

Aliás, a governadora antecipou o discurso quando anunciou, na quinta-feira, 9, o calendário de pagamento das últimas folhas de 2018:

“É um dia histórico para nossa gestão. Conseguimos dizer, na data de hoje, que o compromisso assumido pela governadora e sua equipe está sendo fielmente cumprido. Quem foi o gestor que assumiu em 2019 e encontrou o estado destruído, colapsado, sem calendário de pagamento e, ainda por cima, com quatro folhas em atraso? Mas isso não nos fez desanimar. Pelo contrário. Fomos à luta com sensibilidade, competência, planejamento e foco. Hoje estamos aqui para celebrar este momento. E é bom dizer: esse calendário será cumprido integralmente com recursos próprios.”

O secretário do Planejamento, Aldemir Freire, reforçou o discurso:

“Uma das coisas que vou levar para a minha história: ter participado do governo da professora Fátima Bezerra e ajudado a resgatar o RN da tragédia financeira que vivia. Aqui o calendário das últimas parcelas dos salários atrasados da gestão passada. Terminaremos nosso governo pagando TODAS as nossas folhas e mais R$ 1 BILHÃO de salários atrasados deixados pelo governo anterior.”

Sem dúvida, um marco político importante para uma gestão que pegou um estado destroçado financeiramente e com desafio de regularizar o pagamento do funcionalismo. Portanto, o discurso da governadora é legítimo, e deve ser explorado, sim.

Agora, há um ponto que precisa ser destacado: Fátima Bezerra teve a seu favor a compreensão dos servidores públicos, devidamente respaldada pelos sindicatos. As entidades, embora cumprindo o papel de cobrar e defender as categorias, foram companheiras até aqui da gestão estadual. Fosse qualquer outro governo, certamente, os sindicatos não teriam tido a mesma compreensão.

Mas, isso não importa na hora da prestação de contas com o público eleitor. O que vai prevalecer é que o governo Fátima Bezerra quitou mais de R$ 1 bilhão em salários atrasados deixados por Robinson e ainda manteve os salários em dia no mês trabalhado.

Portanto, a governadora está com o discurso afinado e que certamente terá um grau de importância elevado na hora de pedir ao eleitor potiguar mais quatro anos de governo.

 

FRASE

“Fomos à luta com sensibilidade, competência, planejamento e foco”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN sobre a atualização dos salários dos servidores

 

SANTA LUZIA

A Catedral de Santa Luzia retoma a Missão 13 nesta segunda-feira, com celebração do bispo diocesano dom Mariano Manzana, às 17h. Na oportunidade, será lançado o tema da Festa de Santa Luzia 2021, pelo vigário-geral padre Flávio Augusto Forte Melo. A Missão 13 havia sido suspensa em razão da pandemia da Covid-19. E a festa da padroeira dos mossoroenses volta a ser presencial.

 

VACA PROFANA

A cantora mossoroense Katharina Gurgel vai homenagear Gal Costa e seus 55 anos de carreira com o show "Vaca Profana". Katharina cantará os grandes sucessos acompanhada de Vivi (piano), Carlinhos (bateria e percussão), Gleferson (sax) e Jairinho (guitarra e violão), além da participação especial de Bia Gurgel. Agende a data: 30 de setembro, na praça do Teatro Dix-huit Rosado.

 

FICOU NA PROMESSA

O Plano Plurianual do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não contempla eleições diretas para diretor e vice-diretor de escolas, que foi uma das promessas de palanque. Dessa forma, a nomeação de diretores continuará política. E quanto à promessa? Deixe pra lá, Allyson renovará daqui a 4 anos.

 

SÓ MARLEIDE

A vereadora Marleide Cunha (PT) foi a única que levantou voz em defesa das eleições diretas para diretores de escola. "Vamos continuar lutando para que o prefeito não tenha amnésia neste compromisso e implemente a gestão democrática com eleição para diretores", escreveu a vereadora.

 

DIVISÃO

Dos 28 deputados federais do DEM, 14 são contra a fusão com o PSL. Eles não seguirão a decisão do partido, caso a fusão seja concretizada. No PSL, que tem 53 deputados, a resistência à fusão é ainda mais contundente.

 

EM TEMPO

O presidente do DEM potiguar, ex-senador José Agripino, trabalha a favor da fusão com o PSL.

 

TODOS CONTRA UM

O MBL ocupa as ruas de Brasília e São Paulo neste domingo com o "fora Bolsonaro". Vai reunir todas as oposições no palanque.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 18 anos, os moradores do bairro Santo Antônio ganhavam a Unidade Básica de Saúde (UBS) "Dr. Chico Costa". Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

2 - O Ministério da Saúde registrou neste sábado, 11, mais de 70 milhões de brasileiros imunizados com as duas doses da vacina ou a dose única contra a Covid-19. Isso representa quase 44% da população maior de 18 anos com o ciclo vacinal completo.

3- No RN, no final da manhã deste sábado, já eram 1.128. 557 pessoas totalmente vacinadas. Outras 2.185.636 receberam a primeira dose. O estado já aplicou mais de 3,3 milhões de doses de vacinas.

4 - O Centro de Vacinação de Mossoró, no Ginásio Pedro Ciarlini, abre neste domingo das 8h às 16h, para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos (com comorbidades e deficiência). Também atenderá adolescentes gestantes, lactantes e puérperas.

5 - O Baraúnas volta a disputar um jogo profissional desde que foi rebaixado do Estadual de 2018. Nesta segunda-feira, 13, estreia no Estadual da Série B, competição de acesso, contra o Mossoró Esporte Clube. Jogo marcado para o Estádio Nogueirão, às 17h.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
notícia
opinião
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO