Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 26 Set 2021 | Coluna César Sanos - 26 de setembro de 2021

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Campus Central da Uern

AUTONOMIA DA UERN TEM QUE SER PLENA

O projeto de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), elaborado por uma comissão especial e entregue à governadora Fátima Bezerra (PT), está enfrentando resistência da pasta do planejamento e finanças do governo estadual. O embate se concentra no percentual que seria destinado à instituição com base no orçamento geral do estado.

A proposta construída pela comissão é de 3,7% da receita geral do estado. O titular da Seplan, Aldemir Freire, considera alta, não aceita. E defende um percentual abaixo de 3% do orçamento do estado. Ou seja, praticamente o mesmo valor que já é destinado à Uern e que, reconhecidamente não cobre as despesas da instituição. Nesse caso, a autonomia financeira não seria plena, como se promete.

Uma minuta apresentada durante a discussão de elaboração da proposta financeira mostra que entre os anos de 2007 e 2021, apenas no intervalo de 2015 a 2017 os gastos executados da Uern ultrapassaram os 3% da receita do Estado. No cálculo geral, sempre ficou abaixo de 3%. Por gravidade, a Uern desde sempre se limita ao pagamento de folha salarial e sequer consegue executar 100% do custeio, ficando um volume considerável para o exercício seguinte – em “restos a pagar”.

Trocando em miúdos e para melhor entendimento, se a proposta final prevalecer um percentual abaixo de 3%, como sugere a Seplan, a autonomia financeira não será plena e a Uern continuará com enorme dificuldade de cumprir os seus compromissos, além, claro, de continuar sem recursos para investimentos.

A posição da Seplan causa desconforto. Insurgir contra a proposta depois de aprovada pela comissão desautoriza o trabalho construído por representantes da Reitoria da Uern, da Associação de Docentes, do Sindicato de Técnicos Administrativos e do próprio governo. A discussão financeira deveria ter se encerrada na elaboração da proposta de autonomia, e nunca depois de o documento concluído e entregue à governadora.

Observe que a comissão foi presidida pela chefe do Gabinete Civil, professora doutora Socorro Batista, criteriosamente escolhida por Fátima Bezerra. A própria Seplan participou de toda a discussão. Portanto, não caberia mais qualquer discussão.

A governadora Fátima Bezerra está incomodada com a situação. Ela sabe da importância de seu governo consolidar a autonomia plena da universidade estadual. É uma promessa de campanha, compromisso assumido e que ela conduziu – até aqui – com bom diálogo com todos da Uern.

Ademais, a governadora não pode “furar” o compromisso de apresentar o projeto de autonomia financeira na tradicional Assembleia Universitária que celebrará os 53 anos da Uern, marcada para a próxima terça-feira, 28. Esta é a principal pauta da agenda positiva do governo em Mossoró. Inclusive, foi anunciado que o projeto de autonomia da Uern será protocolado na Assembleia Legislativa exatamente no momento da celebração de aniversário da instituição.

Portanto, a governadora Fátima Bezerra tem que agir rápido para equacionar os números desejados pela Seplan e os defendidos pela Uern, para que ela possa apresentar, em Mossoró, a tão sonhada autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

FRASE

“A autonomia financeira da Uern é um compromisso nosso que vamos cumprir”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN

 

MOSSORÓ...

As atenções da política potiguar se voltam para Mossoró nesta semana. A cidade será sede do Governo do Estado entre terça, 28, e quinta-feira, 30, com a governadora Fátima Bezerra (PT) cumprindo agenda administrativa e política. No mesmo período, os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria celebrarão 1000 dias do governo Bolsonaro com obras e ações em Mossoró. Concorrido.

 

...RESPIRA POLÍTICA

A governadora Fátima Bezerra embarca para Mossoró nesta segunda-feira, 27, mas, antes, receberá a imprensa na Escola de Governo, no Centro Administrativo, para prestar contas de 1000 dias de gestão. A fala da governadora se concentrará, principalmente, no reequilíbrio financeiro e na atualização dos salários dos servidores públicos. As obras terão destaque menor.

 

VINGT ROSADO

Nesta data, em1995, o conjunto 30 de Setembro passava a se chamar Vingt Rosado, em homenagem ao líder político e deputado federal por sete mandatos. A mudança foi iniciativa da vereadora Maria Lúcia Ferreira, por meio do projeto de lei do legislativo 51/95.

 

LENHA NA FOGUEIRA

Fábio Faria (PSD) jogou mais lenha na fogueira ao acusar que Rogério Marinho (sem partido) "formou chapa" com o deputado Benes Leocádio (Republicanos), para senador e governador, sem ouvi-lo. Daí, não há compromisso a se respeitar. Os dois ministros disputam a vaga de senador no palanque de Bolsonaro no RN.

 

1000 DIAS

Fábio Faria celebra os 1000 dias do governo Bolsonaro em Pau dos Ferros, nesta segunda-feira, 27. Vai liberar oficialmente sinal de TV Digital para cidades potiguares, com a participação do presidente Bolsonaro, ao vivo, conectado via internet do Programa Wi-Fi Brasil.

 

E AGORA?

A prefeita Marianna Almeida (PSD) é correligionária de Fábio Faria (PSD) e simpática à governadora Fátima Bezerra (PT), por gravidade, rejeita o presidente Bolsonaro. Daí, a dúvida em Pau dos Ferros se ela acompanhará a agenda do ministro/presidente na cidade.

 

É NOTÍCIA

1 - Na entrevista à Veja, o presidente Bolsonaro diz que tem a simpatia do Progressistas, PL, Republicanos e PTB. Porém, apenas o PTB formulou convite para filiação. Os demais ficam na parceria.

2 - Nesta segunda-feira, 27, completa 44 anos da fundação do Parque Zoobotânico Onpelio Porto, na antiga Esam, hoje Ufersa. O jardim zoológico da cidade, que era uma atração, foi desaparecendo aos poucos da área de 60.900 metros quadrados do campus central.

3 - Mossoró iniciou a vacinação de adolescentes a partir de 12 anos. O adolescente deve apresentar certidão de nascimento e estar acompanhado dos pais. Hoje, no Ginásio Pedro Ciarlini, das 8h às 16h.

4 - O ministro Rogério Marinho entregará tratores e equipamentos para os municípios do RN, em solenidade com a presença de prefeitos e lideranças políticas, em Mossoró. Solenidade marcada para as 14h30, na sede da CDL, centro da cidade.

5 - Baraúnas e Mossoró Esporte Clube decidem nesta segunda-feira, 27, quem continuará na luta pelo acesso à elite do futebol potiguar. Eles disputam uma vaga na próxima fase da Segundona do Estadual 2021. O jogo acontece no Estádio Nogueira, a partir das 15h. Sem público.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO