Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 28 Set 2021 | Coluna César Santos - 28 de setembro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Prestação de contas de mil dia de gestão da governadora Fátima Bezerra

GOVERNADORA CHEGA COM MIL DIAS NA BAGAGEM

A governadora Fátima Bezerra (PT) fez um resumo de mil dias de gestão, destacando pontos importantes e que certamente darão base para que ela possa pedir aos potiguares a renovação do mandato nas eleições 2022.

Na entrevista coletiva à imprensa, a governadora afirmou que a sua gestão fez:

- Maior investimento em educação da história do Rio Grande do Norte;

- Número recorde de leitos críticos e clínicos na rede estadual de saúde;

- Pagamento em dia de salários de servidores da ativa, aposentados e pensionistas;

- Crédito e assistência técnica a pequenos produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores;

- Estimulo à economia para gerar empregos;

- Investimentos na segurança pública, com valorização das policiais militar, civil, penitenciária e corpo de bombeiros;

- Investimentos em estradas, recuperando mais de 3 mil km de malha viária, por meio do Programa de Conservação das Estadas Estaduais;

- Recuperação da saúde fiscal e, principalmente, pagamento salarial em dia e atualização da dívida deixada pelo governo passado. 

Outros pontos, igualmente importantes, foram citados por Fátima Bezerra e, cada um deles, com informações e números detalhados.

A prestação de contas também será apresentada em Mossoró, que passa a ser sede do governo a partir de hoje e pelos próximos três dias. Fátima Bezerra concederá entrevista coletiva à imprensa logo após a solenidade de instalação do governo, no prédio-sede da Reitoria da Uern, às 11h.

A governadora vai acrescentar um capítulo importante: a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Uma luta antiga da comunidade acadêmica e que agora está muita próxima da realidade. Fátima Bezerra deve apresentar o projeto durante a tradicional Assembleia Universitária, que celebrará os 53 anos da instituição, hoje à noite, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Sem dúvida, a governadora Fátima vive o seu melhor momento. Isso a credencia encaminhar o seu projeto de reeleição, embora, reconheça-se, o RN ainda esteja mergulhado em problemas profundos e que afetam a vida das pessoas.

Mas, o discurso que ‘podemos e vamos fazer muito mais’, citado por Fátima na prestação de contas dos mil dias de gestão, encaixa perfeitamente no momento vivido.

A sucessão estadual já está bem aí.

 

 

FRASE

“Muito mais podemos e vamos fazer agora que recuperamos a capacidade de investimento do Estado”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora ao prestar contas de mil dias de gestão

 

 

ETANOL

O Governo do RN regulamentou a venda de Etanol Hidratado Combustível diretamente das usinas para os postos de combustíveis, sem necessariamente o produto ser adquirido via distribuidoras. Vai gerar concorrência na venda do álcool, que, além de ser combustível, integra 25% da composição da gasolina que sai das bombas. Refletirá na baixa dos preços repassados aos consumidores.

 

E AGORA?

O deputado federal Beto Rosado colocou o Progressistas, partido que ele preside no RN, no projeto de eleição do ministro Rogério Marinho ao Senado Federal. Por gravidade, reduziu a possibilidade de a ex-prefeita Rosalba Ciarlini ser candidata ao Senado pela sigla. Ou, deixou a entender que o projeto eleitoral de Rosalba não é o Senado, e sim a Assembleia Legislativa.

 

FORÇA

Dos oito deputados federais do RN, cinco estão com Rogério Marinho para o Senado. O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB), também. Além do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e todos os deputados estaduais que recebem a sua orientação. Demonstração de força.

 

SEM BASE

O ministro Fábio Faria, que também é pré-candidato a senador, teve a companhia dos mesmos deputados federais, que acompanharam o evento de Rogério Marinho, na solenidade em Pau dos Ferros. Ou seja, sente-se fortalecido para encaminhar o seu projeto eleitoral.

 

PROGRESSISTA

O deputado Beto Rosado convidou o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, para se filiar ao Progressistas e ser candidato a deputado federal em 2022. Os dois se reuniram em Mossoró, nesta segunda-feira, 27. Leonardo, que é filiado ao DEM, não respondeu sim, mas também não disse não. O diálogo está aberto.

 

DIREITO

Ainda em Mossoró, Leonardo recebeu da reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, a notícia de implantação do curso de Direito no campus de Pau dos Ferros. Leonardo iniciou a luta em 2020, justificada pela importância do curso no Alto Oeste.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 10 anos, a então governadora Rosalba Ciarlini transferia a sede do Governo do RN para Mossoró. Por três dias, a governadora despachou no Casa Lili Duarte, hoje sede da Vice-prefeitura.

2 - Os caminhões e kits distribuídos pelo ministro Rogério Marinho a 39 municípios da região de Mossoró somam investimento de R$ 5,8 milhões. O titular do Desenvolvimento Regional também entregou dessanilizadores do programa Água Doce.

3 - O ministro Fábio Faria (PSD) quer o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) na sua agenda em Mossoró nesta terça-feira, 28. E o prefeito confirmou presença com a sua base política.

4 - A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou ordem de serviço para instalação de 635 poços em municípios com situação de escassez hídrica. Os trabalhos terão início na segunda-feira, 4 de outubro, e a meta é instalar pelo menos dois poços por dia.

5 - O RN já aplicou 3.735.302 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a plataforma RN + Vacina, 2.347.160 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 1.388.142 pessoas concluíram o ciclo vacinal com duas doses ou dose única do imunizante Janssen.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
jornalismo
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO