ITAGRES VAI RETOMAR PRODUÇÃO
A Itagres Porcellanati voltará a produzir na unidade do Distrito Industrial de Mossoró neste mês de outubro. A previsão inicial de reabertura é dia 15, no entanto, o planejamento mais seguro marca o dia 30 de outubro. A notícia empolga, mas, também, deixa um pé atrás. Não é a primeira vez que o grupo catarinense marca a reabertura da unidade industrial, sem cumprir.
Só que agora é pra valer. Os preparativos para a retomada da produção estão a todo vapor. Mais de 30 técnicos de Santa Catarina estão trabalhando no ajuste das máquinas e um grupo de 60 trabalhadores (terceirizados) faz a limpeza do local.
O processo foi verificado in loco pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato. Ele visitou o complexo industrial nesta segunda-feira, 4, e confirmou que os preparativos para a reabertura estão acelerados.
Em conversa com o titular da coluna, após a visita à Itagres, Silvio Torquato disse que acredita na retomada de produção da indústria de pisos. Segundo ele, o grupo catarinense está pagando débitos com o Banco do Nordeste, em torno de R$ 77,6 milhões, e negociando a retomada de serviços essenciais como energia, gás, água e esgotos. É possível, conforme Torquato ouviu de executivos do grupo, que nos próximos dias esses serviços voltarão a ser fornecidos pela Neoenergia Cosern, Potigás e pela Companhia de Águas e Esgotos do RN.
Na negociação com a Cosern, por exemplo, a Itagres pagará o consumo antecipado a cada 15 dias. Com a Potigás, o grupo terá as condições ideiais para manter pagamento em dia, a partir de incentivo do governo estadual por meio do Proedi.
Dessa vez, e diferente do que aconteceu no passado recente, o grupo catarinense não está gerando expectativa em relação às vagas de emprego, no entanto, é provável que chamará trabalhadores cadastrados na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, conforme as necessidades da empresa.
O novo processo de retomada da produção da indústria ceramista desfaz a notícia recente que a Itagres estava transferindo as suas máquinas e equipamentos para outras unidades pelo Brasil. De fato, ouve a retirada de uma linha de produção, mas que representa apenas 10% da capacidade da unidade local.
Agora é aguardar.
FRASE
"A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança"
ULYSSES GUIMARÃES - Presidente da Constituinte ao promulgar a Constituição de 1988
VEM PRA CAIXA
Julierme Torres está de volta à Caixa Econômica Federal em Mossoró, agora como superintendente executivo. Economista e jornalista - companheiro de redação do JORNAL DE FATO por longos anos - substitui no cargo o curitibano Gilson Pedro Ramos, e assume missão importante. A superintendência executiva de Mossoró é a segunda maior do RN, e responde por mais de 60 cidades da região.
PADRE AMÉRICO
Hoje completa 11 anos da morte do Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti. Ele tinha 79 anos. Ordenado padre em dezembro de1956, foi vigário de Assú, a sua terra natal. Cumpriu funções importantes em Caicó e outras cidades, mas foi em Mossoró que realizou a sua grande obra como pároco da Catedral de Santa Luzia, diretor da Rádio Rural. Um bairro da cidade leva o seu nome.
LULA COM GARIBALDI
A velha guarda no MDB no Senado vai oferecer um jantar ao ex-presidente Lula (PT) nesta quarta-feira, 6, em Brasília. O ex-senador cearense Inocêncio de Oliveira é o anfitrião. E na lista dos convidados, o ex-senador Garibaldi Filho, sonho de consumo eleitoral de Lula para o palanque da governadora Fátima Bezerra (PT).
SONHO DE CONSUMO
Garibaldi é pré-candidato a senador, lançado pelo filho e presidente do MDB potiguar, deputado Walter Alves. Se depender dos emedebistas raízes, Gari formará chapa com Fátima, no lugar do senador petista Jean Paul.
AFINIDADE
Garibaldi foi presidente do Congresso Nacional na segunda metade do segundo governo Lula, mantendo boa relação com o Planalto. Rendeu prestígio, tanto que o ex-senador emedebista foi ministro do governo Dilma Rousseff, ocupando a Previdência Social entre 1º de janeiro de 2011 a 1º de janeiro de 2015. A afinidade com parte do PT rende até hoje.
COM TODO GÁS
Muito provavelmente o vale-gás voltará em 2022. O presidente Bolsonaro determinou uma dotação orçamento de 3 a 4 bilhões de reais para bancar o gás de cozinha para os mais pobres durante todo o ano eleitoral. Para render votos, claro.
É NOTÍCIA
1 - Wesley Safadão escolheu o RN para realizar seu primeiro show com público após liberação de eventos de massa. Ele será a atração do Carnaxelita, na cidade de Currais Novos, em novembro.
2 - A turma que costuma "ostentar" exibindo a Heineken nas redes sociais pode ficar tranquila. Ela não vai aumentar de preço, como acontece agora em outubro com as "loiras geladas" da Ambev. Portanto, continue se exibindo com a verdinha na mão.
3 - Rio de Janeiro e São Paulo trabalham com a possibilidade de ter Carnaval sem restrições. No Rio, o “liberou geral” já é quase certo. Em SP, depende da autorização dos órgãos sanitários.
4 - A primeira edição da Feira do Livro de Mossoró foi realizada nesta data, em 2004. Ideia do jornalista Rilder Medeiros, com apoio da secretária de Educação Niná Rebouças. O evento enfrentou dificuldades, mas se mantém vivo no calendário da cidade.
5 - Há 33 anos, o presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães, promulga a nova Constituição, batizada de "Cidadã". Ulysses disse: "Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados."
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.