Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 19h15 | 03 Out 2021 | Coluna César Santos - 3 de outubro de 2021

Crédito da foto: Assecom/RN Governadora Fátima com a reitora Cicilia Maia e o vice-reitor Chico Dantas

MOSSORÓ É CAMPO FÉRTIL

Se a governadora Fátima Bezerra (PT) queria visibilidade no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, ela conseguiu. Os três dias do governo em Mossoró foram, digamos, empolgantes. Superou as expectativas, conforme disse a própria governadora.

De fato, a governadora conseguiu dar uma resposta aos que esperam mais do governo em Mossoró. Conseguiu ir além da construção do Hospital da Mulher que é, sem dúvida, a maior obra do estado na cidade e região. Apresentou ações na educação, saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura.

E o mais importante: deu novo status à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ao anunciar oficialmente a sua autonomia financeira. Talvez, e provavelmente, seja o maior feito de um governo em benefício da instituição desde a sua estadualização na década de 80. A autonomia plena da Uern, como já dito e repetido, é o sonho de gerações, uma luta que atravessou décadas e que enfrentou uma elite perversa contra o ensino superior gratuito e de qualidade.

Fátima Bezerra foi além ao confirmar a elaboração do projeto para atualização do plano de cargos, carreira e salários da Uern e o novo concurso público para professor e técnico administrativo, além de ter sancionado a lei que acaba com a lista tríplice para reitor e vice-reitor, consolidando, em definitivo, o processo democrático dentro da academia.

A governadora sabia que estava devendo uma agenda positiva em Mossoró. Tinha a consciência de compromissos represados, como a promessa de autonomia financeira da Uern, e que precisava resgatar na terra de Santa Luzia. O fez num bom momento, inclusive, ocupando espaço que a gestão pública municipal deixou em aberto, principalmente na área da educação.

Vale, ainda, destacar que a governadora confirmou a construção de uma escola técnica estadual no bairro Santo Antônio, que é um sonho antigo dos jovens estudantes da zona norte de Mossoró. Será uma das 12 unidades no RN, dentro do investimento de R$ 400 milhões anunciado.

Pois bem.

O resgate do governo em Mossoró tem uma leitura direta na sucessão estadual 2022. Recuperar prestígio no importante colégio eleitoral, onde ela foi campeã de votos nas eleições 2018, faz parte do processo de renovação de mandato da governadora. Ela sabe que a avaliação do governo na cidade precisa melhorar e, certamente, o que foi produzido na agenda de três dias terá repercussão positiva.

Portanto, a governadora acertou sob o ponto de vista administrativo, porque mostrou à população que o seu governo não se limita a construção do Hospital da Mulher em Mossoró, e sob o ponto de vista político-eleitoral, porque a sua avaliação ganhou pontos preciosos.

Agora, para consolidar esse processo, a governadora deve voltar mais vezes à cidade, ser mais frequente, tornar o governo ainda mais presente, afinal, o segundo maior colégio eleitoral do estado pode ser decisivo na hora da eleição, como tem sido nos últimos pleitos estaduais.

 

FRASE

“Eu posso contar com o apoio de Allyson, mas não há um compromisso nesse sentido”

FÁBIO FARIA – Ministro das Comunicações e pré-candidato a senador

 

TÚNEL DO TEMPO

Nas eleições de 1992, nesta data, o PT de Mossoró conseguia eleger os primeiros representantes à Câmara Municipal. Os professores Telma Gurgel e Júlio César Fernandes foram eleitos vereadora e vereador. Feito histórico. Telma, que hoje é filiada ao Psol, foi a quarta mulher a se eleger vereadora em Mossoró. Já Júlio César, deixou o PT logo no início do mandato, e hoje é um observador.

 

TÚNEL DO TEMPO II

Há 11 anos, a pediatra mossoroense Rosalba Ciarlini era eleita governadora do RN. Venceu o pleito no primeiro turno, com 813.813 votos (52,46%), derrotando o então governador Iberê Ferreira (falecido) que obteve 562.256 votos (36,15%) e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que recebeu 160.828 votos (10,37%). Rosalba teve como vice-governador Robinson Faria (PSD).

 

MULHER

O PT está articulando a formação de uma chapa à Assembleia Legislativa com maioria de candidatas mulheres. Para isso, tenta convencer nomes como a ex-deputada Márcia Maia, hoje no PSDB; vereadora licenciada de Natal Júlia Arruda, hoje no PCdoB; deputada Eudiane Macedo, que ainda está no Republicanos. Elas se somariam, dentro do PT, à deputada Isolda Dantas, candidata natural à reeleição.

 

MULHER II

A "chapa mulher" do PT faria o caminho inverso do ambiente machista, e os homens passariam a ocupar os 30% da cota de gênero. Paralelamente, o partido teria um volume maior do fundo eleitoral, cuja redistribuição beneficia as candidaturas femininas. Faz sentido.

 

FOI CLARO

O ministro Fábio Faria, no Cafezinho com César Santos, disse que deseja o apoio do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) à sua candidatura a senador, porém, ressaltou que não há esse compromisso. Ele sabe que Allyson quer apoiá-lo, mas deixou o prefeito à vontade.

 

MELHORAS, LAVÔ

O ex-governador Lavoisier Maia, 92, está em tratamento contra uma infecção generalizada e sendo submetido à hemodiálise. Boletim médico deste sábado, 2, afirma boa evolução clínica.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 17 anos, a enfermeira Fafá Rosado era eleita prefeita de Mossoró, com 57.743 votos, derrotando Larissa Rosado, com 34.688 votos. Quatro anos depois, nesta mesma data, Fafá foi reeleita.

2 - A Câmara de Mossoró manifestou pesar pelo falecimento do ex-presidente da Casa Zadock Chavante Ribeiro, ocorrida neste sábado. Ele tinha 82 anos e residia em Natal. Zadock presidiu o legislativo entre os anos de 1971/1972.

3 - Nesta data, em 1953, era criada a Petrobras com a vitória da campanha "O Petróleo é Nosso". A data será lembrada nesta segunda-feira, 4, em audiência pública na Câmara de Mossoró, às 9h.

4 - Nesta data, em 1974, eram eleitos indiretamente governadores da Arena em 20 estados brasileiros. O MDB decide não participar. No Rio Grande do Norte, o escolhido foi Tarcísio de Vasconcelos Maia, pai do ex-governador e ex-senador José Agripino Maia.

5 - O Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró lança nesta segunda-feira, 4, a campanha de matrículas para o ano letivo 2022. O evento será transmitido pelo canal de Youtube do colégio e pelo canal 10 da TCM, a partir das 20h15. Confira.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO