Na tentativa de atingir o deputado federal Beto Rosado (Progressistas), adversários iniciaram campanha, com fake News, colocando em dúvidas emendas parlamentares que beneficiam, entre outras áreas, a cultura de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Só que a falsa notícia acabou atingindo a Sociedade dos Amigos da Pinacoteca Potiguar, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e que a sua única função é fomentar a cultura.
A entidade, sentindo-se atingida pela campanha fake news, emitiu nota de esclarecimento. Leia na íntegra:
A Sociedade dos Amigos da Pinacoteca Potiguar - SAPP vem a público esclarecer que somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública tanto pelo governo do Estado do RN como pelo município de Natal. Existimos há 6 anos, regular e legalmente constituída, voltada para o fomento da cultura. Trabalhamos com recursos captados através de doações, editais, parcerias com entes federativos natureza intrínseca das OSC.
Agora, diretamente junto ao governo federal aprovamos no Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura, o projeto ARTE QUE INCLUI, que se encontra devidamente explicitado na Plataforma Mais Brasil e no Portal da Transparência, para realizar atividades de âmbito estadual e no município de Mossoró como por exemplo:
§ Apoiar 40 quadrilhas de vários municípios do RN com atividades de formação e pagamento de cachês, ação necessária para o soerguimento das celebrações do ciclo junino, festa importante no nosso calendário cultural.
§ Com os recursos já aprovado pelo Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura, será desenvolvido, com as instituições que atendem a deficientes (APAE, Dança Sobre Rodas e outras), durante 4 meses, uma ação de formação junto a jovens e crianças deficientes, do município de Mossoró, cuja culminância será o “Festival de Estrelas Especiais” que ocorrerá em setembro de 2022 no Teatro Dix-huit Rosado.
§ Ações de profissionalização e marketing pessoal no âmbito da economia criativa serão direcionadas para a população de LGBTQI+, quilombolas, áreas de assentamentos e jovens da periferia em 10 bairros de Mossoró.
Pela sua identidade com a cultura a Professora Isaura Amélia, que não integra os quadros da Sociedade dos Amigos da Pinacoteca Potiguar, é, no entanto, uma das nossas colaboradoras mais ativas e cujas ações ultrapassam, em muito, o seu apoio à nossa instituição.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Deputado Federal Beto Rosado que acreditou na importância do nosso projeto e garantiu os recursos necessários.
Natal (RN), 23 de setembro de 2021
Iaperi Soares de Araújo - Diretor Executivo da SAPP Presidente do Conselho Estadual de Cultura, médico, artista plástico, escritor, poeta e cineasta
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.