Duas chapas disputarão as eleições suplementares de Guamaré, na chamada “região do petróleo” do Rio Grande do Norte. As convenções partidárias foram realizadas neste domingo, 26. Os eleitores escolherão prefeito e vice-prefeito em 7 de novembro.
A chapa situacionista tem o arquiteto Arthur Teixeira (PSB) candidato a prefeito e a vereadora Eliane Guedes de Melo Carmo (MDB) candidata a vice-prefeita. A chapa é apoiada pelo prefeito cassado Hélio de Mundinho e pelo prefeito em exercício Eudes Miranda, que é irmão de Hélio.
Já a oposição homologou chapa com o vereador Gustavo Henrique Miranda Santiago (solidariedade) candidato a prefeito e Mozaniel de Melo Rodrigues (Solidariedade) candidato a vice-prefeito.
Nas eleições de 2020, Mozaniel foi candidato a prefeito, sem sucessão. Ele obteve 5.897 votos, enquanto o primeiro colocado Hélio de Mundinho recebeu 6.347 votos.
Nas eleições para a Câmara Municipal de Guamaré, o vereador Gustavo Santiago foi o terceiro colocado, com 797 votos, enquanto a vereadora “Eliane de Edinho”, que é a vice da chapa governista, ficou em sétimo lugar, com 631 sufrágios.
Os partidos têm prazo até às 19 horas desta sexta-feira (1°/11) para encaminharem os requerimentos de registros de candidaturas para homologação da juíza Cristiany de Vasconcelos Batista, da 30ª Zona Eleitoral.
De acordo com a Justiça Eleitoral, poderão votar nas eleições suplementares de Guamaré, cerca de 14,5 mil eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular, com domicílio eleitoral no Município até o dia 9 de junho de 2021.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.